iPod School

Keynote: Grandes mudanças no design do iPod Nano

Francisco Almeida VizentinFrancisco Almeida Vizentin

Antes das duas horas de apresentação da Apple, liderada pelo CEO Tim Cook, rumores corriam pela internet. Se esperava o novo iPhone, e alguns até falavam sobre novos modelos de iPods.

Quando Cook, após mostrar ao entusiasmado público o novo iPhone, disse que falaria sobre música, era óbvio: iTunes e iPod.

Após o novo iTunes ser demonstrado, chegou a vez do iPod Nano. Logo de cara percebem-se as grandes mudanças de estilo aplicadas no dispositivo. Mantendo o mesmo sistema, a tela foi esticada, um novo botão físico foi adicionado e um novo conector, Lightning, foi integrado.

 

Design

Deixando o design quadrado para trás, a Apple alongou o iPod Nano. Com uma tela de 2.5 polegadas, multi-touch, e apenas 5mm de espessura, o player é leve e portátil, fazendo jus ao seu nome, enquanto mantém uma interface de usuário intuitiva e limpa, baseada no toque. Além disso, posicionado abaixo da tela como de costume, foi implementado um Home Button, já conhecido devido à sua presença no iPhone, iPod Touch e iPad.

Os botões na lateral alteram o volume, pausam e mudam a faixa que está sendo reproduzida.

 

Lightning e EarPod

Como foi dito no post sobre os novos acessórios, um novo cabo de sincronização e fone de ouvido atualizaram a clássica linha de acessórios da Apple. O cabo é prático e versátil, e o fone é de alta qualidade acústica, resistente e encaixa naturalmente na orelhas dos usuários, mesmo com um tamanho fixo. Leia mais no outro post para obter mais detalhes sobre os acessórios.

Bluetooth

Seu novo iPod Nano poderá ser utilizado com os milhares de acessórios de áudio que possuem a tecnologia Bluetooth, como alto-falantes, sistemas de som de carros, fones de ouvido sem fio e mais. Cada vez menos fios são necessários para você ouvir suas músicas da forma como quiser, e a Apple facilita esse processo com uma fácil interface de configuração do sistema sem fio do Nano.

 Outras observações

O novo Nano conta com 30 horas de reprodução de música, a maior duração de bateria já vista em um iPod Nano. Você também pode ouvir estações de rádio FM, função também presente nos modelos anteriores mais recentes.

A nova linha de iPods Nano apresenta 7 modelos com cores diferentes. Cada iPod vem acompanhado por wallpapers que combinam com a cor do dispositivo. Ver fotos e vídeos na nova tela parece ser uma experiência muito prática e direta, o que se espera de um produto da Apple, conhecida por sua simplicidade.

Nos Estados Unidos você adquire o modelo mais básico por U$149,00. No Brasil, o preço inicial é R$759,00.

 

Apaixonado por programação, design, fotografia e música, desenvolveu um grande respeito pela companhia da Califórnia. Atualmente tem 17 anos e vive em Brasília.

  • Allyson

    Só gostaria de entender o porque mudaram o formato dos ícones??? D:

    • Adilson

      E eu o por que do novo lixo de design .-. Que porra é aquela de iPod Nano Preto? Tá mais feio que aqueles celulares cópias Made in China.

      • Fernando

        Concordo cara, já começa a apresentar uma mudança de ares a Apple sem o Steve Jobs, falem o que quiserem… mas na minha humilde opinião ele não deixaria ser lançado quase nada de novo que eu vi até agora… eu nem compraria isso aí!!!

  • Marcelo

    Quem gostava de usar com relógio, não terá mais essa vantagem. Não gostei. Nem presilha veio.

  • Pingback: Keynote: Novo iTunes – design remodelado, mais intuitivo, mais simples. Completo. | iPod School()

  • scheldon

    Ta parecendo um hiphone, eu mesmo consegui pensar em uns 20 desings melhores.

  • Allyson

    kkkkk, a galera eh cruel mesmo. Mas tipo, o design externo não me incomodou muito, até porque o anterior ao "quadradinho" era basicamente assim, e eu curtia bem mais por causa da camera… Mas, o problema foi deixar de lado o padrão de algumas coisa que a Apple sempre teve, exemplo: icones , o botão home também … =/

  • Ricardo

    Pessoal, os icones são os mesmos dos MP3 Playes Ching Ling…. estou decepcionado!