iPod School

MacBook demorando para sair do modo repouso (sleep)? Eis a solução

André BazagliaAndré Bazaglia

macbook-pro-retina

O gerenciamento de memória RAM do OS X é tão, tão, mas tão bom, que o hábito de desligar o computador não faz parte do dia-a-dia de muitos macintosheiros. Fechar o computador encostando a tela no teclado coloca os MacBooks em modo repouso, mas os novos possuem um sistema novo integrado no modo sleep: a Apple chama isso de ‘stanby’. Depois de uma hora em modo sleep, o conteúdo da RAM é passado para o disco de armazenamento (HD ou SSD). Assim, a RAM é desativada e a bateria é poupada. A ideia é ótima, mas recarregar 16GB de RAM (valor exemplar) pode demorar bastante, mesmo que você use SSD.

Nada que um pouco de código não resolva; um comando no Terminal altera o valor de desativação da RAM de uma hora ara qualquer outro horário desejado.

sudo pmset -a standbydelay 86400

No exemplo acima, alteramos o tempo de para 86400 segundos (24 horas). Altere para o valor desejado, equilibrando durabilidade da bateria com velocidade de retorno. 😉

[fonte: iMore]

Mac

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Boa dica, coloquei 14400 (4 horas)

  • Vamos ver se resolve mesmo..

  • Philip

    Caramba 16 gbs de ram!

  • Boa tarde André, não sei se esse tópico ainda esta ativo, mas estou com problema semelhante, senão igual, tenho um iMac de meados de 2009, com 4gb de mem original, coloquei mais 8gb(2x4gb) corsair total de 12gb e meu imac agora hiberna mas não retorna do estado, notei que ele esta funcionando(hds ligados, barulho de funcionamento) mas ele não retorna do estado de hibernação. Uso esse mesmo código, ou para iMac uso algo diferente para sanar esse problema?(pois como não é macbook não preciso levar em conta uso de bateria)

    Se puder me ajudar, fico agradecido.