iPod School

Moleskine + Evernote – Casamento do analógico e o digital: Smart Notebook

João PestanaJoão Pestana

Evernote-Notebook-Hands-On-page-stickers1

Já faz algum tempo que a famosa marca de cadernos, agendas, organizadores, livros para pintura e materiais de anotação em geral, Moleskine, resolveu entrar no mundo digital como estratégia de permanência no mercado. Depois de lançar apps que contam com seu selo para smartphones e tablets, a empresa responsável por criar cadernos utilizados ao longo da história por gênios das artes e ciências para anotações e o exercício criativo, resolveu-se unir a um sinônimo de tecnologia e vanguarda do nosso tempo, a Evernote.

As duas gigantes resolveram juntar o melhor dos dois mundos: a experiência ainda não superada plenamente do uso de papel físico e a praticidade e organização do mundo digital. A Moleskine contribuiu, criando mais um de seus fantásticos blocos de anotação, destacando-se a qualidade de material e sua confecção (convêm dizer que os cadernos da empresa são produzidos artesanalmente). E a Evernote contribuiu criando uma experiência digital para o uso desse caderno.

O novo Evernote Smart Notebook permite que você crie, anote, use livremente seu caderno e, ao fim, você utiliza um aplicativo. disponível para iOS, para fazer a captura das páginas de seu caderno.

Mas a brincadeira não termina aí. O caderno tem diversos estilos de página exclusivos, Evernote pautado e Evernote quadriculado, com indicações pontilhadas, o que permite fazer uma captura mais limpa de suas anotações. Além disso, a Moleskine adicionou os Smart Stickers (Adesivos inteligentes) que, ao serem interpretados pelo app, adicionam smart tags a sua página. Essas tags tornam mais fácil a organização de suas criações, mantendo o seu mundo digital e analógico em comunhão. Ao pesquisar uma tag específica no Evernote, você poderá encontrar as páginas que aquela tag se encontra. Tudo isso por meio do reconhecimento óptico, tecnologia da Evernote.

Por fim, você ainda ganha uma assinatura de três meses do Evernote Premium, permitindo que você torne suas anotações manuscritas mais organizadas e fáceis de pesquisar digitalmente, além de permitir o compartilhamento de suas criações. Segue uma citação da página da Moleskine que você pode encontrar aqui:

1. Escreva, rascunhe ou desenho no Evernote Smart Notebook especialmente projetado pela Moleskine.
2. Tire uma foto de qualquer página deste livro com a Evernote Page Camera e ela instantaneamente se tornará digital, e assim você poderá salvá-la, pesquisá-la e compartilhá-la com o mundo.
3. Uma vez no Evernote, você pode pesquisar suas observações manuscritas por palavra chave, tag ou pesquisar visualmente.

E você, usaria um Smart Notebook?

Estudante de arquitetura, conheceu a Apple por meio de um iPod Touch 2a Geração e desde então dedica boa parte do tempo explorando o mundo do pomar. Foi descoberto acidentalmente como convidado em uma Podcast.