iPod School

O ciclo de vida do iPhone, iPad e iPod.

Alex CazarotiAlex Cazaroti

No mundo da tecnologia, onde mudanças e novidades ocorrem a todo momento, é normal que diversos gadgets muitas vezes acabam ficando obsoletos ou ultrapassados, seja devido ao hardware ou ao software. Com isso, muitos vezes somos obrigados (ou influenciados) a trocar nossos aparelhos por uma versão mais recente.


Pensando nisso, vamos analisar o ciclo de vida dos produtos da Apple, que parecem seguir um padrão, pelo menos tem sido assim até hoje.

Anualmente, a Apple sempre irá lançar uma nova versão dos seus produtos, como o iPhone, iPad e iPod touch. Porém em muitos casos as mudanças feitas de uma versão para outra em termos de hardware não são tão drásticas, o que pode fazer com que você aguarde pela próxima versão no ano seguinte.

Portanto, nesse momento é que o software desempenha um papel essencial. Aparelho com software antigo ou desatualizado é algo terrível. E pelo que é possível se observar, a Apple oferece suporte a atualização de software por 3 anos.

– O primeiro iPhone foi lançado com o iOS 1, e recebeu atualizações até o iOS 3.1.3.
– O iPhone 3G foi lancado com o iOS 2 e foi atualizado até o iOS 4.2.1.
– As mesmas condições são validas para o iPod touch 1g e 2g.

Portanto, por analogia, podemos dizer que:

– O iPhone 3GS e o iPod touch 3g serão atualizados até o iOS 5;
– O iPhone 4 e iPod touch 4g serão atualizados até o iOS 6;
– O iPad 1 será atualizado até o iOS 5;
– O futuro iPhone 5, juntamente com o iPad 2, deverá ter atualizações até o iOS 7.

Resumindo: esse é uma das maiores vantagens do iOS em relação ao Android: ao adquirir um gadget com iOS, você sabe que pelo menos durante 3 meses, ainda terá direito a atualizações, coisa que não acontece com o Android.

Quantos usuários compraram um smartphone que ainda sequer receberam alguma atualização, ou não estão com a versão mais recente? Um exemplo é o suposto concorrente do iPad 1, o Galaxy Tab, que não receberá atualização para o Android 3.0, que é exclusivo para tablets.

Mesmo que seu gadget da Apple não seja o mais recente, você ainda poderá desfrutar dos novos recursos de alguma atualização do iOS no seu “velho” aparelho.

iOS

Ex-autor do iPod School