iPod School

Opinião: Jailbreak untethered, será que ainda vale a pena esperar por ele?

iMarkiMark

Fala galera! Após quase 2 meses utilizando o iPhone 4S, realmente pude comprovar que este iOS 5 veio para inovar o iPhone, não só o iPhone 4S, mas também os outros iDevices que rodam o iOS.

Nisto me veio o seguinte questionamento: Será que vale a pena esperarmos pelo jailbreak untethered para o iOS 5? Acho que muitas pessoas que acompanham o blog vão questionar este post, pois este blog é procurado justamente por seus tutoriais para fazer o processo de jaibreak e eu escrevendo uma coisa destas, parecendo um mea culpa, uma contradição, mas não é, pode ter certeza 😉 .

Digo e escrevo isto pelo simples fato de que eu estou utilizando o iPhone 4S por quase 2 meses sem jailbreak e posso afirmar sem dúvida nenhuma que este é o melhor iOS já lançado pela Firma de Cupertino.

Afinal, muitos dos tweaks que antes estavam presentes somente em iGadgets jailbroken, passaram a ser padrão e oficial no recente iOS da Apple.

Quer um grande exemplo? Centro de Notificações, um tweak antes possível somente via jailbreak,  hoje em dia rodando que é uma beleza nos dispositivos de forma oficial, isto só para falar de uma grande implementação, sem citar outros que são mais de 200 novas funções, só que muitas delas vindas originalmente em gadgets jailbroken.

Sou um ferrenho defensor da prática do jailbreak, porque defendo o seguinte pensamento: Comprei ele, agora posso fazer o que quiser com ele, afinal paguei por ele, e ele é meu ué.

Ninguém pode ter o direito de interferir naquilo que é seu, lógicamente desde que não prejudique os outros, e acho que isto eu não faço.

Muitas pessoas condenam o prática do jailbreak, dizendo que é um caminho para a pirataria de aplicativos, besteira, sou adepto da prática do jailbreak pois ele me permite, como foi citado no post, a instalação de tweaks que a Apple nunca permitiria.

E o engraçado é que depois, a própria Apple se apropria das criações destes desenvolvedores presentes no Cydia e implementa de forma oficial no iOS.

Um grande exemplo é o responsável pelo Centro de Notificações no iOS 5, antes ele lançava os seus tweaks no Cydia, chamou tanto a atenção da Apple, e esta resolveu contratá-lo.

Sempre utilizei o jailbreak, mas nestes quase 2 meses, admito que não estou sentido falta dele, pelo menos por enquanto, escrevo isto porque até agora não foi lançado no Cydia um programa que me convencesse a falar, ah este vale a pena.

Hoje eu lí uma notícia confirmando que o tweak FaceBreak foi atualizado para o iOS 5, e isto me alegrou pois o mesmo permite a utilização da função Face Time na rede 3G, onde todos nós sabemos que atualmente ele funciona somente via Wi-Fi.

Taí uma grande novidade, outra é o IntelliScreen X, que já foi matéria de post aqui no blog, mas será que é o suficiente para voltar a fazer o processo de jailbreak no iPhone, veremos…

Lembrando que ainda temos o SBSettings, um grande e belo tweak, onde você pode ativar e desativar várias funções em uma só tela e outra você pode utilizar vários temas podendo personalizar ele, muito bom.

Mas, com o advento do iOS 5 e suas mais de 200 novas funções, entre elas, fazer atualização de firmware via Wi-Fi, sem precisar conectar o cabo USB em Mac ou PC, restaurar backups do iTunes, o iOS ficou bem mais atraente, mas novamente lembro, esta função já existia no Cydia.

Atualmente existem métodos em que você pode ativar um tweak similar ao SBSettings, sem a necessidade de jailbreak, só que para o usuário comum é complicado, o que eu não indico, principalmente porque altera arquivos e eu acho isto perigoso, principalmente para quem não tem intimidade com estes processos.

Mas voltemos a falar sobre o processo do jailbreak em sí, não sei se eu fiquei mal acostumado com o iOS 5 ou estou gostando muito dele, mas penso que, enquanto não aparecer um tweak que realmente faça valer a pena, talvez eu fique sem jailbreak por um certo tempo.

Ultimamente, apareceram várias provas de que a função Siri pode ser utilizados em iGadgets mais antigos da Apple, como o iPhone 4, iPhone 3GS, mas ai tem um pequeno e grande detalhe, é necessário que estes gadgets estejam jailbroken.

Tá certo, não adianta só instalar o Siri que ele vai funcionar, ele depende do aval dos servidores da Apple, mas é ai que entram em cena os hackers, driblar esta barreira que a Apple espertamente impôs.

Inicialmente quando o jailbreak foi lançado, ele era utilizado principalmente para baixar aplicativos de terceiros, hoje em dia isto mudou tendo em vista a quantidade de tweaks existentes no Cydia e Cydia Store o que para milhares de adeptos da prática do jailbreak em alguns casos, é essencial.

Por falar em essencial, estava me esquecendo de uma grande utilidade, a possibilidade de fazer o desbloqueio para operadoras telefônicas o que para muitas pessoas é muito importante, pois ainda existem operadoras que vendem o iPhone bloqueado ainda, isto no exterior, no Brasil o iPhone já é vendido desbloqueado.

Mas eu acho que, independente do que eu escrevi, quem realmente gosta do jailbreak vai continuar fazendo este processo em seus devices, não importando sem existem desvantagens como o consumo da bateria e benefícios como o desbloqueio de graça.

Com o jailbreak você pode ampliar a opção de ringtones para o seu iPhone, wallpapers diversos e até mesmo fazer uma graça utilizando temas do concorrente Android, você acha que a Apple iria permitir isto? Ringtones você pode até fazer sem jailbreak, mas com o seu gadget jailbroken isto fica muito mais fácil e prático.

E eu penso que os geeks de verdade gostam de ter acesso aos arquivos do sistema iOS e o jailbreak torna isto real, mas uma coisa temos que admitir, muitas pessoas ainda utilizam o jailbreak para baixar aplicativos piratas, lembrando que o blog é totalmente contra a pirataria de aplicativos, prática que condenamos veementemente.

Então levando em consideração tudo o que foi escrito, na minha opinião o jailbreak ainda tem muito a oferecer, porque você não vai fazer este processo só por causa de uma determinada função, mas por causa de todos eles juntos.

Para muitos adeptos da prática do jailbreak, ele abre as portas para  modificar e ampliar a usabilidade do iOS. E como eu penso e compartiho deste pensamento, eu penso que ainda vale a pena sim, esperar pelo jailbreak untethered.

Via

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Marcio Martinelli Fe

    Eu sou um que realmente, depois do ios 5, perdi a vontade de fazer jailbreak, e sempre que lançar uma nova versao de software, ficar esperando novo jailbreak. A apple implementou exelentes "apple tweaks" no iOS e esporo q continue assim. A minha maior vontade mesmo de jailbreak é pela funçao Siri q nao funciona no meu iPod Touch 4g. E por enquanto, mesmo com gente comseguindo fazer rodas em outros iGadgets, vc esqueceu de citar que ele funciona de forma ilegal, por usar arquivos oficiais da Apple. Entao…até la eu ja devo comprar meu 4s quando chegar aqui no Brasil, quem sabe, mês que vem. 🙂

  • Anônimo

    ctrl+c http://www.idownloadblog.com
    ctrl+v http://www.ipodschool.com

    Já que traduziu, pelo menos credite!

    • Anônimo

      Eu vou colocar a fonte, mas você vai ver que não foi copiar, colar, pode ter certeza.

      Tive que publicar e dar uma rápida saída e esqueci 😉 .

      Abraços e até mais…

    • Adiasmesquita

      O cara traduziu tudo ipsi litteris.

      • Anônimo

        Tem certeza que você leu o post que eu publiquei e o deles?
        Tabum mitenai 😉 .

    • Huzalo

      Filho, tu acha q eu como leitor me importo com isso??? Vai te f… (Palavra moderada pelo iPS.)!!!e faz um blog pra ti, já q tu tem tempo para pesquisar, porq eu n tenho.
      Vacilão!!!

    • Eu gosto desse blog pq ele nos dá a oportunidade de postar aquilo que nós queremos falar. Ao contrario de outros blogs por aí (vendidos e babacas) que bloqueiam e ainda te mandam emails ofensivos sobre todo e qualquer comentario sobre alguma falha do mesmo ou até mesmo do própio iphone.

      Por isso sempre venho aqui…

      É isso ai IPS…mantenha o bom trabalho e comportamento.

      Thumbs Up!!!

      • Anônimo

        Opa! Valeu por seu comentário ;). .

        Abraços

  • iMarui

    Eu também espero ansiosamente pelo JB Untethered, não por querer baixar apps ou tweaks crackeados. Mas pelos Tweaks comprados no Cydia. Tweaks que acho indispensáveis para mim…
    5Rows Keyboard, Ez Decline,Ask To Call, Ask to Send,Delete Word, Delete Mail,KBSShortcuts, KillBackground, Lock Gestures,Lock Launcher, ManualCorrect, Multistasking Time, New Contact, Running List, BlueSelect,DoubleTapToOpen,FastCopy,Glue,GridLock,iFile,MarkThatMessenger,MultiCleaner, MultiNoteDelete,PhotoMail,Recent/CallLog Delete,SMSHideKeyboard, Stealth CamSwipeTOMoveCursor,Wraparound….
    Todos eles são comprados ou gratuitos.
    Por isso espero sim pelo Jailbreak……

  • Anônimo

    Compartiho da mesma opinião 😉 .

    Obrigado por seu feedback 🙂 .

    Abraços

  • Felipe

    Mas nao se tem nenhuma previsao?? De como esta o andamento do processo? Acho que um jailbreak nunca demorou tanto assim, pra ser lancado..

    • Anônimo

      Previsão não, mas o Chronicle Dev Team lançou agora uma espécie de ferramenta que coleta as falhas de dados que ao invés de ir para os servidores da Apple, vai para os servidores da equipe de hackers, afim de facilitar o lançamento de jailbreak untethered, já é uma esperança.

      Abraços

  • Huzalo

    Mas IMark0 eu tb to louco para ter o IOS5 no meu iPhone 4 gevey, mas… E a bateria?
    Vi em outro blog uma pesquisa que 50% dos usuários teve problemas do gasto absurdo. Vc não acha precose instalar o IOS5? azar o JAILBREAK n ter saído, mas a bateira é mais importante!!!

    Eu tb todo dia leio seu blog para ver de já saiu um milagre para o IOS5

    • Anônimo

      Eu acho que por causa das 200 novas funções que a Apple implementou no iOS 5 a bateria não está dando conta mesmo.
      Por isto foi lançado o iOS 5.0.1 e já estão surgindo boatos de que ela pode lançar um novo update no caso o 5.0.2.
      Mas sinceramente, aqui comigo a bateria do iPhone 4S dura o dia inteiro e utilizando ele direto, não sei se eu tive sorte.
      Se o seu iPhone 4 está jailbroken, a minha sugestão é que você não atualize pelo menos por enquanto não sair o jailbreak untethered para o iOS 5, lembrando que o Chronicle Dev Team lançou uma luz no fim do túnel referente a este assunto.
      E pode ter certeza saindo qualquer assunto sobre o jailbreak untethered publicaremos aqui no blog 😉 .

      Abraços e até mais…

  • Fabio

    Pois é, caro amigo iMark0… Apesar de não utilizar com frequencia, também sou defensor do JB. Definitivamente o iOS 5 será uma release que não irei utilizar o JB.
    Gastei cerca de $25,00 na App Store, em apps e jogos, e não estou sentindo falta alguma do JB.

    Abraço

  • Clayton Honda

    Se você é heavy user como eu, vai sentir falta do Jbreak depois que o seu Home Button estiver zuado como o do meu iPhone 4. Nao acho que vale a pena trocar sendo que ano que vem tem o 5. Aquela dica da assessibilidade até quebra o galho mas aquele ponto no meio da tela incomoda tanto como um besouro. Confesso que nao agüentei e atualizei o meu, perdendo a quebra que havia nele pois achava bom as notificações, apesar de no meu caso achar esse tweak meio bugado. O iOS 5 é realmente maravilhoso e até deu um gás no meu gadget. Mas enquanto ele nao tiver SBsettings, nao abro mão do jB. Alias esse e o mxTube são os únicos motivos de eu ainda sonhar com esse dia.

    • Clayton Honda

      Ah sim também uso o pago theterMe, já que a versão do firmware para o mercado japonês bloqueia a função de Compartilhamento do sinal 3G, já que aqui os planos de dados são todos ilimitados, exceto os pre-pagos. Mas nem esse e nem o mxTube são indispensáveis para mim. Agora o SBSettings…

  • Caio

    Todo santo dia,varias vezes ao dia venho conferir o JB !!!
    Parabéns pela matéria e o site!

    • Anônimo

      Muito obrigado Caio, olha acho que teremos novidades para breve com relação ao jailbreak.

      Abraços

      • Caio

        Tomara iMark0!!!
        Ta dificil nao atualizar!!Hoje ja atualizei 2 iphone3gs,entao ja to mantando um pouco a curiosidade!!

        Abraço

  • iphone sem JB pra mim não dá…tô na 433 e esperando…
    Meu iphone tem inúmeros tweaks que nunca terão na versão oficial do IOS então se não aparecer vou pro android. simples assim

    Cá entre nós…nunca tive um equipamento apple modern, somente o iphone (o terceiro já) e posso dizer, a apple é uma empresa chata e arrogante pra carvalho!
    Ela tenta de todas a maneiras te manter sob o domínio deles e isso é terrivel. O iphone foi um produto feliz mas o resto, pode jogar fora.

    Tava brincando com o macbook air novo de um amigo e posso te dizer aquilo é uma bela bost…o OS Lion parece mais um windows 98!

    • Aa

      Cara eu to na mesma, ja a procura de um galaxy s2… Infelismente os hackers (bons) se venderam para apple, (ta cert eles)… Mas sem jailbreak, sem liberdade, sem iphone…

    • Anderson

      Em nenhum momento a Apple obrigou alguém a ter seus produtos.

  • Afonsoartur

    sem jailbreak nos nunca teriamos as inovaçoes presentes nas atualizaçoes do IOS, teriamos a barra de notificaçoes ou a tecla de volume para tirar fotos se nao fossem o jailbreak? as grandes ideias surgiram do jailbreak e muitas outras surgirao, tudo que a Apple faz é utilizar as ideias do jailbreak para tornar seu IOS mais perto daquilo que o usuario necessita.
    entao da-lhe jailbreak.

  • Thiago Sá Lei

    Thiago Sá Leitão
    Minha humilde opinião: P/ mim o Jailbreak aunda é essencial sabe por que?. 1) Com o sbsettings deslizo o dedo p/ esquerda sobre a hora e tenho várias opções atalhos. Dou um double tap na hora e aparece o multitasking. Deslizo o dedo p/ direita e simulo o pressionar do botão home. Economia do botão e praticidade. Muito mais rápido e prático. Se as vezes meu iPhone fica lento após uso intensivo de vários aplicativos, deslizo o dedo p/ baixo e fecho todos os aplicativos do multitasking com o simples pressionar de um botão (wekillbackground). Coloco senha apenas num aplicativo específico qdo não quero curiosos mexendo no meu smartphone (iprotected). Ai vem alguém e diz: "mas é terrível não poder desligar o iphone!". Aí eu digo: não me lembro disso acontecer. Nem carregar desligado ele carrega. Além disso, se esse dia acontecer (o que seria um milagre), o aplicativo semitether deixa o iphone ligar normal, permitindo ligações e uso do safari. Será que preciso de mais algo até chegar em casa?. Esta é minha opinião. Iphone p/ mim sem essas coisas não tem graça. Bom dia a todos!.

  • Edivaldobezerra

    SBSettings, ifile e display mirror, isso ainda não tem no IOS pra Iphone.

  • Willian Sousa

    Eu espero outra atualização, e depois o JB, meu iPhone 4 está descarregando mais rápido com o 5.0.1, e estou com preguiça de voltar à 5.0, ou 4.3.5 [Só salvei o SHSH dessas 🙁 ] Mas td bem, ainda dura quase 3 dias se eu não o conectar via 3G ou WiFi. Post dahora 😉

  • Rafael

    Também aconteceu isso comigo, tenho o iPhone 4, sempre usei ele com jailbreak, ha alguns dias atras ai atualizei para o iOS 5, e quer saber, até agora não to sentindo falta do jailbreak, o desempenho do meu iPhone 4 melhorou muito depois que atualizei para o iOS 5, de verdade, pensei que não era tanto assim a diferença, ficou muito mais rápido na minha opinião, com muito menos bugs, a bateria ta durando mais, enfim, até agora só veio coisas boas…

    Tenho uma pergunta, a App Store Brasileira é muito fraca em termos de aplicativos, não tem quase nenhum aplicativo que tem na App Store USA, e mesmo com cartão internacional, não da pra comprar Apps na loja USA, alguém sabe se tem alguma outra App Store que aceita cartões brasileiros que funcionam internacionalmente e que tenha todos os Apps que tem na App Store USA??

    • Anônimo

      Sim, basta você abrir uma conta na iTunes Store da Argentina, lá tem vários aplicativos que estão presentes na iTunes Store dos Estados Unidos e aceita os cartões de créditos.

      Abraços

      • Rafael

        Opa, obrigado pela dica iMark0, Abraços!

  • Aurelio

    To usando também sem Jail, e na minha opinião o iPhone toma uma lavada da maioria das versões do Android, a Apple colocou novas funções mas aos poucos vemos que o Cydia melhora consideravelmente essas novas Funções, SBS na CN é mto útil, sem falar em outros trocentos Tweaks como Springtomize 2.0 dentre outros, eu particularmente uso o Jail para turbinar meu iPhone, por ele coloco APPs Free (Pirata), Tweaks, e assim eu coloco qualquer Android no bolso, afinal o q o iPhone não faz com Jail passa a fazer, hehehehe, Abraços!

  • Spt Alexandresusi

    parabens pela materia , assim como vc , eu tbm concordo que foi graças ao jailbreak que temos todas estas implementações no IOS 5 e acredito que muitas novidades virão nas proximas versões do IOS com base no que os hackers apresentam no Cydia.

    • Anônimo

      Com certeza Spt Alexandreusi e obrigado por seu elogio 😉 .

      Abraços

  • Pedro 007

    iMark0, concordo com vc em grau, genero e numero, qdo diz que qdo compramos um device, deveriamos fazer dele o que bem desejássemos.
    Essa limitação que a Apple impõe na utilização de seus devices, chega a ser arrogante. A flexibilização que o IOS 5 trouxe, é apenas uma gota d'agua no oceano.
    E digo mais, não fosse os "hackers" que acabam viabilizando o uso livre dos devices, tenho minhas dúvidas se as vendas da Maçã seriam tão expressivas e teriam tantos fanboys.

    • Anônimo

      Também compartilho da sua opinião, se não fosse os hackers não existiria nem a App Store, você sabia?

      Com certeza o sucesso que o iPhone faz hoje, ela deve em grande parte aos hackers.

      Abraços

  • Thiagobvip

    Tenho um iphone 4 e comprei a pouco tempo um ipad 2, uso muito o jb e pra fala a verdade sem o jb o meu ipad fica pau a pau com um android. Espero que seja liberado o mias rapido possivel.

  • Victor

    tenho o jailbreak thetered no meu itouch 4g, pois preciso dos jogos, mas n aguento mais ficar controlando a bateria!
    quero q o unthetered saia logo….

    • Thiago

      Já chegou a ver o site do uHelios? Ele tem um método de instalação de apps crackeados sem jailbreak em qualquer IOS. Fiz e comprovei que funciona.

      • Bryanuhlig

        MANDA O LINK AI

        • Thiago

          uhelios.com

  • Pingback: Opinião: Jailbreak untethered, será que ainda vale a pena esperar por ele? - CocaTech()

  • Arielestole

    cara dps seria legal se vc fizsse um post explicano d como comprar aplicaivos na ituns store ja q tem gente assim como eu q num pega aplicativos piratas pro que quer eu pego pq eu num sei como comprar na itunes store 😉

  • Luiz-carlos-rossi

    meu eu to loko aqui esperando jb

    • Gustavo_Y

      Eu tbm estou esperando o JB xDD

  • Bom dia.
    Tenho 02 iPhone 4… Um desbloqueado 16GB e um bloqueado 32GB… No desbloqueado tudo normal, tbm estou sem JB e estou curtindo na boa… Agora o 32 que é bloqueado (está com a patroa… kkk) tive que fazer o JD Theter pois usi GEVEY e não consergui ativá-lo sem o HACKATIVATION do Snow… Senão tbm teria o deixado sem o JB… Aproveitando, alguém sabe como ativa-lo??? kkk.. Sem JB?

  • iMiceli

    Olá pessoal,

    Pra mim JB é mais uma boa opção, os hackers são uns gênios e devemos muito a eles.
    Só espero agora pelo desbloqueio do meu que perdi qdo atualizei pro iOS5.
    Nem sei se vai rolar, mas…

    Abraços à todos!!!

  • Marinhocesar

    Tenho um Iphone4 de 32, esta na 4.3.3 com JB.
    testo alguns aplicativos e acabo por comprar alguns porem uso mesmo o JB por causa do iblackList, se tivesse alguma alternativa nativa, ou mesmo que fosse paga mas que não precisasse fazer JB eu acho que ficaria sem, na boa…
    Parabéns pelo site.
    Abraços.

  • Pingback: Os melhores aplicativos e tweaks do Cydia para o iOS 5()