iPod School

Sobre o período de 3 dias que ficamos inacessíveis.

André BazagliaAndré Bazaglia

Como grande parte de vocês provavelmente já perceberam, ficamos inacessíveis por um período de 3 dias. Por meio desta matéria, em que pretendo ser bem breve, explicarei o ocorrido.

No local do servidor do Blog, houve um pico muito alto de energia, o que fez com que alguns computadores desligassem.

Os administradores do servidor rodaram um FSCK para tentar bootar o computador novamente. Vários erros foram encontrados. A partir deste momento, com uma reinicialização adicional feita pelo administrador da hospedagem, a informação que se obteve foi que seis de oito HDDs tinham falhado. O iPod School podia estar entra os dois que não havia falhado, não sei, mas se estava, ele falhou depois: os outros dois que estavam normais misteriosamente entraram na mesma ideia dos seus companheiros e resolveram se auto destruírem.

Passei o dia ontem configurando o servidor novamente, do zero. Algumas imagens e alguns detalhes não foram acertados ainda, mas o fato é que corrigiremos qualquer possível problema adicional com o tempo. Todos os posts de até onde eu tinha o banco de dados salvo – de duas semanas atrás – foram restaurados com sucesso no novo servidor. Infelizmente perdemos aproximadamente dez matérias mais recentes, mas postaremos mais para compensar: é minha promessa. É possível que você note o desaparecimento de algumas imagens do Blog, pois perdemos grande parte delas, mas como nossa equipe é grande, certamente daremos conta deste trabalho de reupar algumas imagens de posts que estão faltando rapidinho.

A partir de agora, já posso anunciar que retornamos à nossa rotina de atividade normal. Continuem sempre nos acessando e nos mandando sua mensagem de apoio nos comentários, realmente ficamos muito felizes com isto, e é o que mais nos motiva a continuar este maravilhoso hobby. 🙂

Novamente, reforço que já estamos com posts prontos e daqui alguns minutos publicaremos, voltando à rotina normal.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Leonardo Küster

    Adoro olhar este site porque ele me mantem bastante informado sobre as novidades da Apple, mesmo com o ocorrido, vocês ainda continuaram sendo os melhores, afinal, isso pode acontecer com qualquer um! Parabéns pelo trabalho.

    • Valeu pelo apoio Leonardo, ficamos muito felizes com isto. 🙂

      Um grande abraço!

  • Pedro Felipe

    Boa sorte na recuperação do que foi perdido e parabéns pelo trabalho. Por acaso, qual é o data center? Uma falha dessa (no gerenciamento de energia) é grave e eles deviam ter dispositivos para minimizar o efeito dos picos ou mesmo eliminá-los.

    Abs.

    • Pois é, mas os dispositivos falharam, foi algo bem lamentável mesmo. Quanto ao datacenter, só sei que ele fica no Texas, apenas o site de hospedagem tem contato direto com a equipe do datacenter.

    • Mas sabe, o que me deixou bem puto com a equipe de hospedagem foi que eles demoraram 3 dias enrolando para admitirem que tinham perdido todos meus dados. O backup que upei do Blog é apenas do banco de dados, e apenas de duas semanas atrás. A maior parte das imagens dos posts estavam upadas no servidor do Blog, e perdemos estas, infelizmente. Vamos tentando criar/conseguir imagens salvas localmente em nossos computadores com o tempo mesmo… Poderá demorar um pouco (ou bastante, rs).

      • Pedro Felipe

        Perder dados é bem complicado, mais ainda é informar o cliente sobre isso.

        Por isso, é melhor você mesmo (cliente) providenciar algum backup diário ou semanal, afinal, não se sabe quando isso pode acontecer novamente.

        Mais uma vez, boa sorte 🙂

        • Pois é cara, e eu tinha uma pasta com o backup do servidor inteiro do mês passado (do final do mês passado) e do do banco de dados de 10 dias atrás. O banco dados estava aqui no meu computador, mas do FTP inteiro simplesmente sumiu (e eu jurava que tinha tudo salvo no meu HD externo, só pode ter sido mágica isso, hahaha). É muito azar acumulado, mas o importante é que já voltamos e tudo deu certo, apesar de muito sufoco passado nos últimos três dias.

  • Paulo

    ipodschool seu sai é muito bom gosto sempre de esta olhando . fiquei triste que eu fui entra e não estava conceguindo .. por que eu pensava que tinha saido rsrs mais to feliz de novo hehehe

  • Junior

    Eu tentei acessar e fiquei na saudade , que bom que deu td certo, acompanho todos os PostScript. Obrigado pelo trabalho no site.

  • Felipe

    haahahaha tb fiquei com muitas saudades. Boa sorte com a recuperação dos dados perdidos!

  • Caio Otávio

    Nossa, que bom que o primeiro Blog que leio todos os dias voltou!
    Já estava ficando difícil para mim não ler as matérias do iPod School!

  • Erick Mateus

    Que bom que o iPod School voltou eu tava com saudades (:

  • Emerson f Nogueira

    Estamos juntos! Força aí parceiros!

  • Valeu pelo apoio de todos vocês, de verdade! 🙂

  • Leonald

    Pena q apavo todos os rss por email q recebo! Caso contrario teria um backup!!!! Mas vamos q vamos….

    • Como? O RSS não está funcionando ou você parou de receber e-mails? Hoje de manhã recebi o e-mail com as atualizações (também assino por e-mail, hehe). Se até amanhã lá pras 10h você não receber nada, nos avise que daremos mais uma olhada aprofundada nisto. 🙂

      Abraço!

  • Vejjeta

    Como jah me considero amigo do site, vo deixa minha opiniao rsrs, troca de servido. Por um mais de confianca pq venhamos e convenhos esse tipo de coisa nao pode ocorrer com servidor q se pleze.

    O importante e sempre levanta, e sempre mais forte.

    • Grande amigo nosso, pode ter certeza, sempre leio seus comentários e gosto muito de te ver por aqui. =)

      Quanto à sua sugestão, já estamos de olho nisso, o fato da equipe de hospedagem demorar 3 dias para ter a coragem de informar que sumiram com meus dados já mostra tudo. Eu realmente deveria ter um backup mais completo do que já tinha, mas… Serve de experiência para a vida também né. 🙂

      Abraço!

  • jv

    que droga! adoro o ipodschool, boa sorte pra vcs!

  • LuckStrike

    Que susto vcs devem ter tomado, hein!! Isso aumenta ainda mais a importância do back up (ou apenas 'bkp' como fazemos no trampo). Fico contente por terem colocado no ar novamente sem grandes problemas. O iPod School já faz parte do meu dia a dia =)

    Abraços a todos!

  • Importante é que está no ar novamente e com força total 🙂

    Abraço