iPod School

Jobs detona o Flash, de novo.

Gabriel AntonelliGabriel Antonelli

Estamos completando nosso artigo anterior de hoje, em que Jobs visita o Wall Street Journal para promover seu mais novo gadget, o iPad. Steve, nessa visita, só falou mal da Adobe e do seu Flash.

Em seus argumentos ele tentou ao máximo fazer com que o Jornal de terras estrangeiras saísse do que chamamos de “tecnologia ultrapassada”. E exatamente como Jobs comentou durante a Apple Town Hall, evento recente para os funcionários da empresa, esses comentários não podem ser confirmados, já que as fontes que os contaram são anônimas e poderiam querer algo em troca, porém resta a nós “acreditar e sonhar”.

Abaixo você poderá ver os argumentos utilizados por Steve.

Como eu já disse esses supostos comentários de Jobs não são confirmados, porém aqui está uma relação do que supostamente foi dito por ele:

1. Ele continua a dizer que o Flash é um dos grandes motivos por falhas (ou bugs) no Mac OS, e isto realmente é verdade.

2. Chamou também de “CPU hog” (não consigo traduzir com precisão), um programa (Flash) que sua segurança tem muitas falhas/buracos, e é uma “tecnologia que está morrendo”.

3. Comparou também com tecnologias que a própria empresa abandonou tais como “floppy discs” e CCFL-backlit LCDs.

4. Clamou que a ótima autonomia de 10 horas do iPad passaria para (impressionante, se verdadeiro) 1.5 horas caso tivesse o suporte ao Flash.

5. Disse que se o site do Jornal mudasse e tirasse o Flash seria um ato “trivial”.

Nos pontos 1 e 2 eu concordo com o dono das maçieiras, o Flash para Mac só causa dor-de-cabeça e na minha opinião deve realmente ser extinto. Obviamente caso o HTLM5 for tudo isso que dizem. Mas também acho que Steve (caso esse rumor for real) não deveria apelar tanto, ele faz o que bem entende e o público não vai deixar de comprar o iPad por causa de um mero Flash, que eu sinceramente não dou a mínima, esperaremos a repercussão do que o Steve anda fazendo ou desfazendo. Só espero que alguém encontre um meio de botar o Flash no iPad. Veremos, também, a autonomia da bateria dele após isso, poderemos acreditar no Grande Steve no futuro? Só Deus sabe se os argumentos dele tem fundamento…

Então é isso galera, até mais, quem vos fala é o Gabriel, também conhecido como Mettrau e aproveitem o fim-de-semana!

Até!

Integrante do iPSCast. De vez em quando, escreve algumas matérias no blog. No Twitter: @mettrau.

  • Mano pau no cu do jobs, ta ficando mt chato ja isso! Que que custa por a piçorra do flash no iphone ia ser MUITO melhor…aff!

    Abraços

  • Rods

    O que é o que é um bilionário birrento que rouba idéias de quem não tem dinheiro pra investir nelas e depois se chama de original de dá piti porque TODO mundo fica pedindo a p*$%^& do flash mas ele faz pirracinha e não coloca no ipad, iphone e ipod???

    By the way: amando meu NEXUS ONE. Iphone jamais!

    • felipe

      huhshasa

      entao para de da piti e xinga o pai de nossos gadgets
      por mais cabeca dura que ele seja, concordo que ele abandonou outras tecnologias que viraram inuteis…
      nao tenho certeza mas aposto que daqui a 5 ou10 anos nós veremos que ele estava sim planejando uma coisa muito além do que há hoje em dia…
      agora, tenho certeza que seu nexus one tbm tem defeitos ou problemas, entao vai la resolve os seus problemas ao enves de ficar dando piti pelos nossos…
      nao to te expulsando do blog, nunca faria isso, mas fica falando mal de iphone aqui tbm é perda de tempo né, todos nos temos o aparenho e sabemos oque temos em maos muito melhor do que quem nao tem…

      • Rods

        Pior que um bilionário pitizento é um zé ninguém pitizento. Tá incomodado? Retire-se. Tenho os gadgets mas nem por isso acho que eles são perfeitos. Aliás, é das críticas que saem as idéias boas, né?! Pitilipe.

  • Bom, ja escrevi um pouco no outro poste sobre o flash..

    Eut o fazendo um site em HTML5 (para a empresa que trabalho) e com isso to pesquisando muito, o HTML5 resolve uma parte das coisas, por mais que o povo brigue ou fale o Flash é um elefante Branco e pode morrer antes do que se espera (adobe).

    Mais um tema para o iPSCast, quero participar!

    obs: ia escrever mais, mas agora vou comer bolo, aniversario do chefe =D

  • Ítalo

    “e o público não vai deixar de comprar o iPad por causa de um mero Flash” Eu (e muito outros fãs da Apple) não compro um iPad pq não tem Flash (fora outros motivos, não achei uma grande coisa). Cara, tudo bem q seja uma coisa passada, mas enquanto não passar de vez, todo mundo que usa vai continuar usando. Flash é uma coisa que se espalhou e se tornou fundamental.
    Acho que ele podia colocar sim, pelo menos no ipad, sei lá.. Isso só dará prejuizo pra apple.

    • vc mesmo falo que o flash não é o principal motivo para vc não comprar o iPad: (fora outros motivos, não achei uma grande coisa)

      se fosse fundamental vc acha que seria ignorado? aposto 1 mão que não.
      a Apple busca fazer produtos para cada coisa, e no Brasil o povo tem mania de ter “tudo em um” mesmo que isso signifique falta de qualidade….mp7…mp8….mp69…mp96….

      • jegue-boy

        o Diego Ernani tem razao. Voce tem que um aparelho para cada coisa.
        ENTAO VOCE VAI PRECISAR TER UM NET BOOK BEM FAJUTO PARA PODER SINCRONIZAR O IPAD.
        pois ele vai precisar fazer um fio terra para sincronizar video e musicas etc…
        eu gosto da apple .mais e triste ver como as mentes dos fanaticos arrumam justicativas
        para as asneiras do Tio jobs.
        voces lembram quando o tio dizia que o iphone tinha coisas mais importantes que o copiar e colar.
        quando saio o copiar no Cydia ,rapinho o Jobs abrio as pernas e pois oficialmente no iphone.
        oque falta e a Adobe colocar o flash player no Cydia

        • o copiar e colar demoro seculos para sair oficial, eu usei o do cydia e eu achava uma merda.
          em relação a netbook o Tio Jobs monstro que a Apple não tem e não vai fazer netbook pq é uma merda (visam dele e minha), ou seja para a Apple vc teria a seguinte ordem:
          iPod Touch ou iPhone > iPad > Mac book ou Mac book Pro

          para mim faz todo o sentido, a iPad vai fazer eu parar de carregar eu HP G60 na faculdade mas não vai substituir meu iPod Touch por ser menor

          • jegue-boy

            mesmo o netbook sendo um merda .concordo plenamente.
            mais um ipad nao tem vida propria assim como ipods e iphones .
            voce vai precisar ter outro aparelho para poder sincronizar com o itunes.
            entao quem tem um netbook de bosta ,mais com um itunes instalado vai poder passar os arquivos do netbook pro ipad.
            partindo desse principio o netbook mesmo sendo uma merda E SUPERIOR AO IPAD

    • sei la hein…

    • eu também penso em não comprar mais porém o Flash pode efetivamente reduzir a autonomia em pelo menos 20% e isso na minha opinião é muito.. só penso que o Jobs deveria seguir o “fluxo” e colocar o Flash enquanto ele estiver funcional e sem dúvida os sites são praticamente movidos à Flash… Deus proverá…

  • Izak

    Concordo com tudo oq o Diego fala….
    E akeles q dizem o ipad naum tem vida propria bla..bla..bla…..vcs tem q pensar q apos sincronizar o iPad vc leva onde koser ele sem problemas…vc naum vai fikar sincronizando todo dia neh pow…se presisa de misuca compra na itunes store, app tbm…e livros na book stor…mew o ipad eh muito fino e, ele tera suporte a iwork, fora os games, videos, etc…vcs estao se limitando muito kando se fala de iPad, acho q ele tem um grande potencial…com ou sem flash…:)

  • Não tem essa que o netbooks são superiores a iPads, falar isso é como falar que um k6 é melhor que o iPhone, eles não estão na mesma categoria e nem se propõem a fazer as mesmas coisas.

    Você pode até comparar os recursos de cada um, mas você tem que perceber que o iPad não é um substituto para netbooks, porque a Apple nem mesmo considera netbooks como um ramo de negócios viavel pela visão, valores e missão da Apple. O iPad se enquadra na sua propria categoria, o maximo que você pode comparar é ele com os Tablets, muito embora não rode um MAC OS X ele não é inferior a um netbook, tudo bem que ele precisa ser sincronizado, mas me responda, que pessoa que tem um netbook não tem um computador em casa? Você acha que o netbook também é um substituto para um computador? Então se a pessoa já tem um computador qual é o problema dela sincronizar o iPad no computador, para que usar um netbook para fazer isso?

    E vale lembrar ainda tem uma autonomia maior, uma tela melhor para ver filmes e fotos, ler livros, o netbook certamente perde em todos esses aspectos. Teclado real e USBs podem ser adicionado via gadgets, o que mantem o iPad quando sem uso desses equipamentos mais facil de usar e transportar que um netBook.

    Outra coisa, muito embora exista um conector usb(para transferir fotos de cameras para o iPad) como um addon para o seu iPad, para que você vai querer usar um pendrive nele ou colocar um drive de dvd nele, se ele não foi feito nem para ser uma central de gerenciamento de arquivos e nem para gravar DVD.

    O iPad é simplismente um dispositivo para ler livros, ver filmes e fotos, jogar jogos casuais(não hardcores como os de pc ou consoles), usar aplicativos para produtividade, estilo de vida entre outros.

    O iPad não foi feito para você ficar brincando no painel de controle, ou ver quem aperta mais rapido control+alt+del, o iPad não foi feito para você ter que carregar toneladas de equipamentos usb para complementar o aparelho(como é o caso de um netbook), e também não foi feito para forçar sua vista como é o caso de um netbook.

    Se você acha que o fato dele não ter flash é um problema você está enganado, pois dos sites que você visita todo o dia, tirando os sites de videos aos quais existem aplicações na AppStore para eles e a nativa do iPad(o Youtube), quantos sites efetivamente usam flash e não lhe deixam outra opção, e qual o seu grau de felicidade de usar flash em um cursor e ver o desempenho da sua maquina indo para o espaço?

  • Érico

    nunca iremos ter flash no iphone pq a apple quer impor a tecnologia deles: o quicktime player. é lamentável e vergonhoso…

  • Flávio

    sinceramente, para mim o ipad é uma réplica do iphone 3gs, só que maior e mais rápido!
    prefiro mesmo continuar com meu iphone 3g e me programar pra comprar o que em breve será lancado!

  • El Ninja

    Sem chance. Concordo só com o fato da Adobe não dar o devido suporte ao flash no OSX. O reto tudo é olho grande do Djobs.
    De que adianta dar suporte ao h.264 ( proprietário ) ao invés do theora ou do flash?
    De que adianta dar suporte a html5 se ele não tem todos os recursos que o flash oferece?

    Depois de xingar o Google e a Adobe, o Djobs mostrou o quão Big Brother ele é. “Visionário” sim… como um ditador pronunciando as diretrizes do seu plano de governo.

    O iPAD é bom sim. Tem um público um pouco diferente do netbook. Nunca entendi a utilidade de um netbook para ser sincero.

  • TITS

    Cracalek nao sdabia q vc tava pubçlicandoo artigo na ipod shcool!! q isso lek q sorte de eu ahcar seu artigoo no meu do gogole ams vlw ai c sabe se da pra baixa adobe flash pra ipohne e ipod touch?
    bom artigo e me responde seu merda (zoa)