iPod School

Multitarefa: Entenda o que é e como realmente funciona

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Com a chegada do iOS 4, o iPhone 3GS e 4 são capazes de executar tarefas simultâneamente. Porém, há algumas restrições quanto ao seu uso. Há 7 tipos de serviços multitarefa:

Áudio de Fundo – Permite o aplicativo reprozuzir audio constantemente. Com isso, você pode ouvir música enquanto navega, escreve, entre outros.
Voz sobre IP – Aplicativos como o SKype, que usam  VoIP, podem receber ligações e ter conversas enquanto usa outro aplicativo.
Localização de Fundo – Aplicativos de navegação continuam a guiar os usuários enquanto escutam música ou usam outro aplicativo.
Notificações em Push – Permite receber alertas mesmo quando o aplicativo não estiver em uso ou funcionando.
Notificações Locais – Aplicativos poderm alertar os usuários sobre eventos agendados e alarmes no plano de fundo, sem exigir servidor.
Finalização de Tarefa – Se um aplicativo estiver no meio de uma tarefa, é possível sair dele, enquanto ele termina de completar a tarefa. Por exemplo, ao fazer downloads.
Troca Rápida de Aplicativos – Esta função permite sair de um aplicativo e voltar exatamente onde parou, sem precisar carregá-lo novamente. A maioria dos aplicativos funcionarão assim, principalmente jogos, que aliás, alguns já possuem esse recurso, como Angry Birds, Plants VS Zombies, Splinter Cell Conviction, N.O.V.A., entre outros. Além disso, permite trocar aplicativos rapidamente.
Apenas lembrando, que para os aplicativos suportarem o multitarefa, é necessário que sejam atualizados para serem compatíveis com o iOS 4, portanto se um aplicativo não funcionar, é necessário aguardar que uma atualização seja liberada pelo desenvolvedor, por isso, verifique sempre o iTunes e a App Store.

Ex-autor do iPod School