Press "Enter" to skip to content

O multitasking do iOS feito do jeito certo

O multitasking do iOS é um erro que a Apple não corrigiu desde os últimos 4 anos, quando a funcionalidade foi implementada pela primeira vez. Umas das grandes limitações do multitasking do iOS sempre foi, desde que ele foi introduzido pela primeira vez no iOS 4, o tamanho da tela. As 3,5 polegadas da geração mais nova do iPhone na época eram insuficientes para proporcionar uma experiência de multitasking em tempo real. No caso do iPad, não há desculpa para a não-implementação de um multitasking real: “multitasking” significa realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Salvar o estado de um app e congelá-lo até a próxima abertura não é bem realizar duas tarefas de cada vez. É no máximo minimizar uma tarefa e trocar para outra sem perder os dados na próxima abertura da tarefa minimizada.

Agora, com o lançamento dos iPhones com telas maiores (4.7″ e 5.5″), além da linha de tablets da Apple, desenvolvedores tomaram liberdade para dar um passo além da Apple. Por meio do jailbreak, podemos ir além e usar, de fato, dois apps ao mesmo tempo. Aproveitando a tela grande e usando o multitasking real.

O tweak explorado hoje será o ReachApp. Existem alternativas no Cydia, mas nenhuma que combina tantas funcionalidades em um pacote completamente gratuito.

Demonstração

Conceitualmente, a proposta parece incrível. E na prática? Confira o vídeo da versão beta.

Como instalar?

Primeiramente, note que o tweak está em fase beta. Isso significa que ele é sujeito a bugs, falhas e instabilidades. Se você quiser prosseguir mesmo assim, siga os passos.

  1. Abra o Cydia;
  2. Na aba “Sources” (repositórios), toque em “Edit” no canto superior direito;
    Toque em “Add” e digite o seguinte endereço na janela que surgirá na tela: http://elijahandandrew.com/repo/;
  3. Aguarde o processamento do repositório e, em seguida, busque o pacote ReachApp no Cydia.

Seu uso é simples: basta tocar o sensor do Touch ID duas vezes seguidas que os dois apps mais recentes da aba multitasking são posicionados na tela do iOS: um em cima e outro em baixo.