iPod School

Novidades do recém-lançado iOS 8.1

André BazagliaAndré Bazaglia

A Apple liberou, agora pouco, a versão final do iOS 8.1, que já era esperara para hoje (20 de outubro), primeira segunda-feira após o último evento da Apple.  Exploraremos, ao logo desta matéria, as novidades do sistema operacional.

Melhor integração com os produtos da Apple

Uma das mais interessante novidades é a possibilidade de facilmente alternar entre o iPhone, o iPad e o Mac, ou usá-los juntos. Recursos como “handoff”, “Phone calling“, “Instant Hotspot” e a possibilidade de enviar SMS’s de qualquer aparelho (desde que haja uma integração pré-configurada com um iPhone) fazem parte desta nova integração dos diferentes sistemas que rodam em diferentes plataformas, mas de uma mesma empresa (Apple).

SMS
SMS-from-any-device

A imagem acima é bastante esclarecedora. Nela, ao invés da sincronização exclusiva do iMessage – a única coisa que era possível até então –, mensagens de texto (SMS’s) são sincronizadas entre um iPhone e um iPad. A mesma configuração é possível com um Mac que já rode o OS X Yosemite.

Instant Hostspot
Instant-Hotspot

Este recurso é simples, mas útil: se você não está em uma área com Wi-Fi, seu iPad ou Mac pode se conectar à rede de dados do iPhone sem a necessidade de configurações adicionais. O interessante é que, no menu de Wi-Fi do Mac, até a representação do sinal da operadora com as bolinhas, o tipo de rede de dados (LTE/3G/E) e a porcentagem de bateria restante é exibido.

iCloud Photo Library

iCloud-Photo-Library

Eis outro recurso muito interessante: se ativado, versões menores de fotos são salvas no seu aparelho que roda iOS (iPhone ou iPad) para economizar espaçø de armazenamento. Elas serão, quando necessário, puxadas do iCloud (o que exige, obviamente, uma conexão com a internet ativa). Além disso, sua biblioteca do iCloud será acessível por qualquer aparelho que roda iOS ou através do site principal do iCloud.

Apple Pay

01150152190473

No mês passado, me referi ao Apple Pay, em matéria, como “uma possibilidade de realizar pagamentos de uma maneira muito mais prática. O usuário adiciona cartões de crédito à sua carteira digital, que é integrada ao aplicativo nativo “Passbook”, e realiza pagamentos usando uma senha que sempre está com ele: seu próprio dedo – já que o Touch ID é capaz de obter a digital. Assim sendo, um pagamento é quase que instantâneo quando comparado à ação de passar o cartão físico na máquina, que é menos prática e mais demorada”. A novidade é que, agora, o recurso foi lançado nos Estados Unidos, e roda me aparelhos que já estão no iOS 8.1.

Lista oficial de mudanças

Como atualizar?

A atualização pode ser feita através do iTunes (para PC ou Mac) e através do próprio iOS, seguindo o caminho Ajustes > Geral > Atualizações de Software. No caso da atualização pelo próprio iOS, é necessário que o usuário tenha certo espaço de armazenamento livre suficiente para que o download do pacote de atualização possa ser feito.

Com informações: Forbes.

iOS

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Alexandre

    Vai melhorar o desempenho no iphone 5s? o meu parece que ficou mais lento em relação ao ios 7.1.2

    • O iOS 8.1 inclui correções de bugs e pode, ocasionalmente, melhorar o desempenho sim. Problemas de desempenho no 5s não são normais. Um backup seguido de uma restauração do iOS + recuperação de dados a partir do backup provavelmente resolveria qualquer problema seu. Use o iTunes para fazer isso. Boa sorte!

  • Alexandre

    vms ver se alguém responde minha pergunta agora

    • Alexandre,

      Como já lhe respondi no meu outro post: alguns comentários passam despercebidos. Tento responder a maior parte possível, mas muitas vezes isso é inviável. Afinal, isto é um blog, não uma assistência técnica.

      • Salvei o link e já apaguei.

        Resposta mau criada.

  • leandrobtu

    Os posts do IPOD Scholl estão melhorando muito ! parabéns pessoal !

    • Agradeço muitíssimo a observação e o comentário, Leandro! 😉

  • Alexandre

    Blz, não pergunto mais….. Se blog não se pode tirar mais dúvidas, não o farei mais, assim como nã esclarecerei mais dúvidas como anônimo como fazia de vez em qd…. Valeu

    • Jack_Anao Tequila

      Vaza seu maluco! Pare de criticar um pouco. Faz melhor se eres to bom como diz.

  • Tim

    ui ui ui

  • Olá, boa noite. Esses "recursos como “handoff”, “Phone calling“, “Instant Hotspot” e a possibilidade de enviar SMS’s de qualquer aparelho (desde que haja uma integração pré-configurada com um iPhone)" são compatíveis com o iPhone 4s? Obrigado!

  • Anderson Andre

    E a opção 2G,3G não apareceu no meu iPhone 5s, será que é a tim?

    • Parece que a Apple não liberou o recurso para alguns iPhones. Não creio que seja um problema da TIM, já que no Android essa seleção é possível em todas as operadoras via software. Acho possível que isso seja padronizado em breve.

      • No meu 5s também não aparece essa opção e é tim por conhecidencia, quando li o post foi um dos motivos pra atualizar e logo isso não aparece

  • Jonas

    Alguem pode me ajudar a opção para escolher 2G 3G 4G no iPhone 6 nao aparece sabem como resolver

  • Tercio

    Que eu soubesse o iPhone 5 não era compatível com 4G mas a opção aparece e dá para ser ativada, só que avisa que a operadora não certificou para LTE e que os desempenhos podem ser alterados e bla, blá. Funciona mesmo no 4G?

  • Pingback: Dica: habilite Handoff, Instant Hotspot e AirDrop em Macs antigos | iPod School()

  • EDUARDO

    A bateria antes do meu IPhone durava o dia todo, agora com o ios 8.0.2 dura meio dia. com IOS 8.1 a bateria está durando mais ???

  • Moyses

    no iPhone 5 aparece a função nova opção de redes 2G, 3G ou 4G para dados de celulares, no iPhone 5s não foi liberado alguém sabe o porque ?

  • Jhon

    A internet LTE foi liberada para iphone 4s ?