iPod School

Jornal demite sua equipe de fotógrafos profissionais e a troca por iPhones

André BazagliaAndré Bazaglia

O jornal Chicago Sun-Times, um dos mais antigos dos Estados Unidos, teve uma postura bastante inusitada ao demitir sua equipe de fotógrafos profissionais inteira, composta por 28 pessoas. Robert Feder, jornalista que trabalhou lá por 28 anos – olha que curioso, 28 de novo… o mesmo número de fotógrafos demitidos –, divulgou em seu Facebook uma nota bem curta explicando que repórteres assumirão o papel dos fotógrafos, e receberão treinamentos para tirar fotos adequadas com o iPhone.

A ideia do Chicago Sun-Times nos leva a refletir em cima de vários pontos: será que a decisão faz sentido? Quer dizer: repórteres devidamente treinados são capazes de substituir, de maneira aceitável, o trabalho de fotógrafos com câmeras profissionais? Ou a atitude do jornal visa exclusivamente abrir mão da qualidade e de custos mais altos para produzir matérias mais rápidas, mais baratas e em maior quantidade? Fico com a segunda opção.

A escolha do iPhone como câmera será boa até o dia que um repórter precisar tirar uma foto no escuro. É, sejamos sinceros: talvez o Nokia Lumia 928 teria sido uma escolha melhor.

iphone5-vs-lumia-camera

Além dos 8 megapixels do iPhone 5 versus 8.7 megapixels do Lumia 928, o smartphone da Nokia tem uma tecnologia de lentes que se adapta melhor à diferentes ambientes; principalmente aqueles de baixa iluminação. Pelo menos o iPhone tem Instagram. Vai que algum repórter também queira compartilhar suas fotos tiradas para o jornal por lá. 😛

via Cult of Mac.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Gabriel

    5 Megapixels? '-'

  • Não se compara uma camera profissional com uma de celular. E isso é papo para criar polemica para leigos.

  • Philip

    Quando eu coloco flash a foto fica bom pra caramba no escuro

    • Rogério

      Tenta tirar foto de algo distante no escuro pra ver se dá na mesma…