Press "Enter" to skip to content

Dicas: como lutar contra a Apple no desempenho do iOS

phil-a6

Por mais que muita gente tenha uma imagem idealizada da Apple, a empresa está inserida dentro de um mercado capitalista e expressa, de maneira muito clara, algumas características impostas por este padrão da crescente luta pelo sucesso. Aí entra a obscolecência programada, o motor secreto da sociedade de consumo [leia: Obsolescência programada é motivo para Apple ser processada]. A cada atualização do iOS, aparelhos antigos tornam-se mais lentos, menos responsivos e mais instáveis. Parece de propósito: no exemplo do iPhone 4 (meu celular principal), lançado em 2010 , a possibilidade de tirar fotos panorâmicas, que são possibilitadas por linhas de código implementadas exclusivamente para o uso do aplicativo câmera e que não afetam o desempenho geral do sistema não existe, mas o recurso ‘Não Perturbe’, implementado direto na raiz do sistema operacional – e que pesa mais por isso – está presente no iOS 6 para o iPhone 4. É assim que a Apple, cada vez mais, consegue forçar seus usuários a adquirirem versões mais novas de seus tablets e smartphones.

Reconstruir o iOS ao nosso gosto é inviável, mas algumas dicas básicas podem otimizar – e muito – o desempenho do sistema operacional. Separei elas por ordem de relevância e impacto notável no sistema. As duas primeiras dicas requerem jailbreak; as duas últimas, não.

1) Rode o iCleaner

Baixe o iCleaner pelo Cydia. Sua interface é bem intuitiva, e nosso trabalho será feito, inicialmente, na primeira aba do app. Recomendo que você deixe todos os ajustes padrões e apenas toque no botão ‘Clean’, visível no canto superior direito. Aguarde alguns minutos. Em seguida, um log será exibido e o respring realizado.

icleaner-1icleaner-2

icleaner-log

Você acabou de remover arquivos temporários do seu sistema e outros tipos de arquivos de cache inúteis. Isso é ótimo, mas o melhor é desativar daemons’s não utilizadas pela maioria dos usuários. É isso que a segunda aba do iCleaner faz. Tocando no nome de cada daemon, você tem acesso à descrição dele. Desative todos aqueles que achar inúteis. Um reboot é necessário para efetivar as mudanças, e o processo é reversível: caso você verifique que desativou algo por engano, basta reativar e reiniciar o aparelho, mais uma vez.

daemons-icleaner

Na terceira aba do iCleaner, você pode remover idiomas, teclados e vozes de controle por voz do iOS, além de excluir imagens adaptadas a resoluções de telas diferentes da sua. Só utilize este recurso se você tiver pouco espaço de armazenamento.

2) Instale o Accelerate

accelerate

Também disponível através do Cydia, o Accelerate acelera o iOS de maneira bastante diferente: as animações de transição da interface do sistema operacional são brutalmente aceleradas. Assim que o app é instalado, as animações da própria interface do sistema não ficam mais tão lentas, e nenhum tipo de overclocking é feito: só transições aceleradas. Já adianto: depois de se acostumar com o Accelerate, se re-acostumar a usar o sistema com sua velocidade padrão torna-se uma tarefa difícil. Vale a pena testar o tweak gratuito.

3) Reinstalar apps

Envio mais de mil mensagens por dia pelo WhatsApp, e todas são salvas em um banco de dados. O problema não é exclusividade do WhatsApp, e afeta o ecossistema inteiro de aplicativos. Com o tempo, torna-se difícil para o iPhone gerenciar todo o conteúdo criado por apps de terceiros. Nesse caso, removê-los e instalá-los de novo deve resolver o problema de desempenho e instabilidades.

4) Restaurar o sistema

restaurar-iphone

Nada funciona? Seu sistema está verdadeiramente péssimo e as dicas acima não o ajudaram? Reinstale o iOS nele, restaurando o sistema do zero.

Espero, de verdade, que as quatro sugestões lhes ajudem a tornar a experiência de uso do sistema operacional do iPhone, iPod touch ou iPad mais agradável.