Press "Enter" to skip to content

Novo iOS 5, em um novo nível

Hoje tivemos ótimas novas com a WWDC 2011, mas uma das mais interessantes foram as sobre o novo iOS 5, que está recheado de novidades e de ideias que muitos de nós vínhamos especulando nesses últimos dias.

A Apple, mais uma vez, mudou o contexto de sistemas móveis, desta vez tendo em vista um fator: PC-Free. Ao pé da letra, teríamos algo como livre de PC’s, ou seja, os novos sistemas móveis da Apple, ou simplesmente iOS, não precisariam mais de computadores para sua utilização. Mas vamos deixar isso por ultimo e dar uma olhada no que a Apple trouxe de novo para nós:

Centro de Notificações:

Com o Centro de Notificações dizemos adeus à notificações perdidas, números de notificações acima de cada aplicativo e um sistema simples e falho de avisos no iOS. Agora temos um lugar onde se reúnem todas as notificações que passam  pelo seu device, podendo ser lidas depois e até guardadas.

No Centro de Notificações temos também alguns “projetos” de widgets, como clima e bolsa. Essa é a imagem do Centro de Notificações, que para ser aberto, basta deslizar o dedo da barra superior para baixo, como se puxássemos a janela para baixo.

Como é perceptível pela imagem, as janelas de notificação, também chamadas de notificações Push, sofreram uma grande mudança, agora assemelhando-se ao Tweak MobileNotifier, com um sistema animado muito bonito.

Agora, na Lock Screen, podemos visualizar nossas notificações, além de apenas precisar deslizar o ícone das mesmas para abri-las.

 

iMessage:

Sempre houve aplicativos que utilizavam a rede de dados do iDevice para enviar mensagens para outros aparelhos, mas com o iMessage é bem diferente. Com o iMessage, não é preciso baixar ou instalar aplicativo algum, todo device com o novo iOS 5 virá com ele. Isso mesmo iPads, iPhones e iPods touch. Assim poderemos trocar mensagens em tempo real com texto e media entre vários devices sem precisar pagar pelo serviço, utilizando apenas a 3G ou Wi-Fi.

 

Newsstand:

Basicamente é uma banca de jornal no seu iOS 5. No Newsstand você poderá baixar suas revistas e jornais e lê-los sempre que quiser. Semelhante ao iBooks, porém para revistas e jornais.

 

 

Reminders:

Sabe quando precisamos anotar alguma tarefa e muitas vezes recorremos ao aplicativos Notas mas sempre esquecemos depois? Pois é para isso que veio o Reminders. Com ele podemos criar listas, tarefas e objetivos, onde podemos adicionar informações como local, data, horário e outros. O Reminders nada mais é que uma lista “To Do” (a fazer) nativo no novo iOS 5.

 

 

 

Twitter:

“Aleluia” – Alguns vão dizer. Isso mesmo, agora o Twitter tem, mesmo que não seja completa, uma integração no iOS. Na teoria, você terá um atalho nos Ajustes do seu iOS para baixar o Twitter.app, após isso poderá fazer o login e poderá enviar fotos, contatos e localizações do Mapas.app via Tweets, sem sair do aplicativo onde você estava. Mesmo com isso, depende-se do Twitter.app para “tweetar” loucamente (por enquanto, não é Jailbreak?).

 

 

 

Câmera:

As mudanças na Camera.app são:

-Atalho rápido na Lock Screen.
-Travar Auto-Foco e Exposição.
-Fotografar usando o botão de volume.
-Grade para fotografia e Zoom modificado.

 

Fotos:

Alguns recursos inspirados no iPhoto do Mac agora estarão disponíveis no iOS 5, assim como:

-Enhance (melhorar cores da imagem).
-Recortar e Girar.
-Remover olhos vermelhos

Agora podemos fazer pequenas edições rápidas no próprio iOS 5, assim evitando o uso de outros aplicativos, no iOS ou no Mac.

Safari:

Tivemos duas mudanças no Safari para iOS, que são:

-Adição de abas explícitas (somente para iPad, até o momento).

-“Leitor”, assim como no Mac.

Com o “Leitor” podemos salvar páginas para lê-las depois, até mesmo sem internet, como um leitor off-line.

 

PC-Free:

Eis a grande revolução do iOS 5: Distanciamento dos iDevices dos computadores convencionais. O PC-Free trás grandes novidades que tendem a extinção de cabos USB para realizar várias atividades com o device. Dentre essas novidades temos:

-Set Up pelo próprio aparelho.
-Sincronização com o iTunes através de uma rede Wi-Fi.
-Atualização de firmware pelo device.

 

Outras Novidades:

Mail:

Sua caixa de entrada está prestes a receber algumas grandes novidades. Formatar texto utilizando negrito, itálico ou fontes sublinhadas. Criar travessões no texto da sua mensagem. Arraste para reorganizar a nomes em campos de endereço. Bandeira de mensagens importantes.Caixa de Spam. Se você estiver procurando por um e-mail específico, agora você pode usar a busca para pesquisar no corpo das mensagens.
Calendário:

Pequenas mudanças, principais com o iCloud

Game Center:

A grande novidade do Game Center é poder ver os amigos de seus amigos, facilitanto seu uso e disperção, fazendo assim mais popular. Com isso e mudanças de performace, espera-se que a plataforma de jogos mais popular do mundo tenha um sistema de integração a altura.

Multitasking Gestures para iPad:

Os gestos multitarefas estarão, nativamente, nos iPads 1 e 2, podendo ser desativados, fazendo assim desnecessário o uso do botão Home do iPad.

AirPlay Mirroring para iPad 2:

Veja tudo que se passa na tela do seu iPad 2 na TV, tela ou projetor, usando a Apple TV ou o adaptador HDMI, como um espelho. Anteriormente só era possível visualizar algumas coisas, como vídeos, fotos e outros arquivos. Com o AirPlay Mirroring é possível ver tudo, até a Spring Board.

Pois é, pessoal, o iOS 5 está repleto de novidades, e é claro, isso muda tudo, de novo.

Disponibilidade:

O iOS 5 já está disponível para desenvolveres, e seu lançamento oficial está marcado para o outono americano, próximo de Setembro.

Compatibilidade: