iPod School

[Review] iPhone 3GS e iOS 4

Alex CazarotiAlex Cazaroti
O iPhone 3GS sempre foi um excelente smartphone, mas estava devendo alguns recursos que os usuários sempre desejaram. Com o iOS 4, o iPhone se torna um aparelho quase completo, e agora você confere os principais recursos.

Tela
O iPhone 3GS possui uma tela com uma camada oleofóbica que reduz bastante o acúmulo de gordura além de tornar a sua limpeza mais fácil. Ela tem o tamanho de 3.5 polegadas com resolução de 480×320 pixels com 163 ppi.

Desempenho
O desempenho do iPhone 3GS é excelente, seja ao abrir aplicativos ou carregar páginas na internet, tudo é feito muito rápido e suave. Tudo isso graças ao seu processador ARM Cortex A8  de 600 MHz, mais 256 MB de memória RAM e um chip gráfico PowerVR SGX535 com suporte a Open Gl 2.0 que proporcia jogos com gráficos muito melhores. Agora com a atualização para o iOS 4, o aparelho aparenta ser sensivelmente mais rápido, principalmente nas animações de telas.

 

Multitarefa
Provavelmente o recurso mais esperado pelos usuários, o multitarefa, que permiete executar várias tarefas ao mesmo tempo, agilizando a vida do usuário. Ele não deixa o aplicativo totalmente funcionando em background, por isso é mais considerado com um “App Switcher” (Troca de aplicativos), mas já funciona bastante. Para acessar o multitarefa, basta apertar duas vezes o botão home:

 

 

Deslizando para os lados, é possível ver os outros aplicativos usados recentemente, e para a esquerda, você encontra os controles do iPod e o ‘Lock-Screen”.

 

Segundo Steve Jobs, não é necessário fechar os aplicativos pois eles não consomem memória nem bateria, mas no caso de haver muitos aplicativos abertos, fica difícl encontrar o que se deseja usar no momento, portanto, para fechar os apps, bastar segurar qualquer programa nessa barra multitarefa que um sinal de menos aparecerá, bastando tocá-lo para fechar.
 

Tela Início
Agora é possível adicionar papéis de parede na tela início, e não somente para a Lock-Screen (Recurso disponível somente para iPhone 3GS). Você pode definir o mesmo fundo para ambas as telas ou escolher um para cada uma.
Pastas
Um recurso simples, mas que ajuda na hora de organizar seus aplicativos, evitando o uso de várias telas para procurar o programa que quiser. Para isso, segure um aplicativo até que todos fiquem tremendo, e arraste-o em cima de outro aplicativo para que formem uma pasta. O nome da pasta é criado automaticamente de acordo com os aplicativos agrupados, mas podem ser alterados conforme desejar.

 

Câmera
A câmera recebeu o Zoom Digital de 5x, porém seu uso é recomendado somente para ambientes com muita luz, caso contrário a imagem sairá toda granulada.

 

 

Vídeo
Antes o Tap to Focus funcionava apenas antes de gravar um filme, e com o iOS 4, você pode mudar o foco durante a gravação sem nenhum problema. A filmagem é feita com qualidade VGA a 30 frames por segundo.
Safari
O navegador não recebeu melhorias, apenas foi incluído o sugestões de busca do Google:
 

E também é possível escolhedor seu buscador padrão entre Google, Yahoo e Bing:

 

Mail
Agora o iPhone conta com o sistema de conta de e-mails unificados, alem de agrupar os e-mails que são do mesmo remetente.

 

 

Fotos
A galeria de fotos pode ser vista tanto na vertical como na horizontal, além de organizar as fotos por Albuns, Eventos, Rostos e Lugares.

 

 

Spotlight
Agora é possível realizar pesquisas não somente nos dados internos, mas também pelo Google e Wikipédia.

 

Mensagens
Uma inclusão bem-vinda é a contagem de caracteres, assim temos um maior controle sobre o tamanho do sms que queremos enviar. É necessários habilitar esta função em Ajustes > Mensagens > Contar Caracteres.

 

iPod
A única diferença que notei no iPod foi que ao clicar em algum álbum, aparece a lista das músicas, a capa do álbum, o ano em que foi lançado, quantidade de música e tempo total da duração do álbum.
Mapas
Agora o mapas possui um sistema de localização mais rápido e preciso. (Testado e funciona muito bem, aqui em casa ele não mostrava a rua certa, após a atualização isso foi corrigido!)
Teclado
Além do teclado inteligente mais eficaz, agora é possível usar um teclado físico via Bluetooth.
Youtube
Agora é possível ver vídeos na vertical (Não muito recomendado, pois o vídeo fica minúsculo!)

 

 

Cortar, Copiar, Colar e Substituir
Além de cortar, copiar e colar (recursos disponíveis desde o iOS 3) agora é possível substituir também, seja textos, fotos ou entre aplicativos.
App Store
Este é o segredo do sucesso do iPhone, sua loja de aplicativos é a maior e melhor do mundo dos smartphones, possuindo atualmente mais de 200.000 aplicativos dentre gratuitos e pagos. Você pode achar de tudo mesmo para o celular!!! (Eu adoro os jogos!!!)
 

iBooks
A Apple inaugura a sua loja de livros, podendo achar diversos títulos, além de oferecer a possibilidades de baixar e visualizar arquivos em PDF diretamente pela biblioteca do iBooks. A visualização de livros e documentos é muito boa, e você pode aumentar ou diminuir a fonte, marcar a página que estava lendo para voltar posteriormente e controlar o nível de brilho.

 

 

Controle por Voz
O controle de voz permite que você execute tarefas simples como escolher músicas dizendo apenas o título, nome do autor ou do álbum, realizar ligações, pedir para tocar músicas parecidas com a que você está ouvindo, entre outros. Para ativar o controle por voz, basta segurar o botão home até que a tela azul apareça.

 

Bússola
A bússola interna parece um recurso inútil, mas se mostra muito útil quando usada em conjunto com o mapas, pois permite que você se localize melhor, apontando para a direção que você segura o iPhone.

 

Ajustes
Com o iOS 4, é possível desligar os dados do celulares para bloquear o consumo de dados da internet:
 

Você também pode definir quais arquivos serão pesquisados no spotlight:
 Definir quais aplicativos usarão o serviço de localização:
  E ativar código para bloqueio do iPhone:

 

Bateria iPhone
No iPhone 3GS é possível ver o medidor de bateria em porcentagem, o que permite uma noção melhor do uso do gadget. A Bateria do iPhone tem boa duração, eu por exepmlo consigo um dia e meio sem recarregar, com uma média de uso de 6 horas.

 

Conclusão
O iPhone 3GS já era um dos melhores smartphones do mercado, e com o iOS 4, a Apple se firma ainda mais nesse mercado que tem se tornado extremamente competitivo. Todos os recursos novos, apesar de esperados há muito tempo, torna a experiência do usuário e a usabilidade ainda mais prática e eficaz. Mesmo com o lançamento do iPhone 4, o 3GS ainda é uma ótima opção, já que a quarta versão deve ser lançada somente em setembro (se não for adiada devido a alta demanda), e com um preço alto. Se você não liga para vídeo chamada, uma câmera melhor com flash, um processador mais rápido e a tela de retina, o 3GS pode servi-lo muito bem, já que o iOS 4 tornou ambos os aparelhos similares. O iOS 4 ainda é o melhor sistema operacional para dispositivos móveis, mas devido ao avanço rápido do Android (a versão 2.2 apresenta funcionalidades muito boas e com o anúncio da versão 3.0 que usará uma interface 3D) é melhor que a Apple comece a trazer mudanças na interface que já está ficando um pouco repetitiva e manjada, além de oferecer uma maior liberdade ao usuário (É terrível ter que transmitir fotos, músicas e vídeos usando somente o iTunes, não poder usar o aparelho como um pen-drive, entre outros).

Ex-autor do iPod School

  • Tati

    Ótimo informativo, Acabei de comprar meu 3GS e através do seu texto fiquei sabendo coisas muito interessantes obrigada

  • Gostei vou comprar