Press "Enter" to skip to content

Opinião: Jailbreak untethered, será que ainda vale a pena esperar por ele?

Fala galera! Após quase 2 meses utilizando o iPhone 4S, realmente pude comprovar que este iOS 5 veio para inovar o iPhone, não só o iPhone 4S, mas também os outros iDevices que rodam o iOS.

Nisto me veio o seguinte questionamento: Será que vale a pena esperarmos pelo jailbreak untethered para o iOS 5? Acho que muitas pessoas que acompanham o blog vão questionar este post, pois este blog é procurado justamente por seus tutoriais para fazer o processo de jaibreak e eu escrevendo uma coisa destas, parecendo um mea culpa, uma contradição, mas não é, pode ter certeza 😉 .

Digo e escrevo isto pelo simples fato de que eu estou utilizando o iPhone 4S por quase 2 meses sem jailbreak e posso afirmar sem dúvida nenhuma que este é o melhor iOS já lançado pela Firma de Cupertino.

Afinal, muitos dos tweaks que antes estavam presentes somente em iGadgets jailbroken, passaram a ser padrão e oficial no recente iOS da Apple.

Quer um grande exemplo? Centro de Notificações, um tweak antes possível somente via jailbreak,  hoje em dia rodando que é uma beleza nos dispositivos de forma oficial, isto só para falar de uma grande implementação, sem citar outros que são mais de 200 novas funções, só que muitas delas vindas originalmente em gadgets jailbroken.

Sou um ferrenho defensor da prática do jailbreak, porque defendo o seguinte pensamento: Comprei ele, agora posso fazer o que quiser com ele, afinal paguei por ele, e ele é meu ué.

Ninguém pode ter o direito de interferir naquilo que é seu, lógicamente desde que não prejudique os outros, e acho que isto eu não faço.

Muitas pessoas condenam o prática do jailbreak, dizendo que é um caminho para a pirataria de aplicativos, besteira, sou adepto da prática do jailbreak pois ele me permite, como foi citado no post, a instalação de tweaks que a Apple nunca permitiria.

E o engraçado é que depois, a própria Apple se apropria das criações destes desenvolvedores presentes no Cydia e implementa de forma oficial no iOS.

Um grande exemplo é o responsável pelo Centro de Notificações no iOS 5, antes ele lançava os seus tweaks no Cydia, chamou tanto a atenção da Apple, e esta resolveu contratá-lo.

Sempre utilizei o jailbreak, mas nestes quase 2 meses, admito que não estou sentido falta dele, pelo menos por enquanto, escrevo isto porque até agora não foi lançado no Cydia um programa que me convencesse a falar, ah este vale a pena.

Hoje eu lí uma notícia confirmando que o tweak FaceBreak foi atualizado para o iOS 5, e isto me alegrou pois o mesmo permite a utilização da função Face Time na rede 3G, onde todos nós sabemos que atualmente ele funciona somente via Wi-Fi.

Taí uma grande novidade, outra é o IntelliScreen X, que já foi matéria de post aqui no blog, mas será que é o suficiente para voltar a fazer o processo de jailbreak no iPhone, veremos…

Lembrando que ainda temos o SBSettings, um grande e belo tweak, onde você pode ativar e desativar várias funções em uma só tela e outra você pode utilizar vários temas podendo personalizar ele, muito bom.

Mas, com o advento do iOS 5 e suas mais de 200 novas funções, entre elas, fazer atualização de firmware via Wi-Fi, sem precisar conectar o cabo USB em Mac ou PC, restaurar backups do iTunes, o iOS ficou bem mais atraente, mas novamente lembro, esta função já existia no Cydia.

Atualmente existem métodos em que você pode ativar um tweak similar ao SBSettings, sem a necessidade de jailbreak, só que para o usuário comum é complicado, o que eu não indico, principalmente porque altera arquivos e eu acho isto perigoso, principalmente para quem não tem intimidade com estes processos.

Mas voltemos a falar sobre o processo do jailbreak em sí, não sei se eu fiquei mal acostumado com o iOS 5 ou estou gostando muito dele, mas penso que, enquanto não aparecer um tweak que realmente faça valer a pena, talvez eu fique sem jailbreak por um certo tempo.

Ultimamente, apareceram várias provas de que a função Siri pode ser utilizados em iGadgets mais antigos da Apple, como o iPhone 4, iPhone 3GS, mas ai tem um pequeno e grande detalhe, é necessário que estes gadgets estejam jailbroken.

Tá certo, não adianta só instalar o Siri que ele vai funcionar, ele depende do aval dos servidores da Apple, mas é ai que entram em cena os hackers, driblar esta barreira que a Apple espertamente impôs.

Inicialmente quando o jailbreak foi lançado, ele era utilizado principalmente para baixar aplicativos de terceiros, hoje em dia isto mudou tendo em vista a quantidade de tweaks existentes no Cydia e Cydia Store o que para milhares de adeptos da prática do jailbreak em alguns casos, é essencial.

Por falar em essencial, estava me esquecendo de uma grande utilidade, a possibilidade de fazer o desbloqueio para operadoras telefônicas o que para muitas pessoas é muito importante, pois ainda existem operadoras que vendem o iPhone bloqueado ainda, isto no exterior, no Brasil o iPhone já é vendido desbloqueado.

Mas eu acho que, independente do que eu escrevi, quem realmente gosta do jailbreak vai continuar fazendo este processo em seus devices, não importando sem existem desvantagens como o consumo da bateria e benefícios como o desbloqueio de graça.

Com o jailbreak você pode ampliar a opção de ringtones para o seu iPhone, wallpapers diversos e até mesmo fazer uma graça utilizando temas do concorrente Android, você acha que a Apple iria permitir isto? Ringtones você pode até fazer sem jailbreak, mas com o seu gadget jailbroken isto fica muito mais fácil e prático.

E eu penso que os geeks de verdade gostam de ter acesso aos arquivos do sistema iOS e o jailbreak torna isto real, mas uma coisa temos que admitir, muitas pessoas ainda utilizam o jailbreak para baixar aplicativos piratas, lembrando que o blog é totalmente contra a pirataria de aplicativos, prática que condenamos veementemente.

Então levando em consideração tudo o que foi escrito, na minha opinião o jailbreak ainda tem muito a oferecer, porque você não vai fazer este processo só por causa de uma determinada função, mas por causa de todos eles juntos.

Para muitos adeptos da prática do jailbreak, ele abre as portas para  modificar e ampliar a usabilidade do iOS. E como eu penso e compartiho deste pensamento, eu penso que ainda vale a pena sim, esperar pelo jailbreak untethered.

Via