Press "Enter" to skip to content

Melhore a performance do Espelhamento do AirPlay ao usar a Apple TV

Quem adquiriu uma Apple TV e também possui o iPhone 4S ou o iPad 2/novo iPad, poderá usar um incrível recurso que foi disponibilizado com o iOS 5, que é o  Espelhamento do AirPlay. Com isso, tudo o que aparece na tela do seu iPhone/iPad é exibido em sua HDTV através de uma conexão Wi-Fi com a Apple TV.

No entanto, enquanto tudo o que está sendo feito na telinha do seu aparelho é mostrado na TV, pode haver pequenos problemas, como lentidão e demora na resposta. De fato, isso fica mais aparente quando se está usando aplicativos pesados, como jogos em 3D, por exemplo. Em alguns casos, há queda constante de frame-rate, travamentos e lentidão.

Para diminuir esses problemas ou até mesmo acabar com eles, é necessário alguns passos importantes.

Utilize um roteador com padrão 802.11n

Atualmente no mercado podemos encontrar dois tipos de roteadores: um com o padrão 802.11g e outro com 802.11n. Embora o primeiro modelo seja mais comum, hoje em dia é possível adquirir o modelo mais recente por preços mais viáveis.

O modelo 802.11g possui uma velocidade de até 54Mbps, enquanto o 802.11n possui velocidades de 150, 300 e 450Mbps. Em média, ele chega a ser 2,5 vezes mais rápido e possui um alcance até 2 vezes maior.

Com isso, você garante que sua conexão local trabalhe na melhor velocidade possível, oferecendo taxas de transferências mais altas, reduzindo ou até mesmo diminuindo os “lags”. Além disso, manter a Apple TV e seu iPhone/iPad atualizado para a versão mais recente garante que ele esteja melhor otimizado para executar esta tarefa, pois a Apple pode implementar melhorias e pequenas correções de bugs.

E deixar a Apple TV mais próxima do roteador favorece para que a intensidade do sinal esteja no nível máximo. Para verificar isso na Apple TV, vá em Ajustes > Rede > Intensidade do Sinal.

Eu mesmo possuía um roteador 802.11g e ao jogar Real Racing 2, Infinity Blade 2 ou Sonic The Hedgehog 4, eu notava alguns atrasos na tela. Depois que adquiri um modelo 802.11n, eles praticamente sumiram. Apenas lembrando que nem todos os aplicativos funcionam bem com o Espelhamento do AirPlay, pois muitas vezes não foram otimizados para isso.