iPod School

[Opinião] Steve Jobs “inventou” uma revolução social

Guilherme WilliamGuilherme William

Desde a primeira geração do iPhone, muita coisa mudou. As informações são passadas muito mais rápido no mundo. Já existia isso antes do iPhone, mas a forma como o iPhone (e os smartphones posteriormente) acelerou esse processo, ninguém questiona.

Hoje eu irei citar a revolução social causada pelo dispositivo móvel idealizado pelo visionário Steve Jobs. Como seria a sua vida sem a interatividade social do Facebook e Twitter? E o que seria das redes sociais sem os Smartphones?

Facebook no iPhone 4

O smartphone mudou a forma social do mundo. Antes era uma linha direta entre 2 pessoas ou uma roda de amigos, agora é um infinita rede social onde a distância não é nenhum limite.

Ainda lembrando do falecido Orkut. Ele foi o primeiro (usado pelos brasileiros) e fez muito sucesso. O que acontecia com ele? Bem era assim, você ia para um lugar, tirava uma foto legal, e depois, quando chegava em casa, postava as fotos e contava as novidades na sua “linha do tempo”.

O Twitter mudou as coisas ai. Agora as coisas eram instantâneas. O twitter tornou uma SMS em uma mensagem no qual os seus seguidores podem ler, e não apenas uma pessoa (a qual recebeu o SMS).

Mas então veio o Facebook, e completou. O montante de códigos feito na faculdade pelo Mark Zuckerberg, realmente revoluciona a vida social de hoje. Por mais que muitos acreditam que o Facebook e as redes sociais distanciam as amizades, pois agora elas não “precisam” do contato pessoal, isso em parte é verdade, mas como tudo na vida, precisamos ser moderados e agir com equilíbrio. Hoje o “Face” é um twitter com orkut e mais melhorias.

Antes de você ir a festa, você pode pesquisar a Fan Page do local aonde você vai e ver os comentários, e caso não saiba aonde ir, é só postar essa dúvida que alguns dos seus amigos irá lhe ajudar. E não importa aonde for, pois você sempre tem ou terá um amigo que conhece algum lugar bom de alguma cidade onde você estiver passando. Quando chegar na festa ou restaurante, já poderá postar a foto na hora e esperar os comentários antes de chegar o prato principal. E eu nem falei do Instagram, que muito legal também, mas é só de fotos.

Não é meu objetivo elogiar o facebook e sim a revolução causada pelos Smartphones, que foi idealizada por Steve Jobs. Antes, ou você levava o seu Notebook para a balada ou restaurante (algo muito grosseiro) ou só quando chegava em casa é que iria postar as fotos. Agora, é tudo feito na hora, e na maioria das vezes de graça, pois os próprio lugares oferecem Wi-Fi Free.

Eu estou postando isso pois eu tive essa experiência nesse fim de semana. Pude conhecer um restaurante muito legal graças as redes sociais, caso contrário eu iria jantar no mesmo lugar de sempre.

Se você ainda não tem Facebook e Twitter faça a sua conta e aproveite para curtir os perfis (Twitter e Facebook) do Blog, e dos autores (caso queria curtir o meu é @drwilliamneves e drwilliamneves do face), vai que um dia você vem a Belém do Pará, ai eu te indico um bom lugar para sair aqui! Beleza?

  • Fabio

    "
    Os smartphones mudou " hauhaahu

    • Guilherme_William

       Corrigido! Valeu!

  • Daniel Auler

    Muito bom o seu texto Guilherme, ficou muito bom seu ponto de vista citando os "smartphones" como (r)evolucionadores das redes sociais. Apesar de ser um blog de produtos da Apple, tu não se prendeu a idealizações fanboys e deixou 100% clara sua opinião…

    Parabéns

    • Guilherme_William

      Eu sou um fan realista. Nao existe só o iPhone no mundo graças a Deus. Eu sou FAN da Apple mas amo a concorrência. Ela faz bem a todos!

  • Decio Machado

    Muito bom Guilherme 😀

    • Guilherme_William

      Valeu!

  • Rafael Dragone

    ÓTIMO texto, realmente faltava um texto desse assunto… Parabéns Guilherme, ficou bom mesmo. Hoje em dia as redes sociais fazem parte da minha vida, não me imagino vivendo sem elas!

  • Ailton

    "Hoje o “Face” é um twitter com orkut e mais melhorias."  Eis uma grande verdade….