iPod School

Conheça as principais novidades do Mac OS X Lion, que chegará no ano que vem

Dico42Dico42

Com o evento “Back To The Mac” chegando ao fim, Steve Jobs apresentou a nova versão do sistema operacional da Apple, o Mac OS X 10.7 Lion.

O novo sistema é uma mistura entre o sistema atual, Snow Leopard, e de seu irmão menor, o iOS, como já era previsto.

O sistema dá um dos maiores saltos na história da Apple, com várias novidades que tomam proveito do multitouch presente no Magic Mouse, Magic Trackpad e no touchpad para os notebooks da Apple. Nesse post, irei mostrar as principais novidades do OSX 10.7, entre elas a Mac App Store e a nova central da Apple, Mission Control.

Mac App Store

Não é segredo que grande parte do sucesso do iOS se deve à App Store (que só existe por causa do jailbreak — história engraçada, na verdade, tema para outro post), receita essa que foi copiada por muitas outras fabricantes de dispositivos móveis, raramente com sucesso, como por exemplo a RIM, a Nokia e o próprio Google. Bem, agora a Apple quer extender a App Store até os desktops.

 

A Mac App Store contará com um design semelhante à iTunes Store, mas com um aplicativo separado, e, ao contrário do que acontece no iOS, NÃO será o único lugar de onde você poderá baixar aplicativos. Você poderá continuar baixando aplicativos exatamente do jeito que você faz hoje em dia. O aplicativo já virá junto com o Lion, mas poderá ser instalado separadamente em sistemas mais antigos.

Dentre as vantagens da Mac App Store sobre a forma atual de gerenciamento de aplicativos, podemos listar que:

  1. Todos os aplicativos (ou pelo menos a maioria deles) estão em um só lugar, o que facilita o descobrimento de novos aplicativos e também o update deles (mais sobre isso abaixo)
  2. O update dos aplicativos baixados pela Mac App Store serão feitos assim como no iOS, todos de uma vez, facilitando MUITO o processo. Hoje em dia, quanto menos você usa o aplicativo mais difícil é de você fazer o update dele (e em algumas vezes você tem que lembrar de checar), o que é uma pena, porque as vezes o update pode trazer justamente aquela função que você estava esperando.
  3. Os aplicativos comprados na loja poderão ser instalados em todos os seus Macs, usando apenas seu Apple ID. Perfito para quando você compra um novo Mac e quer transferir seus aplicativos para ele.
  4. Integração total com o Launchpad. Todos os aplicativos são instalados com apenas um clique e já aparecem no seu Launchpad (ou no seu dock). Falando em Launchpad…

Launchpad

Muitos reclamavam (ok, algumas pessoas reclamavam) do modo de organização de aplicativos do Mac OS X, um pouco, err, caótico. Como a maior parte dos aplicativos do Mac OS X não precisam realmente ser instalados (apenas dar duplo-clique já faz eles funcionarem perfeitamente), os seus aplicativos costumavam ficar espalhados pela sua pasta de downloads, de aplicativos, documentos… Não mais.

 

O Launchpad é um conceito de organização de aplicativos baseado nas Home Screens do iOS, onde é possível você ver todos os seus aplicativos sem grandes dificuldades de “em que pasta eu deixei isso?” e sem aquela confusão toda/feiura da barra iniciar do Windows. Ele NÃO é sua Desktop, é um aplicativo (em tela cheia) separado. Ah, e sim, ele tem Folders, igualzinho ao iOS. Para criá-las, é só arrastar um aplicativo para cima do outro, e o sistema tentará adivinhar o nome da pasta baseado nas categorias dos aplicativos.

 

Mission Control

A “central de comando do Mac” nada mais é do que a junção de três aplicativos bem conhecidos dos usuários de Mac, que inclusive já foram tema de postagem na nossa seção “Comprei Meu Mac, e Agora ?”: Exposé, Spaces e Dashboard

 

Esse novo aplicativo não traz nenhuma função nova, apenas junta os três acima citados em uma interface nova. Poupa espaço no Dock, o que já é o bastante para mim.

Bônus: Aplicativos em tela cheia

Quem tem um Mac deve saber que um aplicativo não costuma a funcionar em tela cheia (salvo excessões como QuickTime, VLC e Plex) como no iOS. Na sua tela, além da janela do aplicativo, terá também o dock e a status bar. Bem, a partir do Mac OS X 10.7, isso vai mudar. Você poderá acessar aplicativos em tela cheia com um clique, e voltar para seu desktop com um comando Multi-Touch, porque, obviamente, o Mac ainda irá trabalhar com janelas.

O Mac OS X 10.7 Lion estará disponível para venda no verão americano (inverno brasileiro), ou seja, em meados do ano que vem. Já a Mac App Store estará disponível dentro de 90 dias — em janeiro de 2011.

Mac

  • Arthur Albuquerque

    muito boa a sua escrita, me surpreendi, envolve o leitor

    • Dico42

      Valeu 😀

  • Também gostei muito, Rodrigo, sempre gostei muito da sua escrita. Parabéns pelo post.

    • Dico42

      😀

  • leonardo

    finalmente posto dico!

    muito bom

    • Dico42

      hehe

  • Pablo

    Uma pergunta.. Se eu quiser atualizar o iLife pelo site da apple, eles enviam o pacote na minha casa ou é só um download??

    • Dico42

      Tenho quase certeza que é só download.

  • Arthur

    Logo o JB pra mac osx sai huahuahua

    • Dico42

      Como você tem outros meios oara baixar aplicativos, eu acho que não seria necessário o jb 😛

      • Arthur

        Mas os apps específicos da macstore vai sair uns JB se pa um intallous huahuahua

        • Dico42

          Duvido muito que tenha aplicativos "exclusivos", já que o faturamento "por fora" é maior… A Apple ganha 30% do faturamento da Mac App Store

  • Alceu

    olá tenho um Macbook, e tentei atualizar o software do mesmo, porém afirma que tal, está atualizado, como assim ?

    • Dico42

      "O Mac OS X 10.7 Lion estará disponível para venda no verão americano (inverno brasileiro), ou seja, em meados do ano que vem."

      Seu software está atualizado 😛

  • Jão

    "Não é segredo que grande parte do sucesso do iOS se deve à App Store (que só existe por causa do jailbreak — história engraçada, na verdade, tema para outro post)"

    Conta ai vai! rsrs

    • Dico42

      Assim que possível farei um post sobre isso 🙂

  • Acho que vou adiar um pouco a compra do meu iMac. Quando finalmente tenho coragem( e dinheiro, principalmente dinheiro) chega isso. Acho melhor esperar um pouco mais até a chegada do nosso "Rei Leão" antes de comprar um novo Mac.

    Pequena Dúvida: Ele já vai vir com FaceTime?

    Apple Rules!

    • Dico42

      Provavelmente sim

  • JIm

    Muito bem escrito, se não fosse pelo "excessão" 😛

    • Dico42

      Oopsie 😛

  • iMark

    Valeu Dico 😉 .

    Como sempre escrevendo bem 🙂 .

    Abraços

    • Dico42

      Brigadão Mark 😀

  • Norton

    Muito bom post. Estou ansioso pelo Lion?

    P.S. O que aconteceu com o IntenseDebate? Não tem mais aqui??

  • http://www.wikinoticia.com/images/appleweblog-es/

    Eu tenho um MacBook White,espero q o novo OsX nao seja como o iOS 4 no iPhone 3G um peso!

    Heheheh…E Pelo q entendir vai transformar os games compativeis com o OS X?

    Vai ser legal!

    • Dico42

      Você diz os aplicativos de iOS funcionarem no OSX ? Ainda não. Espero que seja um funcionalidade do próximo Mac OS, se bem que acho que esse vai ser o último…

      Daqui a uns dois anos acho que iOS e OSX vão se tornar um só

  • Leonardo

    "3.Os aplicativos comprados na loja poderão ser instalados em todos os seus Macs, usando apenas seu Apple ID. Perfito* para quando você compra um novo Mac e quer transferir seus aplicativos para ele."

    Não seria perfeito**?

    • marcola

      tsss