iPod School

Hardware do iPhone 5S não é tão inovador quanto você pensa

André BazagliaAndré Bazaglia
iphone-5s-40-vezes-rapido

Me surpreendi ao ler uma notícia do jornal The Times of India que trazia o seguinte título: “Analista: O processador A7 do iPhone 5S não é revolucionário”. A matéria é feita em cima de um comentário de Patrick Moorhead, que além de presidente e principal analista da “Moor Insights and Strategy” é contribuidor da Forbes, uma conceituada revista norte-americana.

Será que, de fato, colocar 64 bits dentro do processador de um smartphone foi pura jogada de marketing da Apple? Antes de mais nada, vejamos alguns conceitos essenciais para uma interpretação concreta da situação.

Se o seu processador trabalha em 64 bits, ele pode operar números inteiros de até 64 bits de tamanho. Se ele trabalha em 32 bits, números inteiros de até 32 bits de tamanho são processados. Ora, com o dobro de capacidade, ao invés de duas viagens a cada ciclo de clock quando funcionando em modo 32 bits, o processador em 64 bits realizar apenas uma. E na prática, é exatamente assim. Processadores em 128 bits operariam mais rápido ainda, e os de 256 bits teriam o desempenho 8 vezes superior ao de 32 bits. “Ah, então vou projetar meu próprio processador de 256 bits, vendê-lo e ficar rico”. Não, não é bem por aí.

Entra o conceito de memória RAM. Ao contrário dos HDD’s e SSD’s, que são classificados como tipos de memória secundária, a memória RAM é a memória principal do seu computador. Ela salva dados que, posteriormente, serão manipulados pelo processador. Mas processadores de 64 bits precisam usar uma fatia maior da RAM para tirarem proveito considerável. Nasce, então, um problema: o iPhone 5S continuará, muito provavelmente – teremos certeza total apenas quando portais internacionais especializados em hardware confirmarem – com o restrito e limitado número de 1GB de RAM.

Assim, o real potencial de um chip 64 bits não é explorado, e 1GB continua sendo insuficiente. Usuários que necessitam de vários apps abertos no multitasking em estado “ativo” ao mesmo tempo sentirão falta de um aparelho com mais RAM. É inviável que um processador potente não venha acompanhado de bastante memória RAM; as duas peças de hardware devem andar quase que juntas.

Conclusão: os chips em 64 bits representam o adiantamento de algo que, inviavelmente, aconteceria no futuro de qualquer maneira. Mas por enquanto, os resultados práticos dos chips em 64 bits talvez não sejam tão consideráveis como esperamos.

Top

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Marketing? Quer dizer que você realmente acha que a apple é disso? tenso http://mobilexpert.com.br/mercado-telecom/materia

    • Eu não disse isso. O Patrick Moorhead disse. E ele é um nome forte dentro desse meio. Tenha certeza que ele tem base pra falar sobre isso.

  • Fernando Álvaro

    Excelente análise, iPod School. Parabéns por serem imparciais, ao contrário de outros blogs por aí que procuram autopromoção falando mal da concorrência.

    • Valeu pelo comentário, Fernando. Amamos trazer análises concretas e baseados em artigos confiáveis para vocês. \o/

    • Rodid

      É isso aí…

  • Não compara arquitetura intel com esse chip, é totalmente diferente. E isso ta fazendo realmente diferença. Se isso fosse marketing, como o iPhone se sairia melhor nos benchmark contra um samsung octa? paciencia

    • De fato, o bom trabalho da Apple na parte gráfica é incontestável. Bem observado, Thiago. Excelente colocação adicional, de verdade. Mas não foi isso que discuti no post. 😉

  • 1GB ? Só que não né !? A parada ainda nem veio pra rua e já estão arriscando especificações que nem foram anunciadas ? Realmente se for 1GB só, vai ser complicado, mas acredito que seja complicado eles fazerem essa besteira, o jeito é esperar pra ver.

    • Os rumores apontaram 1GB. E já que os rumores ultimamente acertaram tudo… Vamos ver.. rsrs

      • Rafael Valentim

        Vi uns rumores também de testes dizendo que ele só está perdendo pro novo Xperia

    • Grande

      Estou com vc nessa, Rafael, são críticas a algo que nem se quer foi testado lá pelo especialista ainda. Ao meu ver, sao críticas com pouco fundamento, pois a Apple tem mostrado que nao precisa ser cota nem nada pra fazer um aparelho com desempenho superior. Depois, a Apple sabe o que faz e se por acaso do realmente apenas 1giga de memória é pq mais nao faria diferença significativa. A Apple nao traz pro mercado produtos de qualidade inferior. Fato.

      • Se ele vier com 1GB de RAM, é porque a Apple achou que o público-alvo que ficaria satisfeito com 1GB de RAM é bastante abrangente. Não significa que 1GB de RAM é o suficiente pra mim, ou pra você.

  • Richard Mcmannus

    Mais um ilixo, nada de revolucionario, apenas e tao somente o que ja postulava Alfred Sloan Jr. "Obsolecencia Programada" ilustrando tudo isso como se 1gb de ram fosse uma mesa de 1 metro com 32 pessoas abrindo livros, revistas em cima dessa mesa( demontraria a capacidade da memoria ram e dos aplicativos ativos e stand by do procrssador) e a mesma mesa de um metro 1gb so que com 64 pessoas abrindo livros, e revistas ou seja: muitas pressoas pra pouca mesa

  • rah

    Esse iphone 5s rodando um ios 6 deve ser mais rápido que o inferno kkkkkkkkkkkk

  • Não é esse o caso… lembra que ficou no ar que o mestre Jobs deixou meio que implícito que em segredo, ainda criado por ele, aparecerá em épocas também escolhidas por ele, 10 novas tecnologias??? Está na cara que não iriam colocar algo tão fora da realidade agora, se podem ganhar bem mais inserindo-as no mercado de devagar e logicamente, com um planejamento absurdo de calculado. O diferencial deste, para mim que agora pirei quando vi o lançamento, é apenas o leitor biométrico, o resto são coisas melhoradas. Temos muito a receber ainda da Apple e o mercado sempre trará das outras uma concorrência de auto nível também.

    • Edilton

      Criadas por Jobs? Desde quando Jobs criou algo?

  • Luis

    O raciocinio não é tão complexo assim. Pra que usar os 64 bits em "plena potencia" se nao há, ainda, aplicativos que usarão toda a sua autonomia? A Apple apenas plantou a semente para colher frutos desta tecnologia, provavelmente no Iphone 6. Até lá já teremos apps "desenhados para 64bits".

    • niko

      Na Keynote ja apresentaram o novo infinity blade iii ja programado para 64bits

  • Só há ganho de perfomance com 64 bits acima de 3 gbs de memória. Informação importante para quem tem um iphone 5 como eu e estava pensando em trocar. Vou esperar o iphone 6.

  • ipodschool

    falar para que, este andre bazaglia decidiu virar a casaca. Como sabe que so vai ter 1gb de ram?

  • Rafael

    Andre , perguntei em um post e você não me respondeu , sem problemas por não ter respondido , mas a pergunta é a seguinte , você tem precisão de quando deve lançar o JAILBREAK para ios 6.1.3 ? e na sua opinião ( que para mim é relevante) qual é melhor opção ios 7 ou JAILBREAL IOS 6.1.3

    • O jailbreak para iOS 6.1.3 existe, mas não foi lançado pelos hackers. Não me arrisco a dar uma precisão. Se você faz questão do jailbreak, talvez a melhor opção seja se manter na versão 6.1.3. Caso contrário, atualize para o iOS 7. Ele está incrível e até torna o jailbreak menos necessário ainda. Muito do que o jailbreak faz o iOS 7 faz nativamente. 😉

  • Joao

    Quando começaram os boatos que o note 3 teria 4gb de RAM já imaginava que seria em um processador de 64bits. Fiquei surpreso quando soube que a Apple foi a primeira a colocar e que o note "só" vira com 3gb.

  • Juan Fangio

    Saudades do 6120…

  • João

    O que vale da Apple é o sistema… Todo hardware ultilizado pela apple é apenas pra rodar perfeitamente seu sistema… O que adianta aqueles processadores octacore, 2,3GB de memoria e um sistema tão merda e instavel que mesmo assim vai ficar travando… O iphone nunca, jamais me deixou na mão, o android sim, tenho um iphone 4S e um galaxy s4… Mesmo assim prefiro 1000 vezes meu apple, até o galaxy s4 trava de ter que tirar a bateria, tenho mei iphone com ios7 e nao trava nadinha de nada

    • MatheusGiRaFa

      Já tive um iPhone 4S e no momento tenho um Galaxy S4, falo isso mostrando o meu perfil de hard user.

      No meu GS4 costumo fazer downloads e ficar respondendo mensagens no WhatsApp e vendo vídeos ao mesmo tempo.

      Acontece que isso eu não consigo fazer no iPhone, o sistema não tem multitarefa real, é superfácil um sistema rodar fluido sem ter nada rodando em segundo plano, uma das coisas que mais faço no meu Android é multitarefa e o SO da Apple decepciona totalmente nesse quesito, voce paga um preço muito alto pela "estabilidade"(se é que pode chamar de estável um sistema que não mantem nada em segundo plano).

      Estou rodando o Android 4.3 no meu S4, desde quando comprei, sem nenhum travamento ou lentidão, há não ser no dia que coloquei 7 arquivos baixando ao mesmo tempo, dava para mecher no smartphone, mas a barra de notificações não descia( ou tinha slowdown nela) Mas é plausivel, 8 downloads não sao brincadeira