iPod School

Novo bug descoberto no iPhone e iPod touch, desta vez nos e-mails!

André BazagliaAndré Bazaglia

Uma nova falha de segurança foi descoberta no iPhone e iPod touch.

Quando você apaga uma mensagem de e-mail do seu iPhone ou iPod touch com o firmware 3.0 pelo aplicativo nativo dele (Mail.app), a mensagem ainda pode ser obtida através do Spotlight, conforme prova uma falha de segurança descoberta por um leitor do Cult of Mac.

Isso pode ser um risco de segurança a mais para os usuários de iPhone ou iPod touch, e, pela falha, o usuário pode até expor informações confidenciais a quem se apossar de um aparelho por algum motivo, querendo checar algo rapidamente pela busca.

O vídeo acima mostra na íntegra o procedimento para se chegar ao bug. Após excluir um e-mail permanentemente, esvaziando a lixeira, ele ainda pode ser obtido pelo Spotlight em duas cópias aparentemente iguais. Ao abrir o primeiro em ordem cronológica, o Mail trava, e numa segunda tentativa o aparelho consegue abri-lo, porém com uma mensagem dizendo que o mesmo não está devidamente formatado para visualização.

Voltando ao Spotlight a executando o mesmo procedimento com a segunda mensagem, o conteúdo é exibido, como se nunca tivesse sido apagado do aparelho. A barra de menus mostra o estado da lixeira erroneamente, dizendo que a mensagem em questão “é a primeira de 0”.

Os testes foram feitos até o momento em contas POP — usadas normalmente por provedores de serviços de internet —, mas o bug aparenta afetar clientes IMAP da mesma maneira, incluindo MobileMe, Gmail e contas Microsoft Exchange, que podem expor dados ainda mais sigilosos a outras pessoas, caso sejam de corporações. Como a Apple não comenta falhas de segurança até que tenha feito a sua análise e correção para a mesma, o jeito é esperar por um update de firmware que a corrija.

Até a próxima!

[fonte]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • ImauricioI

    Eu raramente uso minha conta do gmail, uso mais a do hotmail, entao nao tenho muito com o que preocupar !

  • CajuCLC

    Eu tive um problema antes de atualizar.
    Em uma conta do Gmail ficava aparecendo -1 se não tivesse mensagem.
    Ou seja, eu fechava o email e ficava la na tela o -1!

  • Max

    hum…q bosta…
    Apple anda vacilando pra caramba esses tempos….
    =/

  • Arthur Oliveira

    Eu já conhecia esse bug, o que eu odeio nele é que a mensagem não é deletada, e como leio muitos emails, acho que prejudica a memória (flash)

  • Arthur Oliveira

    Que legal, agora mesmo depois de postado, é possível modificar o comentario

    • Sim, eu ativei esta opção, para aqueles que escreveram algo errado e querem corrigir 🙂

      Você gostou?

      Abraços!