Press "Enter" to skip to content

“Olá mundo!” – Nossa primeira aula de programação

A arte da programação! Programar para o iOS é o desejo de muitas pessoas, e é com este objetivo que venho aqui: com a meta de transformar o iPod School numa interessante fonte aos iniciantes de programação, por meio de um post semanal que será feito por mim. Claro que, se você pretende se aprofundar muito, nossas aulas virtuais não substituem as aulas de um curso real, como o que a nossa parceira “iai?” oferece, mas se você pretende se divertir um pouquinho com programação, ter uma noção melhor das coisas, se você é um iniciante, está no lugar certo!

 

Em meu primeiro vídeo pelo iPod School (depois de dois anos postando pelo blog sobre programação AppleManiacos.com – que agora existirá aqui dentro do iPod School) ensino os conceitos básicos e extremamente necessários para todos que desejam fazer programas para o sistema iOS. Faremos um aplicativo que mostra o texto: “Olá mundo!”, algo extremamente simples que nos mostra como são feitos os aplicativos para iOS.

Grau de dificuldade:

  • Iniciante

Neste vídeo você aprende:

  • Os requisitos para se fazer um programa para o iOS;
  • Sintaxe da Objective-C;
  • Diversos conceitos, como OOP;
  • Arquivos que consistem o programa;

Conhecimentos mínimos:

Noção de programação em C, que é uma linguagem bem conhecida. Meus objetivos no vídeo não são ensinar C, tendo em vista que vários outros vídeos disponíveis no YouTube já dão uma boa introdução necessária à clássica linguagem C, e vendo alguns dele, você já compreenderá completamente tudo o que falo nos meus vídeos.

Assista o vídeo incorporado logo abaixo:

Código amigo:

UILabel *label =[[UILabel alloc]init];

[email protected]”Olá mundo!”;

label.frame=CGRectMake(20, 20, 200, 60);

[self.view addSubview:label];

[label release];

Download do projeto final – clique aqui! Como observação, lembro que há também os videos do meu extinto blog no canal do YouTube, porém os novos serão todos pelo canal do iPod School – se inscreva por lá para receber atualizações sempre que novos vídeos estiverem disponíveis!

Até mais, e na semana que vem teremos mais para vocês, aguardem. 😉