iPod School

Novo sistema operacional Windows Mobile 6.5 não é páreo para o iPhone

iMarkiMark

Os progressos do Windows Mobile 6.5 e um renovado serviço online é sempre bem vindo, só que infelizmente a Microsoft ainda deixou a desejar.

Conforme havíamos antecipado aqui no blog, o novo sistema operacional da Microsoft para smartphones foi introduzido no Brasil por ela, e pela operadora TIM. De início, estão disponíveis três modelos com o Windows Mobile 6.5: Omnia II, da Samsung, Touch 2, da HTC e GW550, da LG.

Os novos smartphones, trazem consigo a recém-criada marca Windows Phone, com previsão para chegar as lojas da TIM em novembro.

Esta nova empreitada, é de suma importância para a Microsoft. Dados indicam, que nos últimos cinco anos, o pessoal de Redmond viram sua participação no mercado mundial de smartphones cairem de 24% para 9%, conforme afirma a Gartner Group.

Estes novos smartphones, trazem a marca Windows Phone

A Microsoft aposta todas a suas fichas no novo Windows Mobile 6.5, para congelar as quedas nas vendas, até a chegada do Windows Mobile 7, com previsão para 2010. Mas, pelo que foi avaliado, ainda não é suficiente. Embora tenha havido avanços, o novo OS da Microsoft, ainda fica atrás de seus rivais, o Android e o iPhone.

No mercado de smartphones está ocorrendo o contrário do que acontece no de PCs. Não houve muitas novidades no mundo dos PCs, com o sucesso dos netbooks, os computadores pessoais tiveram queda nas vendas, no caso os netbooks, eles não tem muitos recursos, para ganharem praticidade e preços mais em conta.

No caso, como o sistema operacional tem relação direta com o hardware, não se esperam muitas novidades no Windows para PCs. O Windows 7 vai agradar porque, ao invés de trazer novos recursos, só aperfeiçoou o que já existe.

Agora, no mundo dos smartphones, o cenário é diferente. Na parte de hardware, as novidades que surgiram nos últimos anos foi impressionante: telas touchscreen, Wi-Fi, 3G, GPS e acelerômetro…Naturalmente, é de se esperar que os sistemas operacionais para smartphones, se renovem constantemente, para tornarem funcionais os novos recursos, tentando tirar o melhor proveito deles.

E, nas avaliações vistas até agora, o Windows Mobile não tem acompanhado esta evolução com rapidez suficiente.

Ponto fraco-Ainda que a tela inicial do Windows Mobile 6.5 tenha grandes ícones, para uso com os dedos, a caneta style, ainda se torna item obrigatória para digitar palavras e para utilizar a maioria dos aplicativos. Item, apontado como ponto fraco pelas avaliações. Em smartphones com telas touchscreen, espera-se usar somente os dedos para maior praticidade.

Windows Marketplace for Mobile-O sucesso da App Store, da maçã, mostra que o usuário gosta de uma loja centralizada, onde os programas são previamente oficializados pela empresa responsável. A loja de aplicativos da Microsoft estréia com pouco mais de 256 aplicativos, número que deve aumentar com o passar do tempo.

Internet Explorer Mobile-Nesta nova versão traz como aperfeiçoamento, uma maior facilidade para aumentar, diminuir ou trocar a página que está sendo visualizada. Incorporou também uma versão reduzida do Flash, da Adobe. Só, que pelo que foi visto, não tem a mesma praticidade do navegador Safari do iPhone e do Ópera Mobile.

My Phone-Embora existam serviços semelhantes, esta novidade para sincronizar dados e manter cópias de backup na nuvem é boa. É gratuito e pelo visto, bem prático. Porém tem um ponto negativo: My Phone Premium, que é a versão paga, oferece a opção de travar o smartphone caso ele seja roubado, só está disponível nos Estados Unidos.

Só que analisando de um modo geral, a interface do Windows Mobile 6.5, passa a impressão de estar ultrapassada, além de não parecer muito prática. Já é tempo de pensar em mudanças profundas.

Abraços

Via


Paulistano, mas cearense de coração. Pai de dois filhos, sendo um autista.

  • Gabriel

    O UNICO celular com Windows Phone 6.5 , capaz de botar o iPhone no chinelo , é o :
    HTC HD2
    Tela multi-toque , capacitiva , 4.3″ , Snapdragon ( 1Ghz ) , HTC Sense etc…
    Assistam esse video :
    http://www.youtube.com/watch?v=HmrXrQUZgwE&feature=player_embedded
    é uma comparação , voceis irao conhecer o poder desse “aparelinho”…