iPod School

O que há de errado com o Magic Mouse e dicas de como melhorá-lo

André BazagliaAndré Bazaglia

Hoje é dia 1º de abril, e a Apple completa 38 anos desde a sua fundação. De lá pra cá, a gigante de Cupertino se posicionou como uma das empresas mais revolucionárias do mundo. Parabéns, Apple. Mas esse tempo todo não foi o suficiente para uma empresa de tecnologia aprender a projetar mouses para o usuário final.

Tive a chance de ouvir – de uma fonte conhecida minha – rumores não divulgamos na blogosfera nacional ou internacional antes do Magic Mouse ser lançado. O que me falavam era que a Apple estava projetando um mouse incrível, algo de outro mundo. Na época, eu usada um Might Mouse, e apostei que a Apple finalmente inovaria ao anunciar um mouse que seja correspondente ao seu alto padrão enquanto empresa que inova no universo tecnológico. No entanto, os mais de quatro anos da minha experiência com o Magic Mouse (desde novembro de 2009 até a data de publicação desta matéria, em 2014) me provaram que foi puramente um engano meu.

Os mouses de 1983 se mostram superiores aos de hoje no quesito conexão: eliminando a remota possibilidade do cabo do mouse ser cortado, não há o que impeça a conexão dele com o computador.

Apple_Macintosh_Plus_mouse

A Apple não sabe fazer mouses, e não há fanboy que possa provar o contrário.

Dica: como evitar Magic Mouse desconectando toda hora

magic-mouse-papel

A dica ilustrada acima e explorada abaixo deve ser seguida obrigatoriamente por todo usuário do Magic Mouse que utilize seu Mac no dia-a-dia. Afinal, é bastante improvável que um usuário do Magic Mouse nunca tenha enfrentado o problema da desconexão automática do Mouse por mal contato.

  1. Remova a tampa inferior do Magic Mouse, visualizando o local onde as pilhas ficam localizadas.
  2. Corte um pequeno pedaço de papel.
  3. Posicione-o no topo das baterias, centralizando-o.
  4. Feche a tampa do Magic Mouse.

A sugestão funcionou perfeitamente para mim inicialmente. Arrisco que a uso desde 2012. No entanto, com o passar de um ano e alguns meses, o clássico problema da desconexão automática voltou a aparecer – e não há o que impeça-o desde então. Teste a dica e compartilhe suas experiências com a gente nos comentários. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Leonardo Balieiro

    Ué… Ele me atende.
    Não fica desconectando toda hora não… :/

  • Estranho, nunca passei por isso com o meu…

  • Nunca tive este problema também.

  • Tiago Pimenta

    Ele deve ter comprado no mercado livre rsrrsrsrsrsrs

  • Marcelo Pawlowski

    Nunca tive problema com o meu, 1 ano de uso continuo e nunca sequer desconectou. Acho que sou sortido :D.

  • Germano

    Tenho esse problema! Não é muito frequente, mas acontece uma vez por semana no mínimo. Vou testar a dica. Valeu!

  • Fernando

    Nunca tive esse problema também!

  • Marcelo

    Tenho esse problema diversas vezes … vou testar a dica.

    Outro problema que tive é que o Magic Mouse não funcionou com pilhas recarregáveis. Somente as normais, estranho não?!

    Obs. Comprado no Brasil, de uma revendedora autorizada.

    • Felipex360

      Tenho dois magic mouses e os dois foram trazidos dos EUA.
      Provavelmente por isso nunca tive esse problema de desconexão descrito na matéria.

  • Com pilha Duracell, o meu fica normal, mas se eu usar minhas recarregáveis Sony (original, antes que perguntem), eu tenho que fazer essa gambiarra.

    • Felipex360

      Uso as tais pilhas sony a mais de 2 anos e nunca tive se quer um caso de desconexão por causa das pilhas.
      Provavelmente seja um lote de produtos defeituosos que vocês pegaram.
      Alias, tenho 2 magic mouses e não os largo por outro por nada.

  • Maurício

    Perai… "esse tempo todo não foi o suficiente para uma empresa de tecnologia aprender a projetar mouses para o usuário final.", foi o que foi dito no post. No entanto, faz-se alusão apenas ao problema da conexão com o Mac. Em minha experiência, esse problema existe, da conexão.

    No entanto, não retira do gadget o brilhantismo! Ele é um mouse, em minha opinião, perfeito para o OSX. Então, nesse sentido, eu entendo que a Apple acertou sim ao fazer esse mouse. Mesmo que haja esse problema, no que diz respeito ao uso dele, ele é perfeito.

  • Pois eu não troco meu Magic Mouse por nada. Só queria que fosse bateria no lugar de pilhas, o resto é perfeito.

  • Felipe

    Descordo completamente da matéria… O Magic Mouse é muito bom!!!! Bonito e simples. E só fica desconectando toda hora se vcs usar pilhas ruins. Use pilhas de qualidade e vc nao terá problemas.

  • Ricardo Ribeiro

    4 anos usando o meu e nunca tive esse tipo de problema, a não ser quando as pilhas estão muito fracas que no caso utilizando 8 horas por dia duram uns 3 meses. O seu deve estar com problemas meu caro.

  • Ana

    Compra um magic trackpad, muito melhor.

  • Felipex360

    😮
    Sério que isso acontece com vocês???
    NUNCA tive problemas com meu Magic Mouse.
    Tenho dois e funcionam perfeitamente bem

  • Thiago

    Nunca tive problemas com desconexão. Tenho já há dois anos. Me irrita muito mais o peso e as dores pós uso contínuo, por não ser nem de longe um projeto que lembra o que é ergonomia.

  • Mesmo Problema!
    Desconecta a cada 2 minutos e reconecta em seguida (apôs 20 irritantes segundos) até que para de funcionar.

  • João PEdro

    Caramba, tenho tido esse problema a meses, coloquei o papel aqui, pronto! Perfeito, valeu cara!!! Nunca tive problemas com o magic mouse, mas começou a perder conexão direto quando comprei as pilhas recarregáveis da sony. Pois trabalho em studio de áudio e uso o máximo de rastreio. com isso o consumo é maior, tive que comprar as pilhas da sony pq ninguem merece pagar 10 reais em pilhas por semana hahaha, ta cada vez mais caro. Valeu pela dica, abraço

  • Clayton Martins

    Também resolveu o meu problema , ótima solução, só fica a curiosidade do porque esse pedaço de papel resolve esse problema.

    Obrigado

    • Clayton,

      O papel aperta mais as pilhas – elas não se deslocam e, portanto, o mal contato é evitado. 😉

      Um abraço.

  • Tenho dois Magic Mouse, um em casa e um no serviço, o de casa funciona perfeito, nunca tive problemas e o da empresa fica caindo toda hora, tem dia que não dá pra usar de jeito nenhum, eu acho que dá interferência com o Mac do cara ao lado!!!

    Coloquei o papel e até agora está funcionado normal…agradeço a dica!!! agora alguém sabe explicar o porquê o papel faz isso??? será que ele empurra as pilhas pro lado fazendo com que não se movam derrubando a conexão kkkkkkk

    Abraçosss

  • Leandro

    Tenho um Magic Mouse à mais de 3 anos, sempre utilizei pilhas recarregáveis da Sony e nos últimos dois meses tenho o problema de desconexão. Verifico o nível da bateria e está ok, para reconectar eu pressiono com dois dedos (click) e funciona. Parece-me realmente mal contato. Obs.: Mouse adquirido da Apple Store Brasil, pilhas e carregador originais Sony.

  • Fernando

    Diferentemente do que um animal ali pensa que o cara tenha comprado no mercado livre, o meu foi adquirido diretamente na loja da Apple no Shopping Bourbon em SP e tenho os mesmos problemas desde entao. Nada resolve essa merda, nem esse papel (fino ou grosso). Revoltante um mouse de 300 reais apresentar problemas desse tipo.=/

  • Catarina

    Mesmo problema, comprado por uma empresa autorizada que vende imensos produtos da Apple em Portugal (Fnac). Ao inicio achei que era pilhas, mas não. Mudo e três dias depois começa o problema da desconexão. Vou testar o papelinho agora…

  • MarcoS

    Eu uso 3 Magic Mouses e os 3 dão problemas. Parece ser um mal contato no polo positivo da pilha, reparem que o compartimento tem um furo onde esse polo tem que encaixar… Eu uso muitas pilhas recarregáveis de qualidade duvidosa e algumas parecem não encaixar legal ali, o que deve gerar o mal contato. O papel deve segurar melhor as pilhas nesse encaixe. Vou experimentar comprar pilhas Duracell…

    • Juvaldo Aguiar

      O meu estava com este problema. Só funcionava sem a tampa porque uma das pilhas (bateria) tinha que ficar com a ponta negativa,um pouquinho levantada para funcionar. Usei assim por um tempo,mas com o uso a bateria se movia e aí parava de novo.
      Abri o mouse, e com um alicate pequeno de bicos, consegui voltar as molas de lâmina da parte negativa,de forma que as saliências que fazem o contato com as pilhas, ficassem mais para fora, no compartimento das pilhas.
      Tornei a montar e o defeito desapareceu.
      Parece que devido a forma da mola, com o põe e tira as baterias, ela vai perdendo pressão, causando o mau contato. medida preventiva; Quando trocar as baterias, forçar o mínimo possível a mola da ponta negativa.
      Att

  • Olá, usei meu magic mouse por 3 anos sem qualquer problema de conectividade até que então a + – um mês atrás ele caiu no chão pela primeira vez para minha tristeza, e somente a partir daí começaram meus problemas, o que me trouxe aqui hoje, pesquisando no google por possível soluções, mas pelos jeito o bichinho está moribundo mesmo…

    É um produto de excelência, não sou fanboy, mas amo meu magic mouse, e como disse ele caiu no chão, e só então passou a dar problemas. Que pena, terei de comprar outro… Vale muiiiiito a pena!

  • Nando

    Valeu! Acabou de funcionar aqui. Apple e seus mouses zoados…

  • Marllus Bittencourt

    O meu magic mouse (comprado na apple store e com pouco mais de 3 meses de uso) tmb fica desconectando, mesmo com as pilhas 100% carregadas. Outro problema que me irrita mto é o seguinte: se o mouse ficar sem ser utilizado por uns trinta segundos (enquanto digito um texto, por exemplo), ele trava e em média 10 segundo para destravar.
    Alguém aí tmb passa por esse problema???

  • Erick Vilela

    Obrigado pela dica! Estava ficando irritado 🙂
    Para aqueles que comentaram que o mouse em questão devia ser do mercado livre, e outros dizendo que veio dos EUA. Comprei o meu Magic Mouse em Cupertino e apresentou o mesmo problema depois de 10 meses de uso.

  • Marcos

    Mesma coisa aqui. Vou testar agora o papel.. Mas o curioso é que também acontece com o meu teclado sem fio. Mas BEM MENOS frequente.. E meu mouse tb começa a ficar com lag depois que o iMac está ligado por um tempo. >:|

  • Rodrigo Vieira

    Eu notei que o meu perdia a conexão sempre que eu mantinha meu celular com bluetooth ligado bem ao lado dele. Não sei, mas pode ser interferência de frequências.

  • Hel

    O meu desconecta a cada 5 minutos. Comprei um iMac na Fnac e em menos de 2 meses já começou a falhar…
    O Magic Mouse do meu MacBook magicamente parou de funcionar tbm. Recomendo comprar de outras marcas. Funciona melhor e não dá problemas de conexão

  • Gabriel

    O meu tinha parado de funcionar. Com essa dica voltou a funcionar! VLW!!!

  • xereda

    Não tenho o problema de desconectar, mas ele parou de fazer a rolagem do cursor. Pesquisando vi que é um problema relativamente comum com o magic mouse. Infelizmente não tenho mais direito a suporte. Não tem o que fazer… 🙁

  • Rodolfo Dicastro

    Perfeito !

    Nossa não imaginava que era essa bobagem cara, e simplismente resolveu, de uns 4 meses pra fica ficava desconectando e conectando quase o tempo todo as vezes dava uma tregua, mas essa do papelzinho foi show, parabens !

  • Eric Sena

    O meu não está clicando mais, nem rola as paginas. Está conectado normalmente. ALGUÉM SABE ME INFORMAR SE É CONFIGURAÇAO?