iPod School

Melhore a performance do Espelhamento do AirPlay ao usar a Apple TV

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Quem adquiriu uma Apple TV e também possui o iPhone 4S ou o iPad 2/novo iPad, poderá usar um incrível recurso que foi disponibilizado com o iOS 5, que é o  Espelhamento do AirPlay. Com isso, tudo o que aparece na tela do seu iPhone/iPad é exibido em sua HDTV através de uma conexão Wi-Fi com a Apple TV.

No entanto, enquanto tudo o que está sendo feito na telinha do seu aparelho é mostrado na TV, pode haver pequenos problemas, como lentidão e demora na resposta. De fato, isso fica mais aparente quando se está usando aplicativos pesados, como jogos em 3D, por exemplo. Em alguns casos, há queda constante de frame-rate, travamentos e lentidão.

Para diminuir esses problemas ou até mesmo acabar com eles, é necessário alguns passos importantes.

Utilize um roteador com padrão 802.11n

Atualmente no mercado podemos encontrar dois tipos de roteadores: um com o padrão 802.11g e outro com 802.11n. Embora o primeiro modelo seja mais comum, hoje em dia é possível adquirir o modelo mais recente por preços mais viáveis.

O modelo 802.11g possui uma velocidade de até 54Mbps, enquanto o 802.11n possui velocidades de 150, 300 e 450Mbps. Em média, ele chega a ser 2,5 vezes mais rápido e possui um alcance até 2 vezes maior.

Com isso, você garante que sua conexão local trabalhe na melhor velocidade possível, oferecendo taxas de transferências mais altas, reduzindo ou até mesmo diminuindo os “lags”. Além disso, manter a Apple TV e seu iPhone/iPad atualizado para a versão mais recente garante que ele esteja melhor otimizado para executar esta tarefa, pois a Apple pode implementar melhorias e pequenas correções de bugs.

E deixar a Apple TV mais próxima do roteador favorece para que a intensidade do sinal esteja no nível máximo. Para verificar isso na Apple TV, vá em Ajustes > Rede > Intensidade do Sinal.

Eu mesmo possuía um roteador 802.11g e ao jogar Real Racing 2, Infinity Blade 2 ou Sonic The Hedgehog 4, eu notava alguns atrasos na tela. Depois que adquiri um modelo 802.11n, eles praticamente sumiram. Apenas lembrando que nem todos os aplicativos funcionam bem com o Espelhamento do AirPlay, pois muitas vezes não foram otimizados para isso.

Ex-autor do iPod School

  • iMark0

    Nossa! Excelente post! Parabéns 😉

    Abraços

  • Marcelo

    Uma pergunta. Como faço para espelhar ou transmitir via imac para o apTv ? Obr

    • Alex Cazaroti

      Se eu não estiver enganado é somente no Mountain Lion que isso é possível.

    • airparrot e appletv

  • No iPad 1 não funciona!!!!!!! que saco ……..

  • lusobrasil portugal

    Marcelo, também gostava de transmitir videos do Imac para a apple tv, mas vou esperar sair o moutain lion para ver se dá. eu nao tenho apple tv, estou a espera que isso seja possivel (assunto acima).

    cmps
    lusobrasil . portugal

    • Carlosleonardo037

      Voce já pode transmitir videos do mac para o appletv. voce so nao pode espelhar a tela do mac.

  • Michael Nunes

    Vc consegue espelhar o iMAc com o aplivativo AirParrot. Simples!

  • Lleandrobs

    Comigo nao
    Funcionou.. Axo q ate piorou, que o netflix com o novo roteador ficou dando uma travadinha.. Voltei pro antigo mesmo 🙂

    • Nesse caso o problema é da Netflix. Enquanto testei o serviço, tudo funcionava bem, no entanto, alguns filmes que era HD rodavam em resolução inferior, sendo que minha net é de 10 mega.

  • Airplay funciona no iPod de terceira geração?

    • O recurso AirPlay funciona sim, com ele é possível ver vídeos no youtube, iPod ou apps de terceiros, ouvir música e ver fotos. Já o Espelhamento do AirPlay funciona somente no iPhone 4S, iPad 2 e o novo iPad.

  • lusobrasil portugal

    boas eu tenho uma tv HD com apenas 2 portas de hdmi e ambas estao em ultilizaçao (box zon e bluray), eu gostava de saber se é possivel usar um  divisor HDMI e ligar meu leitor bluray e uma apple tv à tv na mesma porta?
    grato pela atençao
    amilton jose 

  • lusobrasil portugal

    boas, estou querendo comprar a apple tv, so que tenho uma duvida, posso fazer streaming de filme com legendas em separado, ou seja, tenho um filme em mp4 e as legendas em srt, poderei ver o filme na tv em streaming com as legendas?
    aguardo resposta
    cmps
    lusobrasil

  • Hugo

    Alguem saberia me dizer se há alguma diferença no desempenho ou na resolução quando se usa o AirPlay no novo iPad em relação ao ipad 2? Ex: Espelhar o mesmo jogo com o novo iPad a imagem que joga pra ATV é de maior resolução ou se os gráficos são melhores? Abs!

  • Pedro

    Cara você acha que compensa mais pagar 150 em um CABO HDMI e não ter esses lags, ou 400 na Apple TV pra ter os serviços e também poder disputar jogos com os amigos que tiverem iOS na telona?

  • Rafael

    Oi Alex, bacana seu tópico.
    Tenho o seguinte problema.
    Possuo o router WRT160N da Linksys e uma conexão Net Virtua de 10 Mb, porém quando uso a internet para transmissão de vídeos em 1080p como o Vimeo ou YouTube, vai legal de preferencia de madrugada já que a rede internet é mais vazia, mas quando uso transmissão apenas da rede do router como um filme em 1080 em mp4 ou o espelhamento do Montain Lion, jogar em modo espelhado o processo é lento, as vezes do vídeo tenho que carregar todo para transmitir sem engasgo. Será que é o router que não aguenta?
    Qual router me indicaria para este tipo de uso?
    OBS: Apple Tv conectada no router com fio, macbook pro I5 2011 conectado na wifi
    Abraços

    • Fabio

      Oi, Alex! pra assistir filmes inteiros usando o espelhamento do Airplay não vai ficar bom.
      Vc precisa de um software adequado pra isso.
      Eu uso o Beamer que é muito bom, ele roda os vídeos de todos os formatos inclusive MKV com legendas.
      Segue o link: http://beamer-app.com

  • Zandro

    Olá , bom dia. Tenho o Ipad 4 sem 3G e o mais novo Apple TV. Viajo bastante, e as vezes o local n tem rede wireless. Como fazer o espelhamento sem internet ?