iPod School

Moto X: a Samsung e a Apple não estão sozinhas

André BazagliaAndré Bazaglia

Definitivamente, o “dipólio” dominado pelas gigantes Apple e Samsung está ameaçado. A Samsung tem o smartphone com o melhor hardware do mundo, o Galaxy S4, mas perde para a Apple na excelência atingida por uma empresa que cuida tanto do hardware quanto do software do seu smartphone, garantindo um desempenho incrível no iPhone – sem que um hardware exageradamente robusto seja necessário para aguentar a execução de tarefas pesadas. Mesmo assim, fabricantes de outras marcas tentam se impor dentro do concorrido mercado de celulares. A HTC com o HTC One, que conquistou o mundo com seu hardware potente e design atraente; a Sony com o Xperia Z, um aparelho com uma ótima câmera e à prova d’água ; a Nokia com o Lumia 1020, que além de se destacar por rodar o sistema diferenciado Windows Phone, tem como destaque a câmera de 41 megapixels (!). Agora, é vez da Motorola tentar conquistar seu espaço, com o Moto X.

moto-x

A grande aposta da Motorola é oferecer um aparelho com um design customizável. Como a imagem abaixo mostra; além de cores, diferentes texturas podem ser escolhidas pelo usuário no site da Motorola. Ao todo, são 504 combinações – o consumidor tem liberdade para customizar tampas traseiras, paineis frontais, botões laterais e anéis localizados na frente da câmera. De início, o aparelho estará disponível apenas para clientes da AT&T; que poderão devolver o aparelho e pedirem o dinheiro de volta caso não gostem da personalização.

moto-x-cores

De início, sua versão do Android será a 4.2.2, com algumas customizações feitas pela Motorola. Posteriormente, uma versão do Moto X com Android puro também será vendida. O hardware das duas edições certamente serão os mesmos: câmera traseira de 10 megapixels e frontal de 2 megapixels, tela OLED de 4.7 polegadas (1280 x 720), memória interna inicial de 16GB , Wi-Fi 802.11 a, ac, b, g, n (2.4, 5 GHz), bluetooth 4.0, CPU dual core 1.7GHz, 2GB de RAM, USB 2.0, bateria de 2200 mAh e Android 4.2.2.

A tabela abaixo compara o Moto X com alguns de seus concorrentes – incluindo o iPhone 5.

Moto X Lumia 1020 Galaxy S4 iPhone 5 Nexus 4 Xperia Z
Processador  Snapdragon S4 Pro, dual-core, 1,7 GHz Snapdragon S4, dual-core, 1,5 GHz Snapdragon 600, quad-core, 1,9 GHz Apple A6, dual-core, 1GHz Snapdragon S4 Pro, quad-core 1,5 GHz Snapdragon S4 Pro, quad-core, 1,5 GHz
Memória  2 GB  2 GB  2 GB  1 GB  2 GB  2 GB
Câmera  10 MP  41 MP  13 MP  8 MP  8 MP  13 MP
Tela  4,7”, 1280×720, 316 ppi  4,5”, 1280×768, 332 ppi  5”, 1920×1080, 441 ppi  4”, 1136×640, 326 ppi  4,7”, 1280×768, 320ppi  5”, 1920×1080, 441 ppi
GB’s  16 ou 32 GB (sem slot para microSD)  32 GB (sem slot para microSD)  16 GB (com slot para microSD)  16, 32 ou 64 GB (sem slot para microSD)  16 GB (sem slot para microSD)  16 GB (com slot para microSD)
Bateria  2.200 mAh 2.000 mAh 2.600 mAh 1.440 mAh 2.100 mAh  2.330 mAh
tabela: Olhar Digital.

Os vídeos do Moto X destacados no canal oficial da Motorola no YouTube são muitíssimos bem-vindos nessa matéria:

E você, o que achou?

Top

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Vinícius Porto

    É impressionante como o iPhone 5 tem o """pior""" (muitas aspas necessárias) hardware, a pior bateria, e as configurações mais baixas de todos os concorrentes, e ainda assim, é o smartphone mais famoso e mais querido do mundo. Mundo.
    VIVA a concorrência. Mas eu sinceramente acho que a Motorola é só *mais uma* que vai chupar "manga podre" (como dizem por aqui) e sofrer ainda. E isso porque ainda tem iPhone novo esse ano.

    Oremos pelo Google e seu Android. 😛

    • Gabriel

      cara, sou usuário fiel de iphone, mas é inegavel que a apple é overpriced e overrated. Pra usar o iphone SEM JAILBREAK (jailbreak = usar tweaks que melhorem a experiencia com o sistema, não piratear apps.) o usuário deveria usar android. Fim de papo. Eu faço questão de ter jailbreak para falar bem do iphone.

    • douglasbaiao

      Concordo… pra mim, os melhores aparelhos são iPhone e Lumia. Apple e Nokia sabem fazer serviço completo. O resto é briguinha pra ver quem tem mais potência, só.

  • Gianne

    Eu uso Apple desde que o iPhone saiu… E acho que a Apple precisa melhorar o seu hardware … Ela a muito fraca por ter um celular tão visado e tão caro!

  • Felipe

    Melhor o iphone melhorar se não vou pedir divorcio da apple kkkkkk

  • Matheus

    Minha visão em mundo eletrônico é simples:

    Geeks (nós) vemos os aparelhos da seguinte perspectiva – Specs x Preço

    Consumidores vem os aparelhos da seguinte perspectiva – Features x Preço

    Logo se conclui que cada vez mais as companhias com grandes hardware como samsung e htc tentam produzir novos features que convençam os consumidores a compra-los e não só usar como um telefone com high spec. Ai que entra os novos app do s4. a câmera do L1020 e para mim o mais blowing mind o sistema de voz do moto X. Ninguem sequer tem um igual, câmera e apps todos podem fazer, mais um sistema de voz integrado perfeitamente com o OS não é para qualquer um, fato esse que torna o Moto X a melhor opção hoje em dia junto com o Iphone já que ambos apresentam specs, iphone não tão altos, e features. Fora que a bateria do Moto X é absurda dura 24 horas.

  • Victor Gabriel

    Não querendo ser desrespeitoso, mas eu uso iPhone desde o primeiro que saiu.
    Tive N95, tive Galaxy, tive Nokia Lumia, tive Blackberry e mais uns aparelhos.
    SEMPRE que me atrevi a usar outro Smartphone, fosse ele qual fosse e de qual marca fosse, me arrependi em algum quesito.
    Sempre o iPhone (Com seu fraco Hardware) que me atendeu PERFEITAMENTE.
    Aplaudir, eu aplaudo de pé o Windows Phone.
    Já o Android, Nunca tive OS pior. Até o Symbian é melhor.
    Deixem lançar aparelhos, é bom pra competitividade. Mas iOS, nunca terão!
    E mais…
    Tudo que é demais, sobra.
    temos agora essa Era de Ecrãs gigantes, a qual a Apple está MODERADAMENTE aderindo. Porque toda moda passa e, com certeza, a Apple sabe disso. Até ecrã demais acaba sobrando.

  • Jrobertojunior

    desculpe vir aqui falar sobre algo paralelo ao real conteúdo do texto, mas sobre o Nokia Lumia 1020:

    Ele tem duas câmeras: uma de 5mp, para compartilhar por email ou redes sociais, etc, e outra de 36mp, e mesmo assim a Nokia falam que são 41mp que o Lumia possui e camera, bem, ela não esta mentindo, estaria só se dissesse que ele tira fotos com uma camera de 41mp. É como se eu tivesse 2 carros: um que corre até 200km/h e outro até 150km/h, e isso não me faria correr a 350km/h.

  • Joao Luiz Gomes

    Abandonei meu iphone 4 por um Xperia Z, não me arrependo, super rapido, até fiquei com medo da fama do android em travar de mais, mas comigo não aconteceu nenhuma vez, deve ser coisa de samsung rs. Ja mexi num Motorola D3 e Nexus 4 a constomização dela não é ruim, o que muda é um acesso rápido as funções básicas ao deslizar para direita.

  • Felipe

    Eu já estou me disfazendo do meu iPhone 4, não que a Apple seja ruim, mas precisa inovar mais, o iOS 7 ficou ate legalzinho, mas nada que se compare a o Android que roda no HTC ONE ou na linha Razr da Motorola. O iPhone 5 é um otimo aparelho, super rapido, mas ficou ultrapassado no proprio lançamento, pois já tinha aparelhos mais inovadores no mercado. O iPhone é o aparelho mais desejado do mundo porque muitos barões querem aparecer com um celular e compram o iPhone pois é sinonimo de status, muitas vezes não sabem nenhuma função do aparelho, mas compram para se mostrar. Mas existem outros aparelhos no mercado que são melhores que o iPhone, mas como não são tão populares quanto o iPhone não são tão desejados.
    Vou comprar um Google Nexus 7 Segunda Geração, mais barato que o iPad Mini e muito melhor e o iPhone 4 vou trocar num Xbox 360 e vou comprar um Razr D1
    iPhone é celular pra pessoas mediocres que querem aparecer e se acham melhores que os outros!!

    • Anderson

      Felipe cala sua boca como pode falar que pessoas que usam iphone são mediocres, seu Iphone 4 já está ultrapassado, o IPhone 5 foi lançado ano passado e concorre com aparelhos lançados recentemente estranho não?, todo mundo lançou seu novo aparelho a Apple ainda, procure se informar seu otário, respeito quando sou respeitado, mas falo a verdade quando sou ofendido.

    • Então você admite que é uma pessoa medíocre, que quer aparecer e se acha melhor que todos!? Sim, pois se você tem um iPhone e diz que o mesmo é pra esse tipo de pessoa, logo, VOCÊ também é assim.

      Bacana quando vemos pessoas que apontam e criticam as outras, sendo elas mesmas inclusas em sua própria crítica. Legal!

      Ainda bem que você está se *desfazendo do seu iPhone e deixando de ser assim, parabéns!

  • Kaio

    Mais um Motorola para eu substituir o meu ferro de passar roupa, exclusividade Motorola o celular também serve como ( Passador de Roupa) só tomem cuidado ao tocar na tampa da bateria pra não queimarem os Dedos !
    Qual a Diferença desse Para o Atrix ?? Ele serve de Ferro a vapor também ??

  • O iPhone FOI revolucionário, foi. Criou o novo conceito de celular, que agora é smartphone. Não "existem" mais celulares que não são deste modelo.

    Conforme o tempo foi passando e as outras fabricantes de celulares foram adentrando neste mercado, o iPhone deixou de ser o pioneiro, para ser apenas "mais um" smartphone no mercado (leia-se mais um como um celular entre tantos outros, para aqueles que não sabem interpretar). E a tendência é os consumidores irem se adequando ao celular de seu gosto, preferência e necessidades, juntamente com o custo-benefício de cada (inclua aí o custo Brasil também).

    Para aqueles "entendidos" e que coloquem na balança todos estes aspectos antes de comprar (e nao apenas levar em conta o fato de um celular ser o pioneiro/o revolucionário, o de status, o mais chick, etc), terão assim um melhor aproveitamento e uso de seu smartphone, assim como qualquer outro produto adquirido.

    Utilizo iPhone desde o início, atualmente tenho o 4 que, com absoluta certeza, pode durar por mais uns 2/3 anos, isso se a obsolência programada da Apple com os iOS e Apps não impedirem, me obrigando a trocar de celular a cada 2/3 anos, um tremendo absurdo se for analisar a questão de seu custo (seja ele Brasil ou não).

    E desde o meu primeiro iPhone, cogito a idéia de adquirir um celular de outra marca, sendo ele este Moto X. Não tem um hardware overrated como o S4 e nem terá (ou não tanto quanto) a estabilidade do iOS. Mas pode oferecer um bom desempenho com o Android sem precisar exigir muito do "modesto" hardware, além de ser bem bonito e personalizável ao seu gosto.

    Espero seu lancamento ansiosamente, mais até do que pelo do iPhone 5S e 5C.