iPod School

Jailbreak – Tudo o que você sempre quis saber

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Jailbreak é provavelmente o tema de maior discussão sobre o iOS. Amados por uns, odiados por outros (a Apple que o diga), ele acaba sendo mais uma questão de escolha do que se é realmente vantajoso ou não usá-lo. Pensando nisso, aqui está um pequeno FAQ com as principais dúvidas sobre se é bom ou não usá-lo.

O que é Jailbreak?

A tradução literal da palavra é “fuga da prisão”. Ele na verdade desbloqueia o sistema (não confundir com bloqueio de operadora”, permitindo a modificação do iOS e a instalação de tweaks e apps que adicionam funções além do iOS.

É ilegal o uso de Jaibreak?

Apesar da Apple afirmar que o uso é ilegal porque viola os direitos intelectuais do autor do sistema operacional, além de poder danificar o aparelho, a EFF (Eletronic Frontier Foundation ), uma organização norte-americana que defende o direito à liberdade de expressão e as liberdades civis dentro do mundo digital, afirma que se o usuário modifica o seu aparelho, não há nada de ilegal nisso, pois o aparelho pertence a quem o comprou.

Eu perco a garantia com isso?

Sim, mas não precisa ficar desesperado. Para não ter problemas com a garantia, basta restaurar o seu aparelho pelo iTunes, pois o jailbreak não altera o sistema profundamente, muito menos deixa rastros, sendo assim possível levá-lo a uma assistência técnica oficial da Apple para eventuais reparos. Por mais que a Apple alegue que ele modifica o sistema, a garantia cobre problemas de hardware, e isso não ocorre porque você instalou um aplicativo novo, não é mesmo?

Jailbreak X Pirataria

Infelizmente muitos acabam associando o jailbreak a Pirataria, isso porque com ele é possível instalar apps crackeados (não iremos mostrar como aqui). Por isso, se você usa apenas para instalar apps ou tweaks para modificar ou incluir funções ao iOS, não há nada de errado com isso. Aliás, nós somos contra a pirataria. Se você gostou de um app/game, por que não reconhecer quem o criou? Sem contar que muitos são baratos. Jailbreak sim, pirataria não!

Quais são as vantagens de usar o jailbreak?

Com ele você pode ter novas funções, mais liberdade de customização, enfim, uma gama infinita de possibilidades, sem contar que diversos tweaks/apps serviram de inspiração para novas funções incluídas nas atualizações do iOS (principalmente a quinta versão). Além disso, com o jailbreak, várias falhas de segurança foram descobertas pelo pessoal do iPhone Dev-Team (os criadores do processo), o que permitiu a Apple corrigí-los e tornar o iOS ainda mais seguro.

E as desvantanges?

A cada nova atualização do iOS, a Apple encontra uma forma de acabar com o jailbreak, e com isso, os hackers acabam levando algum tempo até disponibilizar uma outra solução. Com isso, você fica impedido de atualizar/restaurar seu aparelho, e caso o faça, terá de refazer todo o processo para desbloquear. Outro problema é se você adiciona repositórios desconhecidos, pois pode ser que um deles tenha códigos maliciosos, o que pode expor ou até mesmo roubar seus dados.Por isso pesquise bem antes de adicionar algum repo que você não conheça muito bem.

Tethered X Untethered

Há dois tipos de jailbreak: o tethered e o untethered. O tethered é aquele que faz o seu aparelho iniciar num jailbreak limitado, ou seja, se você desligar/reiniciar seu iDevice, terá de refazer o processo. O untethered já pode ser desligado/reiniciado que você não perde o jaibreak.

Desbloqueio de operadora

Uma vantagem do jailbreak é que ele permite realizar o desbloqueio de operadora. Na verdade essa façanha é feita pelo Ultrasn0w, que pode ser baixado pelo Cydia (a loja de aplicativos do jailbreak). Porém é necessário verificar se a baseband é suportada ou não.

E como eu faço o jailbreak?

Há diversas ferramentas que fazem o jailbreak. Atualmente temos o redsn0w, sn0wbreeze e o pwnage tool. Porém para verificar qual o procedimento mais indicado pra você (depende também de qual firmware você está usando), confira a nossa seção Tutoriais.

Resumindo: não dá pra afirmar que o jailbreak é bom ou ruim, pois depende da necessidade de cada um e da forma como isso será utilizado. Se você tem interesse, não deixe de visitar a página exclusiva sobre ele, com dicas de apps, tweaks e muitos tutoriais.

Ex-autor do iPod School

  • metu.soares

    Muito boa sua atitude, parabéns!! Vou aproveitar para fazer uma pergunta; tenho um iphone 4s, e a bateria dele dura no máximo um dia, sem falar que nesse período uso apenas umas três horas, o resto ele fica em standby. É normal??
    Obrigado??

    Metusalem Soares

    • convidado

      Tenta diminuir um pouco o brilho..