Press "Enter" to skip to content

Mactans, o carregador que pode injetar um malware em seu iPhone

lightning-iphoneO iOS é conhecido por ser um sistema simples, e principalmente, seguro, ainda mais por tudo que a Apple faz para impedir que tanto se modifique o sistema, como também, instale aplicativos por fora, o que até hoje nunca foi visto uma ameaça real para o iOS, mas isto pode ter um fim. Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia descobriu uma maneira de infectar o iPhone com um simples carregador modificado que com 1 minuto, um malware pode penetrar no seu querido celular.

O famoso carregador é o Mactans, que segundo seus próprios criadores, é uma forma de penetrar a segurança do iOS de maneira bem simples, e mesmo que o usuário não esteja mexendo no aparelho ou autorize, o aplicativo que faria rodar o código malicioso, instalaria de qualquer maneira, mesmo com ou sem jailbreak. E quem pensa que poderá vê-lo, muito enganado: ainda segundo eles, o aplicativo é capaz de esconder-se de qualquer lista de aplicativos que haver.

Mas claro, para isto, alguma coisa precisa transmitir o malware para o iPhone. O Mactans funciona por meio de um BeagleBoard, que é um computador de baixo custo e que cabe na palma da sua mão, o que facilita a locomoção, mas ainda, tem o tamanho de um cartão de crédito e que pode ser facilmente percebido que é um carregador falso. Porém, a preocupação fica: e se minimizarem? Aí sim, daria pânico aos usuários.

Acredito que com uma atualização do iOS a Apple consiga quebrar esta brecha que possibilita a penetração do aplicativo, mas é o que vamos ver no Black Hat USA 2013, que é uma feira de segurança da computação aonde todos procuram brechas em aplicativos, sistemas de banco de dados, smartphones, e o que há. De qualquer maneira, ficarei de olho em portas USB que possam haver em qualquer lugar. 😛

Com informações de Engenharia É: