iPod School

O que o Backup do iTunes salva?

Caio CruzCaio Cruz

Para muitos usuários, a opção de armazenamento em nuvem no iCloud tem sido de grande ajuda para ter seus arquivos sempre salvos em segurança. O sistema protege e guarda arquivos como fotos, contatos, calendários, notas, lembretes, dados do Safari, passbook e Chaves — a lista completa você conferirá ao longo desta matéria. É uma opção muito eficiente se estiver precisando com urgência desses arquivos, visto que você só precisará de internet para tê-los de volta. Mas você já se perguntou em algum momento como faz para ter um backup completo do seu dispositivo, e é aí que entra em cena o Backup do iTunes.

O usuário pode se perguntar qual seria o backup sugerido para se fazer, e a resposta é que tudo depende da sua necessidade. Você precisa de dados básicos e algumas fotos? Pode fazer tranquilamente o armazenamento no iCloud, que já dispõe de 5GB livre para salvar, e aplicativos diversos oferecem backup direto em nuvem. Mas se você quer e/ou prefere um total backup do sistema, com mínimos detalhes e de sempre estar guardado em segurança no seu computador, a opção é o backup do iTunes.

O software da Maçã salva todos os seus arquivos, sendo iPhone, iPad ou iPod. Você não vai se preocupar em perder as mensagens do WhatsApp, nem mesmo o save do seu jogo, assim como papel de parede, horários de alarme, tendo somente uma ressalva específica as musicas do app nativo: é necessário que se tenha as musicas na biblioteca do iTunes para correta leitura. Tirando esse detalhe, o App guarda tudo em seu computador, fazendo assim que quando necessário esteja prontamente disponível a restauração dos seus arquivos.

Além de toda a comodidade de ter seu backup no seu computador, você ainda pode incrementar uma segurança a mais, usando criptografia na hora de salvar. O processo assim como o modo sem criptografia é rápido, e é necessário muita atenção para não esquecer a senha, uma vez que a restauração só ocorre com a inserção correta para prosseguir com os arquivos e dados de volta para o iGadget.

Para fazer o Backup

1. Conecte seu iGadget no computador e abra o iTunes. Aparecerá uma tela com seu aparelho e as informações básicas;
2. Clique em Fazer Backup Agora;
3. Aguarde o término.

Bkp-iTunes-1

Backup do iTunes salva o que?

A lista de dados salvos pelo backup do iTunes é:

Para restaurar o Backup

Para restaurar o processo é tão fácil como efetuar o Backup.

  1. Clique em Restaurar Backup;
  2. Escolha o arquivo (caso tenha mais de um);
  3. Aguarde o término.

Seguindo os passos anteriores, ao lado terá o botão Restaurar Backup. Caso tenha mais de um, você poderá escolher o backup, mais novo ou o mais antigo.

Apagando o backup

  1. Abra as Preferências do iTunes (Windows: Editar > Preferências | Mac: iTunes > Preferências);
  2. Clique em dispositivos;
  3. O iTunes mostrará o Backup com a data e hora em que foi feito. Passando o mouse por cima,
    aparecerá o número, IMEI e número de série do aparelho, para não ter dúvidas.
  4. Selecione o backup desejado;
  5. Clique em Apagar Backup;
  6. Confirme a opção;
  7. Clique em OK para fechar a janela.

Bkp-iTunes-2

Onde o backup do iTunes fica salvo?

Eventualmente, pode ser útil fazer um backup do backup — isto é, manter seu arquivo de backup em um local seguro mesmo após uma formatação de computador. É possível. O iTunes gera um arquivo que é salvo em um local que varia entre cada um dos sistemas operacionais.

Nossa recomendação

Por estarmos em temos de evolução constante do conceito de nuvem na era digital, recomendamos fortemente o uso do backup pelo iCloud — e dispensamos a manipulação de arquivos de backup feitos através do iTunes para computador, Em seu iPhone, seguindo o caminho Ajustes > Geral > iCloud, você pode gerenciar exatamente o que o backup do iCloud salva, marcando ou desmarcando dados que julgar relevantes.

backup-icloud

A posterior restauração pode ser feita a qualquer momento: quando você compra um novo aparelho que roda iOS ou quando você restaura seu aparelho atual. Na configuração inicial, o iOS será inteligente a ponto de identificar que você tem um backup salvo no iCloud, que é a nuvem da Apple, e perguntará se você deseja restaurar os dados salvos nele. Simples assim. Fica, portanto, a dica final: deixe a internet cuidar dos seus backups para você. Além de mais prático, é mais seguro que você não perca seus dados.

  • Nícolas

    meu Macbook foi roubado e tinha o backup “perfeito” la, é possivel num novo macbook eu ter uma copia exata do iPhone a partir do meu iPhone mesmo?

    • Oi Nicolas,

      Você tem seu iPhone. Faça um novo backup dele em um novo MacBook ou no iCloud mesmo. 😉

      • Nícolas

        As musicas que eu comprei, eu consigo baixar, mas que eu coloquei através da biblioteca, eu perco!?

        • Entendi. Você perdeu sua biblioteca do iTunes, então de fato perdeu as músicas sim. Seria o processo inverso: copiar do iPhone pro Mac. Achei um programa que faz isso pra você. Ele é pago, mas o modo “trial” deve atender. Veja se ajuda: https://www.macroplant.com/iexplorer/

          Forte abraço.

          • Nícolas

            =/ sim…
            Uau, dei uma olhada nesse programa, muito bom! Tenho só que esperar meu Mac agora kkkk
            Muuuuito obrigado André!
            Abraços

  • Jose Manuel Fernandes

    É o seguinte. Meu pai comprou um novo Iphone e antes de realizar o backup do antigo para passar para o novo ele já havia tirado muitas fotos. Ontem de tarde eu realizei o backup do antigo e passei para o novo, mas não tinha salvado as fotos do novo. Quando o telefone já tinha o backup do antigo fui olhar as fotos e as que existiam no novo tinham sumido e só havia as fotos do velho. Como faço para conseguir as fotos que sumiram?

  • Ana Claudia Veras Beltrão Didi

    Olá, fiz o backup do meu iphone, mas gostaria de extrair as fotos para visualizá-las no computador. Como faço isso ?

  • Pingback: iOS 9 é lançado publicamente | iPod School()

  • Henry

    100% de certeza que salva as mensagens do whats?