iPod School

Não desative a correção automática do iOS. Torne-se amigo dela.

André BazagliaAndré Bazaglia

Se adaptar ao teclado do iOS não é uma tarefa fácil, e uma das principais dificuldades dos usuários do sistema operacional da Apple é o uso correto do corretor automático, que vem habilitado por padrão no sistema.

Muitos desativam o recurso pelo fato dele corrigir muitas palavras incorretamente, mas você sabia que esta não é a melhor solução para o problema?

Agora, por exemplo, estou escrevendo este texto pelo teclado do iPhone, e o corretor automático dele já corrigiu muitas palavras para mim, e inclusive usou a acentuação correta delas para mim (não usei quase nenhuma acentuação, o teclado dele faz isto para mim. Existe algo mais prático do que isto?)

Para “tornar-se amigo” da correção automática, você antes deve educar o sistema. Exatamente, o sistema de correção automática do iPhone não é tão burro quanto parece. Ele aprende até suas gírias, mas precisa ser treinado para isto.

Quando o iOS corrigir alguma palavra sua incorretamente, imediatamente toque no botão de apagar (botão “X”). O cursor azul do editor de texto ficará piscando exatamente do lado da palavra que você corrigiu, e um quadrinho preto aparecerá. Nele, você terá a opção de tocar na palavra escrita por você para restaurá-la. Isto ensinará para o iPhone, iPod ou iPad que a palavra que ele corrigiu na verdade não está errada, e ele passará a entender isto com o tempo.

Se você notar, ao longo do texto escrito por você, que o iOS corrigiu alguma palavra incorretamente que passou despercebida por você, simplesmente toque nela, e selecione o botão “Substituir…” do menu que aparecer. A palavra escrita originalmente por você estará lá, e, uma vez tocada, será restaurada.

Ah, e antes de começar o processo de treinamento do dicionário do seu gadget, recomendo que você vá no aplicativo Ajustes do seu aparelho, e lá, toque em Redefinir, selecionando a opção Redefinir Dicionário do Teclado. Isto fará com que o teclado seja restaurado ao padrão de fábrica, para que você possa começar a treiná-lo a partir de agora, corretamente. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Leandro

    uma vez eu estava falando no msn pelo iPhone com uma mulher e quando digitei "Putz" o corretor trocou por "Put*" e sem ver enviei e foi confusão para eu explicar Putz… kkk

    • Hahahahaha, que mancada e que azar, kk. Nunca aconteceu nada do tipo comigo, ainda bem.

  • Anderson Bernardo

    Mto trabalho…

    prefiro usar o ManualCorrect…rs…não vivo mais sem ele.

    • Sim, mas é mais complicado ainda digitar todas as palavras manualmente, não? O legal é que você apenas preciso tocar no X do teclado e tocar na palavra certa para que ela seja corrigida, não é algo complicado!

  • hira151

    ManualCorrect Pro é melhor mesmo.

  • Juliano Dantas

    E eu uma vez conversando com meu professor, tratando sobre trocar computador: "O que vcacha? E eu

    "Precisa trocar seu Vista" ; não é que saiu "precisa trocar seu bost*"… e pra dizer depois pro meu professor na escola que era o celular? auhauhauha. É, o iOS mudava Vista pra isso.

  • Gustavo_Y

    Da raiva desse teclado de vez enquando, ..

  • Andréa

    Não gosto deste recurso do iPhone e acho que ele não corrige palavras em português. Ele é na verdade pouco adaptado ao nosso idioma. Se o texto for escrito às pressas por qualquer motivo, corre-se o risco de errar muitas palavras e de haver mudanças no sentido das frases.
    Quando o desabilitei dos iPhones aqui de casa foi um alívio!

  • Charlie

    -do you create a facebook? WTF?
    -yes, what does mean WTF?
    -oh, it means welcome to facebook.

    #_#'

  • Pingback: Como evitar gafes no celular sem desabilitar o corretor | SOS Solteiros()