Press "Enter" to skip to content

Nossa análise do segundo beta do iOS 5: o que mudou?

Assim que foi lançada, fizemos uma resenha completa da primeira versão beta do iOS 5, e agora podemos escrever um pouco sobre o iOS 5 beta 2.

A “era wireless”.

Cabos, para quê? É inegável dizer que o uso de redes Wi-Fi está cada vez tornando-se mais popular. E como a Apple gosta de inovar em tecnologia, ela vai seguir a mesma ideia de um aplicativo que já estava disponível no Cydia, e permitia a sincronização sem fio.

Desde o primeiro beta do iOS 5, a Apple já havia anunciado que a sincronização por Wi-Fi seria possível no seu novo sistema operacional. Apesar da novidade já ter sido anunciada, ninguém com o primeiro beta do iOS 5 poderia usufruir do recurso ainda. Agora, a novidade já é funcional. O segundo beta do novo iTunes, na aba do gadget, agora possui uma opção bacana: “sincronizar pela rede Wi-Fi”.

Um computador e um aparelho conectados numa mesma rede wireless, agora, podem ser sincronizados sem a necessidade do velho e clássico cabo USB. O único requisito é que o iTunes já esteja atualizado para suportar tal recurso. Veja um vídeo que demonstra seu funcionamento logo abaixo.

E a “era Wi-Fi” da Apple não acaba por aí: você sabia que é até mesmo possível entrar no modo de recuperação (Recovery Mode) sem a necessidade de cabos? Por enquanto, não me nego a dizer que colocar o aparelho no modo de recuperação por Wi-Fi pode ser extremamente inútil, mas futuramente, algo legal poderá ser desenvolvido em uso do recurso: imagine uma ferramenta de jailbreak que funcionasse via Wi-Fi. Legal, não?

Mudanças no Notification Center.

O sistema de notificações foi levemente renovado. A primeira mudança é na lockscreen (tela de bloqueio). As notificações agora são inicialmente exibidas em um pop-up preto. Particularmente, não gostei muito do novo estilo. Confira-o na tela abaixo.

A pop-up preta apenas aparece inicialmente. Se você ignorá-la, posteriormente a notificação voltará a ser pequena e será exibida como no primeiro beta do iOS 5.

Além da mudança na aparência da tela de bloqueio, temos outras duas pequenas mudanças. A primeira é na configuração padrão: o widget de ações agora não vem ativado por padrão: você deve ativá-lo nos Ajustes de Notificações. A segunda é que, quando não há nenhuma notificação existente, um novo texto agora é exibido: “Sem novas notificações”.

Nas contas de e-mail:

Agora, há a opção de adicionar uma conta do iCloud logo no topo da lista de serviços de e-mails suportados nativamente do Mail.app. Além disto, a imagem abaixo também mostra o novo logo do iCloud no aplicativo Ajustes. O ícone dele nos Ajustes passou a ser o mesmo do ícone abaixo no aplicativo Mail.

Apesar de alguns relatarem que o MobileMe não aparece mais como opção, ele na verdade aparece sim: basta você descer na barra de rolagem que verá, como último serviço, o MobileMe.

Atualizações sem a necessidade de um PC (Over The Air).

Para mim, foi um dos melhores recursos implementados pela Apple: atualização do sistema sem a necessidade de um PC. Apesar de, assim como a sincronização via Wi-Fi, já havia sido apresentada pela Apple, essa possibilidade só tornou-se possível agora. Aparentemente, a atualização será possível tanto na rede Wi-Fi quanto na rede 3G.

E o jailbreak?

Usuários de jailbreak já têm duas soluções, ambas tethered. Uma é para quem possui Macs, e outra para quem possui Windows. Baixe o Redsn0w caso você possua um Mac e o Sn0wbreeze caso você possua um PC rodando Windows. Mas atenção: apenas o Sn0wbreeze é capaz de manter a versão atual de sua baseband.

Desbloqueio pelo Gevey: há uma solução.

Depois de passar um dia de susto ao atualizar para o iOS 5 e perder o desbloqueio (para operadoras) pelo Gevey, consegui efetuar o downgrade no iOS e na baseband e, logo em seguida, atualizar para o novo iOS sem atualizar a baseband. O programa Sn0wBreeze fez o papel de manter a baseband antiga para mim. Não fiz o jailbreak nele, usei o modo de apenas preservar a baseband do Sn0wbreeze, portanto o boot do meu iPhone 4 continua sendo untethered.