iPod School

Para Steve Wozniak, apesar das ações em queda, a Apple irá nos surpreender

André BazagliaAndré Bazaglia

Pela primeira vez nos últimos 18 meses As ações da Apple estão abaixo de US$400. Cada ação da gigante de Cupertino vale, hoje, domingo (21 de abril), com o mercado fechado, US$390.53.

steve-woz-login

Para tranquilizar aqueles que vivem com a prática da dieta da maçã e estão passando fome, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, dá sua opinião sobre o assunto na conferência de tecnologia Login. Ele concorda que os valores das ações da Apple estão um pouco baixo no momento, comenta que o modelo de negócios da Apple consiste em, basicamente, lançar novos produtos e finaliza palpitando que a Apple está bem preparada, trabalhando em algo que vai surpreender e chocar todos nós.

O que Steve disse é super válido. Analisando a página de eventos da Apple, em 2012, tivemos dois eventos antes de abril (um em janeiro e outro em março). Em 2011, tivemos um evento antes de abril (foi a última keynote apresentada por Steve Jobs, em março). Em 2010, 2009, 2008 e na maioria dos anos anteriores, a situação se repete. Mas nesse ano, nenhum evento da Apple foi agendado até agora. Espero, de verdade, que a demora seja justificada por uma grande surpresa que teremos.

apple-acoes

O gráfico acima ilustra a cotação da Apple (NASDAQ:AAPL) na Bolsa de Valores do último ano para cá. Desde abril de 2012 até abril de 2013, nada de muito extraordinário aconteceu no universo da maçã mordida. A empresa apenas atualizou a linha de seus produtos já existentes. O lançamento mais impactante do intervalo de tempo selecionado foi o iPad mini, em novembro de 2012. Só. A partir daí, concluímos que os belíssimos pomares que enchem o mundo de maçãs estão em falta.

Com informações: TechCrunch.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • João

    A Apple ja era, é o começo do fim

    • Adílio

      Afff ,,

      A Apple vai dominar o mundo dos Celulares ainda, Cara !!,
      não e porque as ações baixaram que a Apple vai cair !!!, a Apple tem muita carta na manga ainda !!..

      • JanjaBoy

        É bom ter "carta" escondida.
        Ter um único produto como carro chefe, é muito perigoso.
        Nokia dominava o TODOS os seguimentos de celulares, hoje………
        Então, se Apple não se ligar, pode sim servo início do fim.
        Não é o que eu quero.

        • Adilio

          Eu não acho perigoso !!, porque mas vale ter um único nome do que ter vários e não poder evoluir !!,
          iPhone é uma merca única que tem muito a evoluir Ainda … Eles tem um hardware e Software muito poderosos nas mãos !
          E também A marca IPhone já si popularizou pelo Mundo ….
          "Sou muito fã dessa MAÇÃ" …
          Vou ver a Apple quebrar mais Empresas Ainda ……

          • JanjaBoy

            Rapaz, nesse meio (tecnologia de ponta), hoje você pode ser o "bonzão" e amanhã não.
            Veja na história recente.

    • Philip

      Esse João é um lixoso

      • João

        E vc é um fan boy que nao aguenta que felem mal da apple, mas deve ter um iphone 3g e acha que ta abafando haha lixao philip

    • Apple não é só iPhone =)

      Apple é MacBook, iPad, iPod e entre outros.. Achas que Apple já era? HAUiHAiuHA Não viaja deve ser um fanatico pelo Android e acha que Apple é só iPhone kkkk

      • Rodid

        Tudo montado com cola, sem opção de upgrade, descartável e belíssimo enfeite de mesa…Se der defeito serve de peso de porta.

    • Neves

      A Apple e a melhor e sempre vá ser melhor,nao tem pra ninguém,eu tou muito feliz com meu iphone 4 e meu hackintoch osx 10.8.3

  • Bruno

    Eu aposto em um iWatch, que vai fazer com que o usuário evite de tirar o telefone do bolso para ver as notificações. SMS, Face, Tempo, Agenda etc.

  • Rodid

    Não conheço uma só pessoa que já teve iphone e comprou um outro recentemente e olha que trabalho com tecnologia. Isso ocorreu muito na epoca do 3GS e o cara comprava o 4 que era quase todo diferente, fora o software obsoleto de 2007…agora quem tem o 4 como primeiro, não compra o 4S ou o 5 porque sabe que é o mesmo aparelho, mesmo software, mesmo tudo!, Já matou a vontade de andar na moda e hoje compra de outro…pode conferir. Se o cara não for fanboy ou sem noção ele não compra 2 iphones seguidos. Fanatismos a parte, a concorrencia esta muito a frente de apple, tanto em software quanto em hardware e funcionalidades.
    A Apple continua presa nesse itunes tentando alienar o sujeito a só consumir produtos dela…Só que tirando os pseudo-fanáticos (vulgo maria-vai-com-as-outras) a maioria é mais esperta e compra coisa melhor e mais barato.
    Mas pra todo mundo é interessante que a Apple venda bem, para que exista um balanço e todos ganham…mas pra mim, não compro mais produtos Apple até o dia que ela mudar o perfil dominador "iSheep".

    • Tudo que vc disse sobre dominação é verdade. A Apple realmente faz de tudo para os usuários ficarem restritos ao seu ecossistema.
      Eu também questionei isso meses atrás e aí resolvi chutar o pau da barraca. Vendi meu então iPhone 4 e comprei um Galaxy S3. Depois vendi o S3 e comprei um Nexus.
      Recentemente eu vendi o Nexus e comprei um iPhone 5. Sabe por que? Porque, apesar de celulares de outras marcas até estarem com hardware (e até SO, em alguns aspectos) mais avançado, o ecossistema deles não ajuda. Não há nenhum ecossistema ainda que se compare ao da Apple, tanto em termos de sincronização entre dispositivos quanto na variedade e qualidade do conteúdo disponibilidado (isso para quem quer consumir conteúdo original, de qualidade e dentro da legalidade).
      Não tem jeito. Usar um Android, por mais que seja topo de linha (experiência própria), não traz a mesma experiência de usar um iPhone, e vc percebe isso na hora de sincronizar com o computador, na hora de incluir e ler um e-book no aparelho etc.
      Mas tem gente que gosta. Eu não critico ninguém, mas pra mim a Apple ainda está muito à frente nos detalhes que fazem a diferença no dia a dia. A experiência é outra. É o que o Jobs chamava de "efeito wow".

      • Rodid

        Até concordo com o que vc diz. Mas tudo depende do modo que vc quer usar o aparelho. Se a pessoa se sentir satisfeita com aquilo que os limites Apple impõem, tudo bem. Se a pessoa for leiga e mandar e receber um email ou sms, navegar um pouco aquí e alí e tirar umas fotos e párar por aí, o iphone funciona muito bem, agora se a pessoa quer usar o smartfone como algo mais, a apple fica muito a desejar.
        Tudo nela depende da aprovação da mesma e eu não gosto de empresas me dizendo o que eu posso ou não fazer com uma coisa que comprei e paguei.
        Veja o iphone, vc não pode sequer usar o aparelho novo quando vc o compra sem a aprovação da apple. Vc tem que primeiro liga-lo na internet e pedir autorização do fabricante. Eu não acho isso certo. Se for formatar o aparelho tem que ser o software que a apple quer e não por exemplo a mesma versão que veio no aparelho e mais uma vez tem quer pedir autorização da apple pela internet, caso contrario não da certo.
        E se não tiver internet? Como é que fica? O android funciona perfeitamente sem internet.
        No iphone preciso de um programa (itunes) para sincronizar os dados, sendo que no android basta copiar e colar, quer algo mais simples?.
        E a bateria? e um cartão de memória ? Não pode…mas poderia se a apple quisesse..
        E o compartilhamento de dados? No android vc pode usar inúmeros meios para tal, no caso de uma foto, arquivo, música etc. No iphone isso é limitadíssmo 2 ou 3 opções e olhe lá.
        Acesso ao sistema de arquivos no iphone? Nem pensar. A apple assume que vc é burro e não sabe lidar com aquilo e não te dá em hipóstese alguma, chance de faze-lo nem por meio técnicos e vc é obrigado a recorrer ao jailbreak; e ainda bem que tem uns caras que o criam. E se não o fizessem?

        Talvez vc nunca sentiu necessidade de algo mais então o iphone atende bem. E esse efeito "WOW" do Steve Jobs só funcionou em 2007 hoje tá mais pra "Putz…a mesma coisa denovo.."

        • Eu concordo novamente com vc.
          Só não entendi esse negócio de "pedir autorização para a Apple" na hora de começar a usar o iPhone…já estou no meu terceiro iPhone e não sei do que vc está falando.
          Realmente o que define qual celular é o ideal para cada pessoa é o uso que ela pretende fazer dele. Todos esses exemplos que vc citou, por exemplo, não me fazem a mínima falta.
          1) Atualizar para a mesma versão do SO? Isso não é atualização e sim "restauração", e é possível sim no iPhone, sem pedir autorização nenhuma a ninguém;
          2) No Android dá pra fazer atualização sem internet? Eu nunca tentei…
          3) No Android vc tbm precisa de um programa para sincronizar com o computador. Ele se chama "Android File Transfer" e, ao contrário do iTunes, vc precisa navegar pelo sistema de arquivos do celular e escolher a pasta onde vai colocar os arquivos. Sinceramente, prefiro o iTunes;
          4) Bateria? Acredito que vc esteja falando de bateria removível, né? Bateria removível pra mim é uma característica negativa, e não positiva. Significa que o aparelho trava a ponto de necessitar da remoção da bateria para voltar a funcionar (como efetivamente aconteceu várias vezes com o meu S3). Mas esse não é o caso do iPhone;
          5) Cartão de memória? Pra quê? Nem no S3, que tinha "apenas" 16GB, eu nunca usei um cartão de memória. Eu não preciso encher meu celular de coisas. E, mesmo que precisasse, há iPhones com até 64 GB (e provavelmente haverá um de 128GB em breve);
          6) Compartilhamento de fotos e arquivos: alguém ainda faz isso de outras formas que não as redes sociais e a nuvem?
          7) Compartilhamento de músicas: isso é ilegal!
          8) Acesso ao sistema de arquivos: isso é outra coisa que eu vejo na verdade como um ponto negativo do Android. Como eu disse no item 3, prefiro mil vezes ter um programa (como o iTunes) que gerencie tudo pra mim a ter que navegar por um emaranhado de pastas que não fui eu que criei, com nomes muitas vezes indecifráveis, e escolher onde "soltar" o arquivo. Eu faço a seguinte analogia: no Android vc tem que colocar a mão na massa. Se vc quer um arquivo, vc vai lá e pega. No iPhone, há um "mordomo" que pega o arquivo pra vc e traz prontinho. E, se colocar a mão na massa fosse bom, rico não teria mordomo. rsrs
          Então é isso. Eu não estou criticando quem gosta do Android (ou qualquer outro SO semelhante). Só estou dizendo que é questão de gosto mesmo. Cada um tem que escolher aquele que atende as suas preferências. E, entre iPhone e Android, eu escolhi (após testar eu mesmo) o primeiro. Não sei como funciona no Windows Phone…talvez eu ainda o teste tbm.

          • Rodid

            Bom vou ser breve para não demorar (boa!). Me parece que vc não é um usuário avançado de smartfones nem sequer conhece bem o iphone ou um android. Então vamos lá

            1- Vc precisa SIM de estar conectado na internet e ter autorização do servidor da apple para usar, restaurar ou atualizar o firmware do iphone e tem que ser a versão que a apple esteja assinando. Sem internet sem iphone. Se alguma vez comprou um iphone novo e veio funcionando foi porque o atendente dá loja já o "autorizou" no computador dele lá nos fundos da loja. Procure se informar.

            2 – Sim, sem internet no android. Não precisa de internet e com um pouco de conhecimento pode se fazer até no proprio aparelho direto. Android basta comprar na loja, colocar o SIM e usar o aparelho, no iphone não, tem que autorizar. Experimente no seu. Dê um reset nas configurações e tenta usar ele sem conectar em nada e veja o que acontece.

            3 – Vc usa no caso do Galaxy, o Kies mas se quiser…nunca o instalei no meu computador. Conecto meu Galaxy como se fosse um pendrive e tenho acesso a todas as pastas e isso quando não faço wireless. Até pastas de sistema podem ser acessadas mediante pequena modificação no aparelho, similar ao JB. Uso o copiar e colar para tirar e colocar tudo no celular. uso outras formas tambem quanto estou longe de casa.

            4 – Não falei em remover a bateria para destravar o aparelho, o que alias é positivo. A bateria removível é boa pra trocar quando preciso em viagens por exemplo. No iphone em caso de travamento é necessario esperar o aparelho apagar e para trocar a bateria velha só na assistência. E não me venha dizer que iphone não trava…trava sim, como qualquer computador.

            5 – Meu Galaxy tem 80Gb e carrego muita coisa nele. Se estiver a passeio e precisar filmar em full HD, gasta aprox. 100MB por minuto aí vc vai precisar de memória sim e mais um agravante no iphone, se a memoria interna acabar e vc precisar deletar umas músicas para caber mais fotos/filmes não dá, precisa de correr em casa e apagar pelo itunes..inteligente né?

            6 – Sim compartilham se muitas coisas de uma aparelho para o PC e vice-versa sem usar internet.

            7 – Esse não é o mérito da questão.

            8 – O acesso as pastas no android te dá liberdade igual ao PC…se vc acha complicado é melhor pegar um celular comum, pois um smartfone tem pouco uso pra vc.
            E lembre-se se estiver longe do seu computador, o que é fato, pois celular é um dispositivo móvel, e der algum problema, com o iphone vc tá lascado e sem internet, dependendo do problema que ele der, não tem reparo, vai ficar sem celular.

            8 – Ao meu ver hoje iphone é para leigos que não querem muita preocupação e não entendem nada de computador, gostam de seguir a moda e o troca todo ano. Se é usuário que sabe alguma coisa, procure outra plataforma.

            Acho melhor se informar sobre seu iphone…No começo da era dos smartfones eu achava o iphone o máximo, cheguei a ter 3 deles, sendo que o primeiro queimou com 4 meses e a apple não deu garantia…mas a medida que o conhece melhor, o iphone parece mais é uma piada.

            É isso aí.

            • Galera!!! O fato de ser comprovado que 5 iphones são vendidos para cada um galaxy já não justifica tudo?

            • Rodid

              Isso não é argumento pra dizer que uma coisa é melhor que a outra…

            • Para vc, o que é ser um usuário avançado de smartphones?

            • Rodid

              É a pessoa que além de saber usar um smartfone é capaz de forma usa-lo da melhor maneira possível e compreende o funcionamento do mesmo. E esse mesmo usuário é capaz de diferenciar um equipamento limitado de outro que executa mais tarefas de forma satisfatórias e compreende isso e não se apega a ideologias de uma marca ou modismo.

            • Concordo com vc, sabe? Usuário avançado é tudo isso que vc disse.
              Nesse sentido, vc NÃO é um usuário avançado, pois vc mesmo não cumpre a última parte da sua própria definição: "não se apega a ideologias de uma marca ou modismo". Explico: vc está tão apegado ao Android que ataca o iPhone sem sequer ter informações atualizadas. Vc está atrasado e quem precisa se informar é vc. Já há alguns anos não é preciso conectar o iPhone ao iTunes para começar a usá-lo. E, como bem disse o colega, dá pra apagar músicas diretamente no iphone sim. Vc está falando besteira sem conhecer, movido pela paixão cega ao seu robozinho. Isso não é um usuário avançado. Além disso, usuários avançados são aqueles que fazem uso das tecnologias e das metodologias mais modernas. Andar com mais de uma bateria, usar bluetooth para transferir dados, revirar o sistema de arquivos do aparelho para achar algo que se quer…tudo isso pra mim é coisa do passado e não são procedimentos de usuários avançados. Eu acho que vc está, em verdade, é bem ultrapassado.
              Nunca nenhum iPhone meu travou o SO, necessitando retirar bateria. NUNCA. Já o S3…como eu passei raiva com essa porcaria…
              Também nunca precisei fazer qualquer reparo ou substituir a bateria por uma nova (e olha que já fiquei até 2 anos com um mesmo iPhone).
              Para mim, estar de acordo com a lei é importante e deveria estar sempre no mérito de qualquer questão sim. Eu não concordo em uma tecnologia (como o bluetooth) facilitar o roubo de propriedade intelectual. Nenhum amigo meu me pede músicas, pois eles têm condições de comprá-las. Na minha opinião, a Apple está certa em agir assim, pois cada um tem é que comprar as próprias músicas e aplicativos, ao invés de pegar de graça com o outro.
              Olha o que vc disse: "O acesso às pastas no android te dá liberdade igual ao PC". Isso! Como se PC fosse algo muito bom, né? 😉 Eu não acho complicado me embrenhar em pastas. Eu só prefiro ter um mordomo que faça isso por mim. E tenho certeza que a maioria das pessoas tbm prefere.
              Imagine uma esposa traída que ficou toda ressentida e passa a falar mal do ex-marido o tempo todo, inclusive entrando nos lugares onde as pessoas gostam dele para difamá-lo. Essa esposa traída é vc, entrando aqui pra nos encher o saco. 😉

            • Rodid

              Me desculpe se a verdade o deixa alterado. Falar sem argumento pra mim não adianta. Tudo que disse ou é falso ou visa privilegiar sua ideias distorcidas. Assim não vale.
              Um abraço.

            • DeDe

              Kkkkkk avisa para o usuário avançado que no iphone da pra apagar música !

            • Rodid

              Não se esqueça de apagar no itunes também se não ele copia de volta pro iphone

            • Ricardo Ribeiro

              Rodid, é só arrastar o dedo da direita para a esquerda em cima da musica ou do álbum para aparecer o botão de apagar cara. simples assim.

            • Rodid

              Já testei aqui…A função de apagar música acredito que seja novo no ios pois confiei num relato de amigo que ainda tinha o iphone…inclusive em foruns americanos o pessoal reclamou muito disso. Acho que consertaram

            • Cezao

              Isso é ridículo, quer defender algo q quer acreditar! Pede pros outros se informar mas nem sabe que da pra apagar música pelo iphone sim. A questão da "dificuldade" do iTunes e justamente o combate da pirataria. Vem num site de usuários Apple pra falar tanta besteira, não sou nenhum fanático, ate acho legal umas coisas do JB.
              O android é um grande sistema operacional, ele evoluiu muito, não tenho divida disso, mas não há nada que ele faça que me faz falta no iphone!
              Vc se acha um usuário avançado? Queria saber o porque dessa besteira de quem manja de programação ou mt de pc e tal não pode usar iOS/osx conheco muito usuário "avançado" que se rende as graças da simplicidade da Apple.

            • Rodid

              Ih Cezão…Já tomou seu remédio hoje?

            • Cezao

              Não preciso 🙂 haha e vc, ja arrumou argumentos? Ou vai continuar c papo furado, logo aqui?! Kkkk abraço

            • Rodid

              Cezão, precisa sim…fala com sua mamãe que ela arruma pra vc..E se precisar de argumentos confere nos meus posts acima ou tá precisando de óculos também?

            • Cezao

              Mas so tem validade argumento com fundamento… Ficou bravinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acontece 🙂 abraço

            • Rodid

              Tudo que Falei foi mentira então? Negação da realidade é um sério problema psicológico e lembre-se que foi vc que começou a me agredir, então que tá "bravinho" não sou eu…

            • Cezao

              A maioria das coisas sim… Outras apenas opniao sua… Ja disse cada um sabe o que é melhor pra si. Disse que isso q vc disse e onde vc disse é ridículo, não vc, cara. Não se ofenda! Agora, vc ta falando ainda? Ja dei tchau duas vezes ja… Kkkkk abraço

            • Rodid

              E olha vc aí de volta!!!

      • Rui Hall

        Disse td amigo

    • Essarts

      Disse tudo.to com o Iphone 4 e naw vi pq trocar para o 4s ou 5.só agora q atualizei pro ios6 e fiz JB q sento necessidade de trocar pois fica toda hora fechando os apps,dando reboot e travando.ta um saco.e 2 amigos ja falaram q vao partir p android pq alem disto o 4s deles naw ligava o wi-fi. Depois de atuaz. P ios6.receberam outro aparelho novo da assistencia,só q a imagem da marca ta manchada.o próximo lançamento será importante para a decisão q tomarei.

    • Marco

      Vc trabalha com tecnologia?????? Cara, vc não saca nada!!!! Se seus clientes lerem uma m**** a desta que vc escreveu… Vão procurar alguem mais inteligente e capacitado….. Se liga samsung fanboy….. Volta pro seu"nixo"

      • Rodid

        Sim trabalho com tecnologia e quem disse que trabalho com clientes? Quem disse que gosto da samsung?
        Cara, vc assume muitas coisas que vc ACHA que sabe.
        Gosto de coisas boas, e atualmente, em matéria de smartfone, companheiro, a samsung bate na apple de lavada, basta colocar um do lado do outro. Ontem foi o iphone, hoje é a samsung e amanhã? Ninguém sabe não é mesmo? iSheep

  • DoisL

    Usuário avançado ou ñ, cada um usa o que quer…

  • David

    Vcs vão achar o que eu vou falar meio besta, mas antes tinha um iPhone 4 que vendi à duas semanas, hoje tenho um um Nexus 4 e uma coisa que eu gosto muito nele é são os live wallpapers e os widgets, coisa que o iPhone não terá nem no rios 10 acho…e não adianta dizer que para isso tem Jailbreak, pois já fiz no iPhone e os live wallpapers não ficaram fluídos como no Nexus…

    • Edgar

      Nexus é um pedaço de telha, não sente vergonha em atender telefonemas nele não? o Meu iPhone 5 tem Widgets e live Wallpapers a dar com pau, conhece mesmo os tweaks? iPhone 4 apesar de ser um ótimo aparelho antigo, é feito de aço escovado e vidro não de plástico.

  • Tarcisio

    Já dizia minha avó: o que seria da banana se todos gostassem de maçã?????
    Deixa um pouco pros outros também!!!!
    Kkkkk

  • Dextrouss

    Kkkkk esse rodid e ridiculo se toca mano editores, programadores so usam apple, android etodo bugado tenho um s2 e é ridiculo como trava tanto e como o amigo falou e muito melhor usar o itunes do q fica navegando por um monte de pastas quem usou ou usa apple sabe a diferenca em relacao ao android q tem muiti q evoluir ainda