iPod School

MacBook de 12 polegadas tem desempenho melhor rodando Windows

André BazagliaAndré Bazaglia

As constantes atualizações do OS X tornaram o sistema operacional da Apple para Macs mais pesado e menos suave. Quem é usuário de Mac há um intervalo de tempo relativamente grande certamente notou isso. Apesar das atualizações chegarem de forma gradual, um bom observador certamente reparou que o Mac tornou-se mais pesado com o passar dos anos. É claro que atualizações novas para hardwares antigos tendem — e sempre tenderão — a reduzir a performance. Atualizações acompanham novos recursos, que exigem mais poder de processamento, e o hardware é estático até que o usuário compre uma máquina nova ou atualize-o manualmente. Se o problema fosse apenas em hardwares que ficam pra trás com o passar dos anos estaríamos felizes. Mas, desta vez, a questão parece ser muito menos superficial.

Em uma comparação do novo MacBook de 12 polegadas (o mais recente MacBook lançado até o momento da publicação desta matéria) rodando o OS X instalado de fábrica versus o mesmo MacBook rodando o Windows 10, o sistema da Microsoft se saiu melhor nos critérios avaliados por Alex King, graduado em Ciência da Computação. Ele afirma:

Aqui está o verdadeiro chutador: ele é rápido. Ele é suave. Ele renderiza a 60FPS a não ser que você tenha várias coisas rodando simultanemente. Ele é inequivocamente melhor em performance do que o OS X, me levando a crer que a Apple realmente precisa rever como animações são feitas. Mesmo quando eu desligo a transparência do OS X, O Mission Control não é completamente suave. Em contra partida, mesmo quando recursos de transparência Aero Glass [no Windows] estão ativadas, tudo roda suavemente. É notável, e isso me faz gostar do MacBook de 12 polegadas mais do que nunca.

Em suma, o MacBook de 12 polegadas é ótimo. Mas o OS X deve urgentemente ser otimizado. Quem sabe a Apple não leve desempenho mais a sério nas próximas atualizações. Afinal, ela já tem a vantagem de produzir seu próprio hardware e seu próprio software. Isto é meio passo dado para a elaboração de sistemas incrivelmente rápidos.

via 9to5mac.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Stand_up

    Cara essa matéria veio de encontro ao que penso a muito tempo…

    A Apple lança esse monte de atualizações, muitas vezes com recursos inúteis ou apenas repaginados constantemente para MacBook visando forçar o usuário a adquirir um computador mais recente para manter o desempenho do mesmo.

    Eu não atualizo meu MacBook air 2011 desde o ultimo OS Mountain Lion e digo que me arrependo a não ter parado no Snow Leopard, para mim o melhor OS lançado até hoje.

    Aviso a todos, quem tem MacBook para de atualizar na versão nativa do seu sistema operacional, ou seja, a que vem junto com o note. No máximo uma versão do sistema OS a frente!

    • Bryan Uhlig

      Cara dei sorte nunca atualizei , sei la acho q ele tão bom com o sistema q vem não vejo necessidade de atualizar fora q fica lento

      • Stand_up

        Se mandou bem! Eu parei total tb!