Press "Enter" to skip to content

Keynote: iPhone 5 – a maior coisa que já aconteceu com o iPhone desde o iPhone

A Apple fez questão de deixar bem claro que o iPhone 5 foi um lançamento extremamente importante. No anúncio oficial do site da empresa, ela usa uma frase impactante muito bem empregada: “The biggest thing to happen to iPhone since iPhone”. A tradução da frase foi empregada por mim no título desta matéria.

Este não é um artigo apresentando milimetricamente cada detalhe do novo iPhone, já que o site da Apple realiza essa tarefa muito bem. Este artigo é apenas uma impressão geral do novo aparelho, com opiniões próprias do autor do mesmo (eu, haha).

Design.

“Design não é apenas como isso aparente visualmente. Design é como isso funciona”. A fala é de Steve Jobs. A primeira novidade está na cor: os modelos estão disponíveis nas cores “preto e cinza” e “branco e prata”. Com as esmas capacidades e mesmos preços, as grandes diferenças do novo iPhone estão no tamanho (externo) do aparelho. São 123.8mm de altura, 58.6mm de largura e um peso de 112 gramas.

A grande novidade do design não poderia ser outra: a tela. As 4 polegadas, de acordo com a Apple, dão a experiência ideal que o usuário do iPhone deve ter ao segurar o aparelho. O novo conector menor e a saída de áudio mais potente fecham o novo design do iPhone. Confira o resultado final na imagem logo abaixo.

Particularmente, aprovei o design, mas continuo achando que a Apple deveria mudar alguns traços visuais que nunca foram mudados desde o primeiro iPhone. Achei extremamente exagerada a conclusão por parte da Apple que este iPhone foi o mais importante desde a apresentação da versão original do iPhone (a primeira), em 2007. Para mim, a grande revolução ocorreu mesmo no iPhone 4.

Ultrafast Wireless

Além da Wi-Fi mais rápida, finlamente a tecnologia do LTE chega ao iPhone. Já era esperado. A velocidade de download do LTE chega a 100mbps, contra os 42 do HSDPA e o 0.38 (sim, ZERO ponto 38) do EDGE.

E o 2x mais rápido?

Se tem um número que a Apple ama, é o número dois (2). Todo iPhone sempre tem um processador duas vezes mais potente, e não foi diferente com o iPhone 5. Tanto a CPU quanto a GPU (processamento e gráficos, respectivamente) são até duas vezes melhores.

A bateria é a maior prova que a Apple combina muito bem o hardware com o software: 8 horas navegando na rede LTE, 8 horas de uso do telefone e 10 horas de playback de vídeos. Aceitável.

Ear-pods! Ear-pods!

Já estava na hora da Apple atualizar seu fone de ouvido padrão. Os atuais eram um lixo, literalmente. E não é bem a cara da Apple “vender lixo”. Não falarei muito sobre os novos fones de ouvido por aqui porque eles ganharão uma matéria exclusiva (sim, só para eles – que moral, hein, fones?).

Detalhes adicionais.

  • A câmera agora possui 8 megapixels, Panorama, gravação em HD (1080p) e suas lentes foram melhoradas (e muito!), a ponto de que dificilmente se riscariam, por exemplo. A equipe da Apple inegavelmente fez um ótimo trabalho com a câmera do novo iPhone, e provou, mais uma vez, que não é apenas a quantidade de megapixels que define a ótima qualidade de uma câmera.
  • Há a implementação do Bluetooth 4.0. A novidade agradará poucos essencialmente aqui, no Brasil.

Conclusão.

Os rumores acertaram em cheio. O iPhone 5 é o mesmo que havia vazado a um tempinho atrás. A Apple apenas ignorou os vazamentos (Steve Jobs ironizava eles, geralmente, mas isso não é muito a cara de Tim Cook).

Quer mais?

Quer saber tudo sobre o novo iPhone nos mínimos detalhes? Clique aqui e vá para o site da Apple. As imagens usadas lá são lindas, vale a pena você conferir.