iPod School

Metro Paris Subway traz realidade aumentada para iPhones 3GS franceses

iPod SchooliPod School

Com o Metro Paris Subway 3.0, a francesa Presselite deixou os britânicos da acrossair a ver navios no Canal da Mancha. Os desenvolvedores franceses conseguiram lançar o aplicativo na App Store antes do rival Nearest Tube — que ainda aguarda o iPhone OS 3.1 —, feito que o tornou oficialmente o primeiro título de realidade aumentada para o iPhone 3GS.

Confira o vídeo abaixo (em francês):

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=UMEnIRvAOoY]

A primeira versão do Metro Paris Subway foi um dos primeiros softwares do segmento a aportar na loja e sempre trouxe um mapa de todo o sistema de metrô da capital francesa. Na segunda versão, ele trouxe mapas em duas dimensões para a navegação das linhas. Nesta última, ele traz o suporte ao modo de vídeo para sobrepor as informações com os ponto mais próximos das estações.

À medida que o usuário caminha pelas ruas de Paris, os ícones vão se alternando para informar a posição relativa das linhas em relação ao aparelho, graças à bússola digital (magnetômetro) e ao GPS interno do iPhone.

A ideia inicial não era criar um aplicativo de realidade aumentada, mas as novas possibilidades que o iPhone OS 3.x abriu para os desenvolvedores permitiram que a Presselite continuasse com o intuito original de oferecer utilidade aliada a inovação. Coincidentemente, seu app acabou se tornando o primeiro software aprovado a trazer essa característica.

No entanto, não se engane com essa história de linhas de metrô: o aplicativo é capaz de fazer muito mais que isso, e informa também onde é possível encontrar as linhas de ônibus mais próximas, além de estabelecimentos como museus, restaurantes, casas de show e até livrarias.

Com suporte a notificações instantâneas (via push), ele lhe informa sobre alertas do metrô, acidentes nas linhas ou outros avisos, mesmo que a aplicação esteja fechada. Há ainda uma ferramenta de planejamento de viagens, para que você possa cuidar com antecedência de como será o seu percurso.

O Metro Paris Subway está disponível em francês, inglês, espanhol e japonês, requer o firmware 3.0 ou superior, é compatível também com o iPod touch (porém sem a funcionalidade de realidade aumentada) e custa US$1 na App Store(5,5MB).

[ Via ]

Perfil usado para mensagens do blog ou posts publicitários.

  • Henry

    Até hoje para min não caiu a ficha que ja existe tecnologia assim,ainda mais no nosso querido iPhone…Eu acho essa tecnologia simplesmente magnífica 😉

  • Eliedson

    Simplesmente incrível 😉

  • CajuCLC

    O cara fala mais do que mostra o produto funcionando.

    Muito show mesmo, mas show mesmo é o HTC Hero que tem realidade aumentada utilizando o google street, ou seja, onde tiver, ele funciona.
    😀
    Sonho!!!

  • JG

    Puts, assime u até me lembro Paris, que regfreissei a duas semans atras de lá