iPod School

As novidades para o iOS 8 apresentadas na WWDC

Natalie PradaNatalie Prada

Após apresentação da versão 10.10 do Mac OS, Tim Cook retorna ao palco e toma a voz da apresentação da keynote. Como de costume, Cook começa com os números: mais de 100 milhões de iPods touch, 200 milhões de iPads e 500 milhões de iPhones vendidos, alcançando o total de mais de 800 milhões de dispositivos vendidos!  Além disso, consta-se que mais de 130 milhões de pessoas largaram o Android e migraram para devices com iOS, tudo isso em um intervalo de 12 meses. Números sempre surpreendentes.

Tim Cook sempre faz questão de deixar claro todos os números alcançados pela empresa, e é claro que não deixaria passar em vão o índice de consumidores satisfeitos com o iOS: 97% dos usuários. Leva-se em consideração a praticidade que só a Apple tem em disponibilizar os upgrades para seus usuários, cerca de 89% de todos os iDevices possuem o iOS 7, contra 9% dos dispositivos que contém a última versão do Android instalada. Sem contar que, 99% dos malwares são, especificamente, para aparelhos Androids.

eng

Chega de falar de números e estatísticas e vamos ao que interessa! Com vocês, o iOS 8:

Craig volta ao palco para falar das tão esperadas novidades, que não são poucas.

A primeira novidade anunciada, foi a notificação interativa; Com ela é possível responder SMS e iMessages diretamente da barra de notificações, aceitar eventos do Calendário, assim como terá interação como outros aplicativos, por exemplo com o Facebook.

DSC_1107

Prosseguindo um pouco mais com as novidades, agora com um duplo clique no seu Home Button, aparecerá em cima dos Apps abertos, as pessoas com quem você se comunicou recentemente;

apple-wwdc-_0339

O iOS 8 também traz featurings semelhantes às da nova versão do OS X, como por exemplo, a barra lateral apresentada no Safari e a visão “Bird Eye” – este apenas no iPad, integração AirDrop e iCloud Drive, além das melhorias no App Mail e nas buscas pelo Spothlight que trazem resultados mais rápidos e sugestões inteligentes. Assim como no Yosemite, o iOS 8 também recebe, é claro, o Handoff. A tecnologia permite a total integração entre seu iDevice com seu Mac – como por exemplo atender chamadas no seu Mac.

apple-wwdc-_0345

Outra grande feature que o iOS 8 traz é o QuickType, uma tecnologia que irá te dar sugestões de palavras para usar em seguida da frase que você está escrevendo. Assim como o Spotlight, o QuickType é inteligente e te dará opções coerentes de palavras antes mesmo de você começar a digitar! E mais ainda, ele é totalmente personalizável, dando a cara do usuário nos textos antes mesmo de serem escritos.

Sim, o QuickType está disponível no idioma português-brasileiro! \o/

DSC_1165

DSC_1173

Vamos ao App mais usado: Mensagens. Na nova edição do iOS, as mensagens ganharam novos recursos, inclusive muito semelhante aos oferecidos pelo WhatsApp. Agora você poderá nomear seus Grupos, silenciá-los, adicionar e remover pessoas e até mesmo sair do grupo com total praticidade. Também é possível compartilhar sua localização à partir do App, tal como agora é só você segurar um botão, gravar, e enviar sua nota de voz, a função é nomeada de “tap to talk”. Além dos novos recursos, as Mensagens também trazem um visual mais clean quando você envia fotos e vídeos.

DSC_1180

Falando um pouco de negócios: O iOS 8 vem com melhorias corporativas, em Enterprise. O iOS vem sendo usado por 98% das empresas citadas no ranking  Fortune 500. Agora é possível configurar um novo iDevice automaticamente, baixando apps e fazendo o necessário que a empresa precisa para entregar o dispositivo pronto para o funcionário.

DSC_1243

Como muitos rumores apontaram, Saúde! Com o HealthKit você pode controlar sua saúde pelo seu dispositivo. Esqueça aparelhos, Apps, e todas aquelas coisas que você precisa para saber como sua saúde vai. Com o Health é possível ter tudo isso em um App! Ele também emitirá alertas de preocupação com a sua saúde. Além de cuidar da sua saúde, ele também oferece integração com terceiros, como o Nike+ Move e o Nike+ Running.

A Apple também vem trabalhando em parceria com algumas clínicas e laboratórios para poder armazenar seus exames dentro do Health.

DSC_1261

Compartilhamento Familiar: Agora é fácil compartilhar com toda sua família seus Apps, Músicas, fotos, vídeos e muito mais. É só configurar todos seus parentes de forma prática e começar a compartilhar o que quiser!

O recurso suporta no máximo 6 pessoas que compartilhem o mesmo cartão de crédito. Se as crianças tentam comprar algo, é enviado automaticamente um lembrete para os pais podendo permitir ou negar a compra.

DSC_1295

As Fotos também vieram com novidades! Entre elas, melhoria na integração das fotos com o iCloud. O que você tiver, também estará disponível em todos seus dispositivos! Incluindo até as edições que você fizer posteriormente nas fotos e dando a opção de salvá-las no local desejado. O App traz também mais opções de melhorias, como: brilho/contraste, alinhamento no horizonte e muito mais. Agora será mais fácil de organizá-las, seja por local ou data e ele também te dará opções mais inteligentes de buscas.

DSC_1323

Por último – e talvez um dos mais esperados, vamos falar sobre a Siri. Agora você não precisa segurar seu Home Button para chamá-la, basta dizer “Hey, Siri” que ela estará ao seu dispor. Ela também ganhou a função de reconhecer e comprar músicas diretamente da iTunes Store a partir somente de comandos de voz. A Siri também ganhou 22 novas línguas para a função Dictation, inclusive nosso português brasileiro – mas infelizmente ela ainda não aprendeu a falar português. 🙁

DSC_1352

O iOS 8 estará disponível para iPhones 4s, 5, 5c e 5s; iPads 2, with Retina Display, Mini, Mini with Retina Display, Air; iPod 5th.

Ufa! Quantas novidades! O iOS 8 já está disponível para Developers na sua versão Beta, e provavelmente será aberto ao publico no terceiro trimestre do ano, assim como o Mac OS X Yosemite. Aguardem por mais novidades durante os dias!

Não deixem de comentar sobre o que acharam dessa WWDC!

Top

Paulista, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, pseudoeditorachefe, gerente de marketing e publicidade do site, tenta contribuir pra essa bagaça toda funcionar. Está na equipe desde 2012. No instagram e face: natalieprada

  • carlos

    isso não quer dizer que o siri não vai vir em português, ainda há uma chance!

    • natcchos

      Sim sim! Já temos um começo.

    • Luciano

      Kkkkkk aposto meu 5s que nao vem jkkjj

      • natcchos

        acho que a siri não vai aprender a falar português no iOS 8 também… Mas um dia ela aprende. Já até temos um começo 😛

    • Também acho uma grande começo, já pensou em como podemos alimentar o banco do idioma português BR nas centrais da Apple. Aderir pelo ao menos ao dictation é uma inovação e tanto.

      • Murilo

        Estive esperando o siri aprender portugues até cansar, e dictation em portugues não é inovação nenhuma. O certo é que a apple não ta nem aí para o mercado brasileiro. Pq? pq mesmo sem da atenção tem gente q vai lá e compra.

  • Pingback: Opinião: a WWDC 2014 | iPod School()

  • Olá galera. Um problema que não sei porque NINGUÉM comentou nem sei porque não foi criada até hoje uma matéria sobre isso : O auto corretor da apple a partir do iOs 7. Bom.. Este auto corretor está péssimo depois que a apple decidiu mudar a correção de palavras para frases. Por exemplo : palavras como : "é você" sempre são substituídas por "e você". isto é péssimo, visto que não adianta criar atalho para o "e" nem o "é" neste caso. Mesmo com atalho ele troca o "é" por 'e" nesta frase. Deveria ter uma opção para o usuário decidir se quer usar o auto-corretor "semântico" ao invés do "sintático".

    • natcchos

      Glauber, É SUPER VERDADE!!! Passo por isso, só que o contrário. Quando digito "e" ele automaticamente substitui por "é" isso me dá nos nervos! Engraçado eu passar pelo contrário, todo "e" que digito vira um "é"….

  • william

    ios bugado até a morte…

  • Pingback: Como a integração entre diferentes apps tornará o iOS mais prático | iPod School()

  • Pingback: Baixe agora os wallpapers do iOS 8 para iPhone ou iPod Touch | iPod School()