iPod School

Keynote: Novo iTunes – design remodelado, mais intuitivo, mais simples. Completo.

Qaiq AlvesQaiq Alves

Primeiramente, é uma honra escrever pra vocês. Meu nome é Qaiq Alves, tenho 18 anos, e sou o novo autor do iPod School. Mas vamos ao que interessa!

Na Keynote de ontem, como mostrado Ao Vivo pelo blog, a Apple apresentou três iDevices: o iPhone 5, iPod touch 5 e iPod Nano 7G. Apresentou também novos acessórios que já sabíamos que viriam devido aos diversos vazamentos de imagens. Mas a Maçã também apresentou algo que pouca gente deu importância, mas, na minha opinião, foi uma grande novidade: o novo iTunes. Os outros dispositivos sofreram melhorias, mas não foi apresentado nada de muuuito revolucionário (como nos acostumamos a ver). Então, vejamos as mudanças e novas funcionalidades no novo iTunes:

Design

O novo iTunes teve sua interface totalmente remodelada. Vejamos as principais mudanças:

Visualizações simplificadas

Um dos melhores recursos pra mim é este. Nas versões anteriores do iTunes não interessava se você estava em Músicas, Vídeos, Podcasts e etc. Sempre aparecia, à esquerda, os outros recursos em forma de Menu lateral, ocupando parte da tela com informação desnecessária. Agora, com o novo iTunes você clica em “Música” e sua biblioteca se expandirá, ocupando toda a área do aplicativo. E você pode fazer a mesma coisa para Filmes, Apps ou qualquer outro item do Menu superior.

Visão expandida

Ao clicar em algum álbum a tela se expande e todas as informações do álbum são exibidas. Com esse novo recurso você pode, por exemplo, abrir um álbum, executar uma música e voltar a navegar em sua biblioteca. Ao usar essa funcionalidade, o iTunes verifica suas preferências de acordo com sua biblioteca e ele te recomenda conteúdos similares.

MiniPlayer

A proposta do novo MiniPlayer é simples: menos informação, mais controle. Agora você pode clicar no botão “seguinte” para ver qual será a próxima música executada sem ter que, efetivamente, avançar de música. Você também pode pesquisar em sua coleção de músicas e definir quais serão as próximas músicas executadas, e o melhor, sem ter que abrir a biblioteca. Isso se mostra muito útil caso você tenha um álbum mais não curte todas as faixas.

Recomendações

Como dito acima, o iTunes regularmente irá lhe recomendar conteúdo. Mas vocês pode verificar isso, de uma maneira bem intuitiva. Para tal, basta você selecionar um disco, artista ou gênero musical que o iTunes, segundo a Apple, “vai te sugerir músicas similares que você não encontraria sozinho”. Após escolher o que será tocado, o recurso Seguinte do iTunes permite que você selecione uma música e coloque pra tocar em seguida ou por último. Perfeito! Veja:

Selecione o conteúdo que terá sugestões (álbum, artista ou gênero) e clique em “In the Store” (iTunes em inglês) ou “Na Loja” (iTunes em português).

Coloque em fila as música que você quer ouvir.

Rápido, simples e muito útil.

Loja

A loja também sofreu várias alterações. E pra mim foi a melhor de todas as mudanças. Ela foi redesenhada para Mac, PC, iPhone, iPad e iPod touch. E o melhor de tudo: assim ela terá a mesma aparência em todos os dispositivos. Deste modo, ficou muito mais fácil procurar pelas prateleiras sua músicas, filmes e outros. Caso você passe o dia inteiro ou a maior parte do tempo livre em seu iGadjet (como eu), você não sentirá diferença ao usar o iTunes em seu PC/Mac, pois a nova interface é exatamente a mesma! Assim ficará muito mais fácil fazer uma compra!

Histórico

Outro novo recurso bastante interessante (que também estará disponível no Safari – tenho pra mim que foi “inspirado” no recurso para Google Chrome) é o histórico. No iTunes você pode ver/ouvir uma prévia do que será comprado. Mas muitas vezes nós “esquecemos” como é o conteúdo ou simplesmente queremos ouvir de novo. Para isso, basta clicar no botão Histórico para ver uma lista rápida de todas as músicas e filmes que você já viu uma prévia. O maravilhoso serviço do iCloud manterá uma “memória” do que foi acessado, permitindo verificar esse histórico em todos os seus dispositivos. Deste modo, você pode ouvir uma prévia de uma música em seu iPhone quando estiver voltando pra casa, e quando ligar seu computador ela estará disponível no seu histórico pra escutar novamente ou comprar. Maravilhoso!

iCloud

Sincronização

Com o iCloud é possível fazer ainda um pouco mais. Você poderá acessar seu conteúdo em todos os seus dispositivos! Agora, quando você comprar um filme, música ou um disco em qualquer dispositivo, você poderá acessar imediatamente em sua biblioteca do iTunes no Mac ou PC. Como você já comprou, basta clicar em ‘play’! E tem mais: se você for usar em modo offline (na estrada ou em um avião) basta clicar em comprar do seu iPhone, por exemplo, e escutar em seu PC/Mac.

Recomece de onde parou

Outro recurso simplesmente fantástico é esse! Você pode começar a ver uma aula do iTunes U, filme ou Podcast, fazer uma pausa (pra entrar em casa, por exemplo) e continuar assistindo em seu computador ou qualquer outro dispositivo, como o iPad. Segundo a Apple “o iCloud lembra exatamente de onde você parou. Ele é inteligente assim”. Genial!

A única “má” notícia é que a nova versão do iTunes só vai estar disponível para atualização/download a partir de Outubro. Mas com certeza vale a pena esperar!

E vocês, o que acharam da nova versão do “player mais usado no mundo”?