iPod School

Obsolescência programada é motivo para Apple ser processada

André BazagliaAndré Bazaglia

lampada

Obsolescência programada é a atitude de uma empresa de vender um produto já pré-programado para se desgastar bastante ao longo de um intervalo de tempo bem curto, forçando, assim, seu cliente a comprar mais e mais gerações do aparelho. Isso acontece onde você menos imagina. Lâmpadas podem durar, tecnicamente, um tempo muito maior do que o valor exemplar de mil horas que duram hoje. Em 1972, foi descoberta uma lâmpada em uma sala do corpo de bombeiros que estava acesa desde 1901. A ‘lâmpada de Livermore’, como foi entitulada, ganhou até uma festa de aniversário, e está acesa até hoje. Louco, não? Mas por isso que a lâmpada se tornou a primeira vítima da obsolescência programada, e o conceito facilmente se expandiu. Hoje, o conceito é o “motor secreto” da sociedade de consumo, sendo ensinado em cursos de designers e engenharia.

Sim… As lâmpadas duram pouco pelo mesmo motivo que seu iPhone 2G rodando o iOS 3.1.3 e seu iPhone 3G rodando o iOS 4.2.1 – últimas versões para cada um dos aparelhos – tornam-se praticamente inutilizáveis. Celulares que, em 2007 e 2008, eram responsáveis por representar uma revolução do desempenho e tecnologia, hoje tornam-se smartphones lentos e que nos passam a impressão que não respondem aos nossos comandos: tudo isso foi feito magicamente com atualizações de firmware. Por mais que a situação seja chata, ela é responsável por sustentar empresas e impulsionar o desenvolvimento tecnológico.

Ano passado, a Apple surpreendeu ao quebrar seu ciclo de uma geração por ano e lançar três iPads no mesmo ano: o iPad 3, o iPad 4 e o iPad mini. A empresa recebeu críticas e elogios por toda a blogosfera, mas a primeira ameaça surgiu agora: o Instituto Brasileiro de Direito de Informática acusa a maçã mordida de prática comercial abusiva na ocasião do lançamento do iPad 4 em terras brasileiras. A alegação é que o iPad 4 não trouxe evolução tecnológica efetiva, e a classificação de “obsolescência programada” é extremamente cara. De acordo com o Jornal do Comércio, caso a Apple perca, consumidores que adquiriram o tablet de terceira geração deverão ser indenizados pela empresa.

 

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Rubens

    Isso deveria acontecer com o iPad 2 também né! uahauauhaua 😛

  • Raysa Dias

    Muito chato pra quem comprou o "new iPad" como eu. Nada contra quem adquiriu o novo e tudo mais, mas poxa… Faz pensar se a empresa realmente merece tanta confiança diante da falta de respeito com o consumidor. O pior é isso: tornar as atualizações imprescindíveis para uso do aparelho e fazê-las nocivas aos mais antigos diminuindo sua vida útil.

    • Muito chato mesmo. Conheço gente que comprou o "new iPad" quando o iPad 4 já existia, pensando que era o modelo novo. Esse nome até causou esse tipo de problema!

  • Rodrigo

    Eles ganham a corrida antes mesmo da largada!

    • Guilherme

      Engenheiros detect

  • Mas se "não trouxe evolução tecnológica efetiva" o que os compradores do iPad de 3ª geração perderam?

    • Nossa, pensava que eu era o único que cheguei a refletir nesse ponto, haha.

    • iCrash

      Hahaha otima pergunta André Terra!
      Realmente, se nao houve nada de tao "inovador" nao deveria haver essa "revolta" por parte do publico que adquiriu o New iPad pouco antes do lançamento do iPad 4.
      Na minha opiniao, o Ego é o grande causador dessa "revolta".
      Esse desejo imbecil de ter o que ha de mais novo e moderno.

      • Concordo que essa revolta seja motivada em grande parte pelo ego, mas vai da mentalidade de cada um né. Eu por exemplo tenho um "ultrapassado" iPod touch de 4ª geração e por diversas vezes fiquei tentado a comprar um iPhone, mas ponderei e agora estou "na reta final" para comprar meu primeiro Mac, um MacBook Air de 13". Agora faço uma pergunta, será que o uso dos pobres consumidores lesados iria ser alterado se eles tivessem com um iPad 4?

        • iCrash

          Legal André Terra, é isso ai, nao vale a pena comprar nada por impulso, valeu a pena ter ponderado!
          Obs: será que nao seria melhor optar por um Macbook pro de 13"?rs
          Boa sorte na escolha e parabéns pelas conquistas! 😉

          • Obrigado amigo, inicialmente também fiquei em dúvida mas como meu uso é muito básico e passo praticamente todo dia na rua acabei optando pelo MBA, abraços.

    • Michael

      O problema é que pararam produção do iPad 3. '-' isso faz com que ele perca valor. Porém ainda produzem o iPad 2, ou seja, quem comprou o iPad 3 se prejudica, pois comprou um produto obsoleto.

      • Amigo o iPad 3 não está obsoleto, continua com o mesmo poder de processamento e as mesmas características que tinha antes. E o fato de não ser mais comercializado não afetou em nada seu preço de revenda, continua e sempre continuará sendo mais caro que o iPad 2.

        • Michael

          "E o fato de não ser mais comercializado não afetou em nada seu preço de revenda" da hora sua ignorância. rs.

          • Da hora mesmo sua falta de educação e parabéns pelo fantástico poder argumentativo, abraço.

            • Michael

              Preciso de argumentos quando alguém não sabe o significado de "ignorância" e ainda faz uma afirmação dessas? Acho que não. rs.

            • Argumentos em alguns casos podem ser desnecessários, já educação é sempre bem-vinda.

            • Michael

              "Sarcasmo (do grego antigo σαρκασμός "sarkasmos" ou "Sarkázein"; Sarx=“carne” Asmo= queimar “queimar a carne”) designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe" Fonte: Wikipédia.

  • Lucas Zombrilli

    Na minha opnião, a Apple lançou esse novo iPad para ele ficar compatível com o novo adaptador, sei lá, não ia fazer sentido atualizaram o iPhone, iPods e lançaram o iPad mini, todos já com lighting. E também não ia fazer muito sentido mudarem o adaptador e não atualizar o hardware, que provavelmente, já atualizaram na intenção de rodar iOS 7 tranquilamente, que com certeza será revolucionário.

  • iCrash

    No minimo 50% das pessoas que compraram o New iPad ja tinha o iPad 2 e compraram o novo sem a menor necessidade.
    Pelo menos aqui no japao foi exatamente isso que aconteceu.
    Somos acumuladores de coisas.
    Temos iPod nano, iPod Classic, iPhone 3g/s em nossas gavetas parados ha anos, temos iPhone 4/s, compramos o iPhone 5 e muitos ja estao prontos pra se livrarem dele antes mesmo do "iPhone 5s" ter sido anunciado. Temos iPad 2 que nas maos das crianças foram substituidos pelo velho papel e giz de cera, porque os pais compraram o New iPad ou o Mini iPad.
    Conheço muitos que compraram o iPad 4 pensando que haviam comprado um "New iPad". Temos computadores desktop, notebook rodando o windows em otimas condiçoes de funcionamento (desses que o pessoal ganha quando assina um novo plano de internet) mas, de 10 pessoas que conheço, 11 querem um Macbook Air, Pro, iMac retina, etc.
    Ai eu questiono, por que? Pra que? "Ah, disseram que esse é bom porque nao entra virus." Ou entao, ah, porque eu sou apaixonada pela maçã, quase tudo la em casa é Apple!"
    Enfim, o sistema fez exatamente como planejaram, somos as "prostitutas do momento", consumidores compulsivos.
    Compramos algo sem necessitar daquilo.
    Tantos aparelhos cheios de recursos, uma infinidade de aplicativos novos, mas de fato a maioria das pessoas nao usa mais do que 5 aplicavos com frequencia. ( e sem duvida alguma o Facebook é o mais usado entre eles) nada justifica esse desejo de comprar um modelo mais potente e moderno todo ano.
    Trabalhamos muito, temos tudo, só nao temos tempo pra usar.
    E acreditem, nao ha exagero algum no que eu disse.
    Eu trabalho com suporte tecnico em aparelhos da Apple e convivo intimamente com pessoas com esse tipo de perfil.
    As industrias estao inundando a terra com os mais variados produtos, nunca se produziu tanto, tudo descartavel, só nao admite quem nao quer.
    O seu sonho de consumo hoje é o lixo eletronico de amanha. E a Apple é sim uma das grandes responsaveis por isso, considerando o que aconteceu com varias geraçoes de iPod, iPhone 2G/3G e muitos outros iDevices que ja estao com os dias contados.
    Obsolescência programada, e dai?
    Ja fomos condicionados a aceitar isso com naturalidade. É uma bobagem se revoltar e esperar indenizaçoes… (Hahaha)
    A tecnologia nao vai esperar voce, ela sempre vai te surpreender com algo novo.
    A unica coisa que realmente incomoda (e quem trabalha nesse ramo vai concordar) é ter que comprar e estocar peças de reposiçao pra todos estes aparelhos…rs
    E que venha o iPad 5, o 6, o 7…

  • Diego

    Eu fiquei indignado e achei uma falta de respeito descarada com os consumidores.. mas pelo menos,no ipad 3,eles economizaram 300 reais,se comparado ao ipad 4,e ainda levaram um aparelho com siri,camera melhor e tela retina.. eu eu com o defasado 2.. fora o preço né,dos produtos,que são abusivos,um ipad pra mim tem que ser pelo menos 32gb meus 16gb sem nenhuma musica,está todo gasto.. lamentável. vocês tem previsão para o ipad mini e o iphone?

  • Dirceu
  • JanjaBoy
  • Caio Albuquerque

    Visito sempre aqui, mas não dá tempo de comentar.
    Desculpe André, mas não citar a fonte da matéria é triste, viu?

    Não me venha falar que você estava visitando o Jornal do Comércio por acaso e viu isso lá. Não custa nada colocar no finalzinho "via SITE", seja lá de onde você pegou. Exemplo: http://www.cultofmac.com/216902/did-apple-plan-fo

    Pode usar até a desculpinha esfarrapada do Blog do iPhone: "dica do leitor X". ^^

    Enfim, sua opinião foi interessante e plausível.
    Abraço,

  • Rodrigo Novoa

    Quanto tempo todos demoraram pra entender isso ?

    Eu gosto dos produtos Apple , tenho um Iphone 4s e um Ipod Nano (bem veinho ), mas a Apple sempre fez e sempre fará isso … a diferença dos Ipads 1, 2, 3 , 4 e os futuros , sempre será algo que já poderia estar no primeiro Ipad , mas isso acontece, porque as "prostitutas do consumo" pagam pra ter a Siri ou a tela de retina , ou bla bla bla, sendo que realmente utilizam isso no máximo 3 vezes ( 1º para ver como é , 2º pra mostrar pra alguem e 3º Abriu por engano ).

    E eu não vejo nada de errado na Apple fazer isso (até pq TODAS as empresas fazem ) , errado são as pessoas aceitarem ( porque quem troca de aparelho a cada 3 meses , ACEITA SIM ) e depois reclamar …sejamos menos hipócritas , por favor !.

  • iGuilherme

    Eu pulei do iPad 1 para o 3. Comprei o 3 no Brasil e um mês depois atualizaram para o 4. Me senti traído e mande até mensagem para Tim Cook, mas fiquei sem resposta. Era o esperado.

    Fui falar isso no blog MacMagazine, quase fui apedrejado. O povo lá é macfag até ao extremo.

  • Cleyton Joseph

    Em casa eu substitui os produtos que possuía onde usavam Windows/Linux por Mac OSX, pois além de sempre ter vontade de usar o OSX ele substituiu o Windows e Linux ao mesmo tempo: o Windows pelos apps e o Linux pela versatilidade da linha de comando quando preciso.

    Eu optei por ter apenas um iPad 2 e o iPhone 4S, pois acumular produtos é complicado mesmo, só compraria outro iPad pois minha namorada está fascinada pelos games no tablet. Então pra quem compra sem necessidade é algo muito tenso, mas depende de cada um pois se a pessoa não tem essa visão ela nunca achará isso errado, mas cada um faz o que achar melhor, só não vale reclamar pois ninguem aponta uma arma pra cabeça do consumidor pra comprar, o que seria justo é cada empresa parar de destruir a vida útil dos seus gadgets com firmwares que fazem os antigos não serem mais capazes como eram anteriormente.

  • Tenho um ultrapassado iPhone 3GS e confesso que nunca senti muita vontade de atualizar o gadget, não sentia muita falta das inovações do iPhone 4 e 4s, a não ser pela minha namorada que adora a câmera da frente que o o meu iPod touch 4 supre, mas desde que lançaram o iOS 6 minha vida virou um inferno, o smartphone está muito lento, e a cada atualização parece que piora, fora a bateria que vai embora em instantes! O jeito é ceder e atualizar para o iPhone 5, mas do jeito que as coisas andam tenho ate medo de comprar o 5 e eles lançarem o 5s logo depois rsrs
    Sou um grande fã do site, acompanho sempre, parabéns André!

  • Felipe Cardoso

    Tenho um ultrapassado iPhone 3GS e confesso que nunca senti muita vontade de atualizar o gadget, não sentia muita falta das inovações do iPhone 4 e 4s, a não ser pela minha namorada que adora a câmera da frente que o o meu iPod touch 4 supre, mas desde que lançaram o iOS 6 minha vida virou um inferno, o smartphone está muito lento, e a cada atualização parece que piora, fora a bateria que vai embora em instantes! O jeito é ceder e atualizar para o iPhone 5, mas do jeito que as coisas andam tenho ate medo de comprar o 5 e eles lançarem o 5s logo depois.
    Sou um grande fã do site, acompanho sempre, parabéns André!

  • Tenho um ultrapassado iPhone 3GS e confesso que nunca senti muita vontade de atualizar o gadget, não sentia muita falta das inovações do iPhone 4 e 4s, a não ser pela minha namorada que adora a câmera da frente que o o meu iPod touch 4 supre, mas desde que lançaram o iOS 6 minha vida virou um inferno, o smartphone está muito lento, e a cada atualização parece que piora, fora a bateria que vai embora em instantes! O jeito é ceder e atualizar para o iPhone 5, mas do jeito que as coisas andam tenho ate medo de comprar o 5 e eles lançarem o 5s logo depois rsrs
    Sou um grande fã do site, acompanho sempre, parabéns André!

  • Pingback: Dicas: como lutar contra a Apple no desempenho do iOS | iPod School()

  • Pingback: Windows Blue: o que esperar do sistema e da mudança do calendário da Microsoft | iPod School()

  • Pingback: Samsung trollando seus consumidores: Galaxy S4 de 16GB? | iPod School()