iPod School

Nokia X10 pode indicar uma mudança nos planos da Nokia

Dico42Dico42

Depois de que Anssi Vanjoki, vice-presidente de mercados da Nokia, admitiu que o N97, apesar de estar vendendo em quantidades satisfatórias, foi uma grande decepção no quesito experiencia do usuário, esperava-se que a Nokia anunciasse o sucessor dele, já rodando o recentemente anunciado Symbian^3.

Apesar disso, o primeiro smartphone rodando Symbian^3 foi anunciado, e ele não é da série N — os topos de linha da Nokia.

Antes de maiores explicações, é importante notar as diferentes linhas da nokia:

E por aí vai. Agora, as especificações do X10:

Caso queira ver as especificações completas, clique aqui.

Configurações respeitáveis, até maiores do que as de que o N97. Mesmo assim, não chega a ser um topo de linha. Por que ?

Um dos motivos pode ser a iniciativa da Nokia com o MeeGo, novo sistema operacional mobile baseado em Linux, fruto da fusão entre o Maemo e o Moblin.

Será que a Nokia dividirá seus smartphones em dois Sistemas Operacionais, sendo o MeeGo utilizado para os tops de linha e o Symbian para o “resto”, sendo um sistema um pouco mais limitado ?

Não sei, mas posso te dizer: Essa briga de sistemas operacionais móveis promete.

Observação: Peço descupas pelo atraso com a coluna “Comprei meu Mac, e agora?”, mas é por questões pessoais. Não se preocupem, esse final de semana tem post novo.


  • Perfeito. Posso dizer uma coisa? A maior competitividade está no sistema operacional e não no hardware, por rasões básicas: qualquer um pode copiar configurações de hardware do outro…

    iPhone é melhor que o resto por causa do seu OS, que inclui a grande App Store.

    E estou MUITO ansioso pela coluna.

    Att.

    • Dico42

      Exatamente Lucas. O grande trunfo do iPhone nunca foi o hardware, como podemos bem observar nos processadores atuais, mas sim seu sistema bem acabado, e, a partir do 2.0, a App Store.
      PS: Não se preoucupa, logo logo posto 🙂

  • xpc21

    É uma pena,a Nokia se destaca por seus quesitos hardwares; ela sempre se preocupou que o telefone tivesse tal coisa, mas nunca se o aparelho em si, tivesse um software bem elaborado que regêsse ele! Acabei de vir de um Nokia 5800( com um suado firmware 40.0.05 do RM-356) para um iPhone 3G, meu, nem se compara o sistema,as funcionalidades. o OS do iPhone tira de comédia com a Nokia,nem compara.

    • Dico42

      Pois é, também uso um 5800, e o sistema é muito diferente… E olha que ainda nem atualizei o firmware, não dá pra trocar o PC em Macs…

  • Pierre

    Era um fanatico em Nokia…

    tive vários, E62,E61, E51,N73, N95, N95 8GB, E63 e E71 .
    Só q a Nokia parou no tempo, não evolui, pode ser o hardware mais foda do mundo, tava ancioso pelo E72 e não passa de mais do msm…

    desanima.