Press "Enter" to skip to content

Não desative a correção automática do iOS. Torne-se amigo dela.

Se adaptar ao teclado do iOS não é uma tarefa fácil, e uma das principais dificuldades dos usuários do sistema operacional da Apple é o uso correto do corretor automático, que vem habilitado por padrão no sistema.

Muitos desativam o recurso pelo fato dele corrigir muitas palavras incorretamente, mas você sabia que esta não é a melhor solução para o problema?

Agora, por exemplo, estou escrevendo este texto pelo teclado do iPhone, e o corretor automático dele já corrigiu muitas palavras para mim, e inclusive usou a acentuação correta delas para mim (não usei quase nenhuma acentuação, o teclado dele faz isto para mim. Existe algo mais prático do que isto?)

Para “tornar-se amigo” da correção automática, você antes deve educar o sistema. Exatamente, o sistema de correção automática do iPhone não é tão burro quanto parece. Ele aprende até suas gírias, mas precisa ser treinado para isto.

Quando o iOS corrigir alguma palavra sua incorretamente, imediatamente toque no botão de apagar (botão “X”). O cursor azul do editor de texto ficará piscando exatamente do lado da palavra que você corrigiu, e um quadrinho preto aparecerá. Nele, você terá a opção de tocar na palavra escrita por você para restaurá-la. Isto ensinará para o iPhone, iPod ou iPad que a palavra que ele corrigiu na verdade não está errada, e ele passará a entender isto com o tempo.

Se você notar, ao longo do texto escrito por você, que o iOS corrigiu alguma palavra incorretamente que passou despercebida por você, simplesmente toque nela, e selecione o botão “Substituir…” do menu que aparecer. A palavra escrita originalmente por você estará lá, e, uma vez tocada, será restaurada.

Ah, e antes de começar o processo de treinamento do dicionário do seu gadget, recomendo que você vá no aplicativo Ajustes do seu aparelho, e lá, toque em Redefinir, selecionando a opção Redefinir Dicionário do Teclado. Isto fará com que o teclado seja restaurado ao padrão de fábrica, para que você possa começar a treiná-lo a partir de agora, corretamente. 😉