Press "Enter" to skip to content

OS X Mountain Lion: a invasão do iOS no Mac OS X

Uma integração melhor entre o iOS e o Mac é algo que eu já esperava, num futuro não muito distante. Hoje, a Apple resolveu fazer uma grande surpresa para nós. Em seu site, a empresa criou uma nova página, que destaca o OS X Mountain Lion.

O Mountain Lion nada mais é do que o sistema operacional para Macs que a Apple lançará, é o futuro sucessor do Lion. E a grande marca dele não poderia ser outra: um gostinho de iOS nos Macs, mais ainda! iCloud, iMessage, aplicativo de Notas Lembretes (do iOS 5), Central de Notificação, melhor integração com redes sociais (Twitter, especificamente), Game Center, AirPlay. Já perdi o fôlego, mas ainda tem mais: O novo sistema operacional terá o chamado Gatekeeper integrado, que é um sistema de proteção contra códigos maliciosos e que ao mesmo tempo te dá controle para ver quais aplicativos estão instalados/rodando em seu sistema.

Esta matéria está sendo feita apenas para anunciar a novidade, posteriormente faremos análises mais aprofundadas do OS X Mountain Lion. Por enquanto, deixo aqui um vídeo feito pela própria Apple que introduz o sistema. Confira-o logo abaixo:

Originalmente, o vídeo está no site da Apple, e acima você confere uma incorporação alternativa do vídeo no YouTube. Confira a versão em alta resolução no site da Apple.

Já podemos sentir um leve gostinho disso por enquanto?

Sim! Desenvolvedores cadastrados no programa de desenvolvimento da Apple podem baixar o Developer Preview agora mesmo, logando-se no developer.apple.com. Mas tem mais: usuários finais também podem experimentar um dos novos recursos. Se for do seu interesse, clique aqui para baixar o aplicativo “Messages” diretamente do site da Apple, em fase beta. O arquivo de instalação é um .DMG de 69MB.

E você, o que achou do Mountain Lion? O futuro Mac OS X 10.8 promete? Deixe suas opiniões nos comentários.