iPod School

Jobs queria Mac OS X rodando em laptops Sony VAIO

Natalie PradaNatalie Prada

Steve Jobs queria laptops Sony VAIO executando Mac OS X , de acordo com um novo relatório do escritor japonês Nobuyuki Hayashi.

Ando-Jobs_april_122012

Akio Morita, co-fundador da Sony, era considerado um herói para Steve Jobs, e Morita também adorava Jobs. “Na verdade, há apenas dois jovens americanos que Morita gostava muito e cuidou bem: um deles foi Michael Jackson, e o outro Steve Jobs.”, lembra Kunitake Ando, ex- presidente da Sony Inc.

Ando disse que Morita frequentemente convidava Jackson e Jobs para Sony e deu-lhes passeios pessoais. Devido à sua estreita relação, as empresas também trabalharam juntas em alguns projetos. Por exemplo, a equipe do QuickTime da Apple ajudou a Sony a desenvolver seu formato de arquivo de áudio, o ATRAC.

No entanto, Steve Jobs realmente queria a Sony para executar o Mac OS X em seus notebooks VAIO, revela Hayashi.

A maioria dos executivos da Sony passavam as férias de inverno no Havaí e jogavam golfe depois das celebrações de ano novo. Em uma dessas competições de golfe em 2001, “Steve Jobs e outro executivo da Apple estavam esperando por nós no final do campo de golfe segurando um VAIO rodando o Mac OS “, lembra Ando; 2001 é o ano, O Mac OS X foi lançado e eu estava especulando que esta versão dele seria equipada com processador Intel. Mas eles esconderam isso durante quatro anos e meio.

Mesmo que Ando gostasse muito de Jobs, o momento era ruim para a empresa. Ele havia acabado de efetuar otimização de hardware e software no VAIO especificamente para Windows e a equipe por trás do computador se opôs à mudança, perguntando “se valeria a pena.” Assim, a ideia nunca se tornou realidade.

Ando lembra que Steve Jobs iria casualmente visitar Sony. “Ele sempre me chamava de repente e pede ‘eu posso ir visitá-lo hoje?’ “. E assim que ele entrava nos edifícios da Sony, ele os explorava em seu livre arbítrio dizendo que “tudo o que eu sempre quis fazer já está feito na Sony”. Ele sempre pediu para que levássemos os produtos mais recentes da Sony para ele. E na maioria dos casos, ele já sabia muito bem sobre os produtos – tanto internamente quanto externamente.”

“Steve Jobs sempre teve opinião sobre cada um dos nossos produtos”, disse Ando. “Quando lançamos PSP (PlayStation Protable) queixou-se por que isso ainda estava usando discos. Ele disse: “discos são tão fora de moda.”

Sobretudo, Ando revela que Steve Jobs foi a inspiração por trás dos GPS em suas câmeras Cybershot. Pegando uma Cybershot em suas mãos Jobs disse, “se essa coisa tiver um GPS embutido, eu poderei gravar tudo o que acontecer na minha vida.”A Sony considerou a ideia e hoje muitas de suas câmeras têm GPS incluso. Ando diz que “o GPS embutido em câmeras foi ideia de Steve Jobs.”

Finalmente, Jobs estava muito interessado na SonyStyle, negócio de varejo da empresa. Ele perguntou a Ando por que eles estavam fazendo isso e como. Ando explicou “revendedores vendem seus produtos muito bem, porém eles não dizem aos clientes o que você pode fazer com seus produtos. E é por isso que nós queremos fazer nossa loja de varejo.”

“E isso é exatamente o que precisamos”, respondeu Steve Jobs.

Para saber mais sobre, o artigo completo está disponível Aqui.

Paulista, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, pseudoeditorachefe, gerente de marketing e publicidade do site, tenta contribuir pra essa bagaça toda funcionar. Está na equipe desde 2012. No instagram e face: natalieprada

  • Deco_Rio

    Muito legal essas amizades entre as empresas. As pessoas ficam discutindo o que e qual sao melhores a toa.