Press "Enter" to skip to content

Jailbreak universal pode ser anunciado na WWJC

WWJC A convenção do jailbreak, chamada de WWJC, ou World Wide Jailbreak Convention, começa na próxima sexta-feira (23) e se estende por mais um dia. No primeiro momento, ocorrerão workshops de programação, no “Dia do Desenvolvedor”, como é referido na página oficial do evento. Já no sábado, diversas palestras ocorrerão no Hotel Radisson em Nova Rochelle, a 30km de Manhattan. Saurik, o criador do Cydia, e várias outras personalidades responsáveis por diversos tweaks e ferramentas muito utilizadas pelos programadores e usuários discutirão sobre inovações e avanços do jailbreak no futuro.

Tweet p0sixninja
“Tenho várias coisas incríveis vindo para vocês todos em breve. Pensem além do jailbreak.”

O autointitulado hacker Joshua Hill, mais conhecido como p0sixninja, tem dado várias dicas em sua conta no Twitter de algo novo, jamais visto na comunidade que circunda as tecnologias de jailbreak e exploit nos aparelhos da Apple. Seu projeto, nomeado OpenJailbreak, promete ir além do jailbreak. Embora seu nome não conste na lista de palestras do WWJC, ele disse, na última sexta-feira, que faria uma apresentação sobre o projeto e seu grande plano no evento.

Tweet p0sixninja
“Farei uma apresentação na WWJC. Vou finalmente revelar meu grande plano e explicar o que é OpenJailbreak”

 

Paralelamente, outra conta no Twitter, anônima, UnthreadedJB, anuncia ter uma ferramenta de jailbreak capaz de desbloquear aparelhos até mesmo nas versões mais recentes (inclusive o iOS 7). Apesar de todas as acusações recebidas pelos incrédulos, a equipe lançou prints e vídeos (mais vídeos em seu canal) mostrando o Cydia aberto em um iPhone 5 rodando o iOS 6.1.3, e surpreendentemente um programa para Linux capaz de fazer um iDevice entrar em modo DFU pwd, o que só é alcançável com um exploit de Bootrom (primeiro código a ser rodado no dispositivo. Leia detalhes aqui). Um exploit desse nível só seria consertado com uma mudança de hardware, ou seja, seria impossível para a Apple impedir que fosse realizado o jailbreak com uma simples atualização do iOS, o que tem acontecido nos últimos tempos. Todas as provas apresentadas pela conta UnthreadedJB poderiam ser forjadas, mas há um porém. Um porém muito relevante. Há chances de que o UnthreadedJB na verdade seja justamente o p0sixninja, se passando por outro e se divertindo antes de fazer sua revelação no fim desta semana.

613jb
Suposto iPhone 5 rodando 6.1.3 com Cydia. Repare na parte de baixo da tela as informações do dispositivo e da versão. Imagem publicada por @UnthreadedJB

Mas por que “se divertindo”? Bem, digamos que os tweets do UnthreadedJB sejam um tanto… Cômicos. A gramática quase sempre errada, o incansável, frequente uso de hashtags e as repetidas trocas de ofensas com outros usuários do Twitter dão a impressão de que essa é nada mais, nada menos que uma conta fake, mas com alguém muito esperto por trás. Quem acompanha Joshua Hill e seus tweets diários sabe que ele pode ser considerado um “troll da internet”.

Essa suposição tem fundamentos. A conta do p0sixninja enviou um tweet à conta do UnthreadedJB com uma simples pergunta: “#R #I #U?”, imitando a forma de escrita do outro. “R”, “I” e “U” são sempre usadas como abreviações para “Are”, “I” e “You” em inglês. A frase seria, então, “Are I you?”. Uma simples falha de concordância, sempre cometida por UnthreadedJB, separa essa mensagem da pergunta “Am I you?” (Eu sou você?). A grande polêmica é que UnthreadedJB respondeu “Yes”. Se for esse o caso, p0sixninja confirmou que é o dono da hilária conta. Além disso, em um vídeo lançado pela possível conta fake, ouve-se o barulho característico de um “bong” (aparelho utilizado para fumar qualquer tipo de erva. Aviso iPod School: o consumo de drogas é prejudicial à saúde e sua compra é ilegal. Não as use) sendo puxado. E pasmem: p0sixninja adora usar bongs. E para a graça dos jailbreakers, esses fatos aumentam ainda mais a probabilidade dos rumores serem reais: um jailbreak universal, sem limitações de versão ou aparelho, poderia estar muito próximo.

riu