iPod School

Opinião: a Apple pode descontinuar o iPad?

iMarkiMark

Quando o iPad mini foi lançado, muitos usuários ficaram entusiasmados com esse lançamento tendo em vista que tratava-se de uma bela opção para quem preferia um tablet menor, mais leve e por isto mesmo um pouco mais barato. Porém com o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus a Apple pode estar decretando o fim do pequeno notável iPad.

plutus91505

Porque eu estou dizendo isto? Longe de mim querer ser o dono da verdade, porém na minha modesta opinião, com o advento dos novos iPhones 6, muitos usuários que adquiriram estes novos modelos de iPhones já estão deixando de utilizar o iPad mini, seja para navegar na internet, seja para outras atividades e a explicação não poderia ser diferente, os novos tamanhos das telas dos novos iPhones.

É lógico que quando o iPad mini foi lançado no dia 23 de outubro de 2012, as circunstâncias eram outras, o iPhone na época possuía a tela menor, o iPad mini era realmente uma grande novidade tanto que fez muito sucesso quando ele foi lançado, prova disso é que aqui em casa possuímos 2 iPads mini, um de primeira geração e o iPad mini Retina Display.

No mesmo ano foi lançado o iPhone 5 só que o mesmo foi liberado ao público final no dia 12 de setembro de 2012, é equipado com uma tela de 4 polegadas, portanto diferente do que ocorre atualmente com a tela do iPhone 6 que vem com uma tela de 4,7 polegadas e do iPhone 6 Plus com tela de 5,5 polegadas.

O iPad mini possui uma tela com 7,9 polegadas e mesmo possuindo a tecnologia Retina Display, na minha opinião perde no quesito mobilidade, praticidade e funcionalidade tanto para o iPhone 6 Plus como para o iPhone 6. Eu por exemplo praticamente só utilizo o iPhone 6 para quase tudo, não uso mais o iPad maior e nem o iPad mini para as tarefas mais comuns.

E não foi é só eu que deixei de utilizar o iPad também para navegar na rede, usuários ao redor do mundo inteiro também estão deixando de utilizar o iPad, conforme você poderá ver na imagem que foi publicada no site Pocket a seguir:

PKTBlog_iPhone6_v2

Se você reparou na imagem acima, desde que o iPhone 5s foi lançado ele já estava roubando terreno do iPad e com o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, os iPads sejam eles iPads normais ou iPad mini foram perdendo a preferência do usuário.

Portanto, os rumores de que a Apple pode realmente lançar o iPad Air Plus com 12,2 polegadas até pode ganhar um certo sentido, tendo em vista que o iPad com estas dimensões não se destina ao usuário comum e sim para profissionais de imagens e afins. Lembrando que a Apple pode lançar o iPad mini 4 no ano que vem com o chip A8X, o mesmo que equipa atualmente o iPad Air e descontinuar o iPad mini de terceira geração, deixando somente o iPad mini de segunda geração e frisando novamente: tudo ainda não passa de boatos.

Eu sinceramente espero que a Apple não acabe com a linha de iPads mini, porque muitos usuários gostam deste modelo de tablet conforme eu citei no começo desse post, sou da opinião que quanto mais opções para o consumidor melhor, mas como quem manda é a lei do mercado…

Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Pedro Henrique

    cara , com o lançamento do iphone 6 vi muitas pessoas anunciando seus ipads mini para vendê-los lol
    Ótima matéria , abraço !

    • Pedro, é verdade?! Ô louco! Muito obrigado por seu elogio!

      Abraços e até mais! 🙂

  • Thiago

    Acho que esse gráfico fora de contexto não representa o significado real das coisas.
    Veja bem: o Pocket fez um levantamento entres os usuários que tem o Pocket instalado tanto em um iPhone quanto em um iPad. Depois, mediu o número de leituras dos usuários em um dispositivo e em outro, e comparou essas medidas.
    Mas o fato do iPhone 6 Plus ser novidade influencia essa medida. Suponha que você comprou um iPhone novo, provavelmente você vai usá-lo mais assiduamente no início, deixando os dispositivos antigos de lado.
    Como o iPhone 6 foi lançado há pouco tempo na maioria dos países, acho cedo para fazer esse tipo de comparação.

    • Thiago, pelo que eu me lembre o iPad Air 2 e o iPad mini 3 também foram lançados recentemente e pouco tempo depois do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, não?

      Abraços e até mais! 🙂

      • Thiago

        Sim, mas vamos concordar que o iPad não é tão passivel de atualização quanto o iPhone. Tem muita gente que usa o iPad 2 até hoje, e ele é de 2011.
        Nao se vê muita necessidade de atualizar iPad todo ano, então me arrisco a dizer que a maior parte do público dessa pesquisa ainda tem os aparelhos antigos.
        (Aliás, os novos iPads ainda não foram lançados em diversos paises)

        • Concordo e vale lembrar que muitas pessoas usam o iPad 2 até hoje porque é o modelo de iPad maior mais barato também.

          Novamente muito obrigado por sua resposta.

          Um grande abraço e até mais! 🙂

          • Thiago

            Grande abraço 😉

  • Marcelo Ayres

    Eu por exemplo acho o iPhone 6 Plus muito grande ao meu ver mas que consegue sim substituir o iPad mini já a tela do iPhone 6 não é tão grande ao ponto de substituir uma tela de 7,9" que é a do iPad mini. Vou continuar sem dúvidas com meu iPhone 6 e o iPad mini os quais são totalmente úteis as minhas necessidades! Isso vai de cada um. 🙂

    • É verdade, Marcelo! Esqueci de citar justamente isso no post, os usos podem variar de usuário para usuário.

      Um grande abraço e até mais! 🙂

  • iMarui

    Tenho um iPhone6, na realidade estava querendo o 6+, mas a palavra esperar não esta no meu dicionário!! rs
    Mas mesmo assim, ainda vou usar meu iPad Mini Retina para assistir meus seriados americanos, acho o tamanho dessa tela ideal. Principalmente qdo pego os trens aqui no JP.

    Bela matéria… abs

    • iMarui, muito obrigado por seu elogio e feedback!

      Um grande abraço e até mais! 🙂