Press "Enter" to skip to content

O que falta no iPhone para ele se tornar uma plataforma de games perfeita?

O Game Center é uma rede social da jogos lançada pela Apple a partir do iOS 4.2. Disponível para iPhones 3GS e 4 e para iPods touch 2G, 3G e 4G, além de todas as gerações do iPad, o Game Center, quando implementado em certo aplicativo, permite que os amigos se integrem por ele, seja para apenas ver pontuações ou para jogar online.

A ideia do aplicativo, no começo, pareceu fantástica, e a Apple realmente estava tornando seu gadget um aparelho melhor ainda para jogos. Mas será que o Game Center é bom o bastante para ser considerado uma grande rede social de jogos, à nível da Xbox Live ou da Playstation Network?

Minha opinião é que não, acho que o Game Center não chega aos pés das grandes redes sociais de jogos da Microsoft e da Sony, mas também acredito ele pode alcançar e até superar tais redes.

O que é legal no Game Center:

Os desenvolvedores têm uma lista enorme de APIs que podem usar para implementações melhores do Game Center em seus aplicativos. O jogo online automático, implementação de rankings dentro do próprio app e a possibilidade de conversa por voz durante o jogo são dois excelentes exemplos de boas implementações do Game Center em jogos. Sim, enfatizo a possibilidade de conversa por voz durante o jogo: acredito que poucos de vocês saibam, mas é até mesmo possível conversar por voz enquanto você joga. Legal, não é?

Além disto, os jogos para iPhone, iPod touch e iPad são extremamente baratos. Existem jogos maravilhosos gratuitos ou até por $0.99, contra aqueles jogos de mais de 100 reais dos dois clássicos vídeo-games de última geração: Xbox e Playstation.

O que falta no Game Center?

Bom, a lista de recursos que faltam no Game Center é grande, portanto sugiro que você vá até a cozinha pegar um cafézinho para passar o tempo enquanto você lê.

  • 1- Conversas por chat.

Particularmente, acho o Game Center um lixo. Não me sinto à vontade de chamar de “rede social” um aplicativo que nem menos permite que você envie uma mensagem ao seu oponente. Não há nem como mandar uma pequena “provocação” para um amigo seu que acaba de jogar uma partida online.

Ah, mas tem o iMessage! Sim, realmente o iMessage poderá facilitar a comunicação entre os usuários do iOS, mas algo dentro do próprio Game Center seria melhor ainda.

  • 2- Com quem vou jogar? Quem está online?

Além da implementação do chat, um recurso que faz muita falta nele é a possibilidade de ver quais amigos estão online e quais estão offline, para que você saiba quem convidar para jogar.

O ideal seria a implementação de um sistema inteligente que detectasse, entre seus amigos, quem está online e também tem o jogo que você tem aberto no momento e quer jogar instalado no iOS.

  • 3- Avatares, para maior interação do jogador.

A Microsoft permite que cada usuário crie cada boneco diferente e customize-o. É um recurso que não serve para nada, apenas para que o jogador possa perder um pouco de tempo na tela principal do Game Center. Ela é muito vazia, sem nenhum atrativo.

  • 4- Pontuação.

Ao lado do nome de cada usuário, deveria existir alguma indicação da quantidade de pontos de troféus acumulados. Comparando com as grandes redes, Xbox Live e PSN, na Xbox Live temos o número total de pontos das conquistas acumuladas, e no Playstation 3, na PSN, sei que existe um sistema parecido (prefiro não comentar pois não tenho um para testar). O fato é que os usuários devem ter uma pontuação exibida, para cada vez serem motivados a jogar mais, e competir com as pontuações dos amigos, afinal, este é o espírito da coisa!

  • 5- Download de conteúdo através de um portal no app.

Um portal onde fosse disponibilizado conteúdo “demo” dos melhores jogos e vídeos, assim como na Xbox Live, seria muito interessante. Além disto, notícias sobre jogos poderiam ser disponibilizados no portal, também.

A Apple deve perceber que ela tem um aparelho com um potencial extremamente forte para jogos, e que sua rede social para games não faz tão sucesso quanto poderia fazer. Este seria um passo importante para tornar o Game Center mais popular.

  • 6- Encontrar amigos facilmente:

No beta do iOS 5, a Apple já adicionou um recurso que achei bem legal: a sugestão de amigos e a possibilidade de achar amigos de amigos. A possibilidade de procurar amigos pelos seus respectivos nomes também seria uma maneira muito útil de encontrar amigos mais facilmente para adicionar na rede.

Muitas vezes, apagamos os jogos do iOS, ou apenas perdemos eles porque somos obrigados a formatá-los. Na opinião do nosso amigo Rodrigo, os saves dos jogos deveriam ser armazenados na nuvem, o que pode ser facilitado com a implementação do iCloud. Concordo com ele, a ideia é boa, até porque tais saves não passam de 1MB: são arquivos muito pequenos.

  • O que mais falta no Game Center?

Quero saber a opinião de vocês sobre o Game Center também. Deixe suas opiniões sobre recursos interessantes que a Apple poderia implementar na sua rede social de jogos na seção de comentários, logo abaixo desta matéria.

Sinta-se à vontade também para me adicionar no Game Center, terei o maior prazer de jogar com você. Meu nick lá é bazaglia.