iPod School

Opinião: o que esperar da WWDC 2013?

André BazagliaAndré Bazaglia

Ao contrário do que muita gente pensa, os últimos anos foram sim marcados, incontestavelmente, por revoluções da Apple. O iPod em 2001; o iPhone em 2007; o iPad em 2010. Os três lançamentos representam três revoluções em diferentes setores da indústria tecnológica. O iPod – ao lado do iTunes, seu velho parceiro – revolucionou a indústria de músicas. O iPhone revolucionou o conceito de celular. O iPad, por fim, popularizou – ao mesmo tempo que tornou viável – uma nova categoria de produto entre um smartphone e um computador. Foram três (3) revoluções nos últimos doze (12) anos.

No entanto, a gigante cupertiniana não está sozinha no mercado. Em paralelo às suas revoluções, outras empresas são capazes de acompanhar, tecnologicamente, as novidades introduzidas pela Apple. E assim fazem. Concorrentes da maçã mordida lançam ótimas alternativas ao iPhone, por exemplo. A Samsung tem aparelhos superpotentes em hardware; a Sony aparelhos à prova d’água; a Nokia o Lumia, o celular da câmera fantástica que roda o badalado Windows Phone; e até o Ubuntu tentará conquistar espaço no promissor mercado de smartphones. A Apple chegou primeiro, mas já foi alcançada. A filosofia “em time que está ganhando não se mexe” é completamente inválida dentro do ecossistema tecnológico. A única solução para a Apple se manter sempre como líder do mercado de smartphones é inovar – cada vez mais. Isso significa que melhorar o que já é bom é a única da Apple garantir que não perderá espaço no mercado. E o que ela fará para isso? Podemos arriscar, assim, o que de novo a WWDC nos trará.

wwdc-2013


Sistemas operacionais novos

A tendência é que a interface do OS X se assemelhe cada vez mais com a interface do iOS. A ideia da Apple é elaborar sistemas operacionais tão fáceis de usar, e com uma experiência visual tão similar, que marque em todos os lugares, por meio de traços visuais, características exclusivas da Apple. Acredito, pessoalmente, que o OS X 10.9 e o iOS 7 serão apresentados juntos na WWDC 2013.

O OS X deverá ser uma atualização como as que já estamos acostumados no mundo dos Macs: bastantes “pequenas” novidades. E sobre o iOS 7, algo extraordinariamente novo? Definitivamente, não. Mudar por completo algo que as pessoas já sabem usar desde 2007 não seria legal. Para mim, o iOS 7 trará um visual completamente remodelado, mas não “mudado”. Traços visuais serão alterados, mas a maneira como as coisas se organizam e fluem na tela do iOS deverá ser a mesma. Sou à favor de mudanças mais radicais, mas acho que elas não chegarão para nós. Infelizmente, uma forma melhor do que a organização de ícones quadrados em uma tela inicial de um smartphone ou tablet ainda não foi encontrada. É verdade que a estagnação visual do iOS nos enjoou; também é verdade que a Apple encontrou uma alternativa para melhorar o que já é bom. No entanto, não tenha esperanças em algo muito radical. De toda maneira, espero que eu esteja errado.

Produtos novos

Ah, você já imagina o que a WWDC 2013 trará de novo como hardware… o iWatch? Os números em romano no convite do evento justificariam isso. É possível que o iWatch chegue – e a pista do convite não se encaixa, pelo menos para mim, em nenhum outro produto, só no iWatch.

E o iPhone, teremos algum upgrade nele? A Apple está ficando melhor em guardar seus segredos. Mas acho que só teremos a próxima geração do iPhone em um futuro evento, em agosto ou setembro. De novo, espero que eu esteja errado. 😛

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • ancioso pelo iOS 7 e novo OSX!

  • julianohuzalo

    Espero o IOS 7 com um visual e modo de usar que jamais tivesse imaginado, com alguma coisa obvia que me surpreendese pela simplicidade e aparência.
    Espero dizer " como é que ninguém tinha pensado nisso…"

  • U_Doges

    Na entrevista feita esse dias com o Tim Cock, ele disse que pessoas não gostam mais de usar relógio e talz… mas vamos ver né, nunca se sabe, eu acredito que não.

  • Philip

    Ele n vai apresentar nenhum aparelho novo, apenas o sistema novo

  • Guilherme Granziol Soares

    Bom, o iTunes foi todo remodelado, não? Não acho impossível a remodelação do iOS.

  • anderson diogo

    acretido eu que ,com as cores da logo da WWDC possa ser que venha iphones ou ipod nessas cores,novo ipod classic,iWatch,mac mini e iTv da apple.