Press "Enter" to skip to content

Opinião: porque o iOS 6 deixou usuários insatisfeitos

Manter o alto índice de satisfação dos usuários sempre foi um aspecto que a Apple dominou. No entanto, em pesquisa feita nos Estados Unidos, obteu-se o curioso resultado que o índice de satisfação dos usuários caiu em 0.1% (pouco, mas caiu) com a chegada do iOS 6. Por quê?

20120928-094058.jpg

Comecemos a analisar a situação desde o começo: de acordo com a Apple, são mais de 200 novidades no sistema. E você, usuário ativo do iOS 6, quantas mudanças você percebeu? Provavelmente, mesmo que você seja um usuário avançado, não foram mais de 15~20 mudanças percebidas – número extremamente pequeno para um sistema com mais de duzentas novidades.

As poucas mudanças visuais mostram que a inovação no sistema, almejada por muitos usuários, está longe de acontecer. Além delas, temos também: Passbooks que será útil para uma minoria (exclui-se brasileiros), Siri com novidades que não mudarão a vida de ninguém e ‘Mapas novo’ que transformou algo que funcionava em dor de cabeça para muita gente. É o mais impactante que o iOS 6 proporciona. Ah, mas o sistema trouxe interfaces incrivelmente lindas para os aplicativos Telefone, Músicas, App Store; integração com o Facebook, FaceTime por 3G e fotos panorâmicas! É verdade, mas tudo é “mais do mesmo”. A Apple continua fazendo o que é fácil e óbvio: melhorar um pouquinho (bem pouco, okay?) o seu sistema operacional.

O que aumenta a satisfação dos usuários é a inovação (estou usando essa palavra pela segunda vez ao longo da matéria para reforçar a ideia). Os usuários do iOS enjoam de usar o mesmo sistema com os mesmos recursos de sempre, e precisam do gostinho de algo novo às vezes. É aí que entra o papel das atualizações de sistema.

Pessoalmente, como usuário que usufrui do jailbreak, tenho as principais mudanças produtivas que o iOS 6 trás em meu iPhone que ainda roda a versão 5 do sistema. Aliás, o ‘Fusion’ integra as redes sociais ao meu iOS de maneira muito superior do que a solução apresentada pela própria Apple no iOS 6. Falta um iOS com SBSettings, Activator, Unfold, iProtect, SwipeSelection, Barrel, biteSMS, MarkThatMessage, ou pelo menos um terço desses apps listados – só assim eu trocaria o conforto e estabilidade do meu iOS 5 (antigo) pelo iOS novo.

Então, o que abaixou o índice de satisfação na pesquisa feita em 0.1%? O mal funcionamento de alguns recursos, como as opiniões divididas do aplicativo Mapas? A remoção do YouTube? Não! Não é pelo que ele trás, mas sim por o que ele deixou de trazer.