iPod School

Medida provisória sobre redução de impostos para fabricação de tablets é publicada

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Nesta segunda-feira foi publicada no Diário Oficial da União a “Lei do Bem”, medida provisória que reduz os impostos cobrados em notebooks e agora tablets fabricados aqui no Brasil. Esse era um dos principais requisitos para que a Foxconn, fabricante de diversos produtos Apple, pudesse iniciar investimentos aqui, e até quem sabe realmente produzir iPads “Made in Brazil”.



A medida provisória publicada nesta segunda altera o artigo 28 da lei número 11.196, de 21 de novembro de 2005. Serão beneficiados dispositivos “que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados”.

Este é o primeiro passo para a desoneração. Ainda é necessário que o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior publiquem uma portaria interminiaterial, que enquadrará os tablets no PPB (Processo Produtivo Básico) como “microcomputador portátil, sem teclado físico, com tela sensível ao toque”.

Com isso, estima-se que o preço dos tablets produzidos no Brasil deve ficar até 36% mais barato.

[G1]

Ex-autor do iPod School