iPod School

Jailbreak: Sim ou não?

André BazagliaAndré Bazaglia

Recentemente nosso amigo HumbertoSC nos deu a ideia da criação de um artigo mostrando as vantagens e desvantagens da realização do jailbreak em nossos aparelhos, iPhones e iPods.

Ele não apoia a prática do processo, e os motivos são:

Entre outros, e esses usuários ainda não foram explorados, acho que é porque tem algumas restrições quanto ao acesso às pastas e comandos, mas não importa, mais cedo ou mais tarde isso será explorado, e os usuários sem o jailbreak poderão se preocupar menos.

Ok, é isto que diz nosso amigo Humberto, mas agora falarei porque você deve fazer o jailbreak, usarei os mesmos itens contestados pelo Humberto, adicionando apenas um item especial.

Porque você deve fazer o jailbreak:

André e Humberto.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Max

    “ate Jobs é um pirata”
    aushauhsuashuah

  • iXaniel

    Tenho um iTouch jailbreakem pelo GeoHot e o Skype funciona numa boa. Se eu entendi Humberto falou q n é compatível.

    • A um tempo esse problema existiu, inclusive eu mesmo já recebi um aviso ao tentar usar ele em uma atualizacão, mas agora parece que isso não acontece mais 😉

      Até mais.

      • iXaniel

        Ta OK então.

  • Meu Touch é jailbroken e não tem nenhum problema. Mas o post está perfeito! 😀

  • Wagnet

    Excelente Post, Humberto tem razão em sua colocação, porém e como vc colocou iAndre queremos liberdade e poder fazêr o mais simples de tudo q e alterar a imagem de fundo do aparelho, alem de outras coisas, mais realmente a ultima versão trouxe muita instabilidade com o jailbreak principalmente com wifi.

    abraços
    Feliz 2010

    • Feliz 2010 para você também!

  • Mochi

    No meu ponto de vista, o jailbreak serve para colocar coisas simples que a Apple não colocou por simples interesse econômico e de grife dela, que você provavelmente não tem nada a ver e eu acho o maior erro da empresa. Eu acho que a cara do produto importa sim, e muito, mas depois que vende, não há o porque de obrigar o usuário a exibir o celular e fazer quem tá do lado identificar que é um iPhone.

    Já com o sentido de pirataria, por um lado concordo, por outro não. Sou parcialmente contra porque isso obviamente atrapalha a produtora do jogo(além dos jogos não serem tão caros assim), mas vejamos por outro lado: A AppStore brasileira tem todos os aplicativos que você quer? Certamente a resposta é não.

    • Marcos Antônio Tanaka

      Além disso nem todos possue cartão de crédito internacional para fazer as compras…

      • iMark

        Bem lembrado Marcos, este é um dos principais motivos…

        Abraços e feliz Ano Novo 😀

  • Fernando

    Acho que na parte do não faltou pagar o que é devido aos produtores dos apps. Esse é o maior motivo pra mim de não desbloquear. Muita gente acha que os programas não dão trabalho para fazer e todos deveriam ser de graça.

  • Giovanni

    Sinto lhe corrigir, mas voce cometeu um erro, o skype funciona perfeitamente em meu aparelho jailbreak, talvez seja a versao, mas voce deve especificar isso, o meu no FW 3.0 funciona perfeitamente 😉

    • Giovanni

      desculpa, nao havia lido acima o outro comentario sobre o Skype, mas acho q voce pode dar mais informaçoes ou retirar o skype dali

  • Ótimo post, meu iPhone é jailbroken e até agora pelo menos não tive nenhum problema, mas sei que se acontecer alguma coisa, eu que vou ter que me virar, se não quiser correr nenhum desses riscos basta deixar o aparelho original de fábrica, isso sim é garantia de perfeito funcionamento.

  • iMark

    Eu não sou a favor da pirataria, e lembrando que a prática do jailbreak
    não quer dizer que só iremos instalar apps crackeados.

    O jailbreak serve para instalar apps que a Apple não aprovou, como por exemplo:

    1-Backgrounder

    2-WinterBoarder

    Fora muitos outros apps que tornam o nosso iPod touch/iPhone mais interessante, prático e funcional, funções estas que a Apple até venha a implementar só que talvez em futuras atualizações de firmware ou na próxima geração dos aparelhos, mas resumindo, jailbreak é uma pratica livre, faz quem quer, afinal o próprio nome já diz: libertar e onde você tem esta liberdade de escolher se deseja ou não fazer, e para mim isto é uma escolha pessoal e volto a frisar liberdade de escolha 🙂

    Abraços a todos e Feliz Ano Novo 😀

  • Prezados,
    Dentro deste tema, para mim, a pratica do jailbreak deve-se principalmente a possibilidade de utilizar alguns poucos apps nao disponiveis na AppStore dentre eles o Backgrounder como disse o amigo IMark e o iBlacklist (FUNDAMENTAL!!!) já que o iPhone expoe totalmente o conteudo do seus usuários. De certo nao sei se a AppStore ja disponibilizou programas como estes mas, enquanto não disponibilizar, terei, obrigatoriamente, que fazer o jailbreak!
    Abs a todos e um 2010 com muita LIBERDADE de escolha!

  • Luck Strike

    O meu iPod Touch (1ªG) foi liberto após 1 ano e 8 meses de tê-lo adquirido. E posso afirmar sem medo: foi a melhor coisa que eu fiz nele.

    O que me levou a isso foi a Apple não disponibilizar a opção de Games na AppStore brasileira. Então eu tinha alguns apps free, até um dia em que criei uma conta USA (com um endereço fake) somente para comprar o jogo Real Race. Aí pensei: se eu tive que fazer isso, ou seja enganar a Apple, para comprar um jogo dela legalmente, então não justifica eu continuar com o meu gadget “preso”, vou libertá-lo. Foi então que tomei coragem (porque eu tinha receio de algo dar errado e perder o iPod) e libertei-o 😉

    Agora sim, eu posso gritar: SOU LIVRE!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

  • Sobre as desvantagens do jailbreak apresentadas, comigo nao ocorreram ate agora ( iTouch 2G ), Wi-Fi nunca deu problema, compatibilidade 100% com o Skype, em questao de seguranca, basta saber utilizar dos mecanismos de defesa para ser bem sucedido. Na minha opniao o OpenSSH eh util, pois te possibilita acessar tudo dentro do seu aparelho. Nunca tive problema com a estabilidade gadget nem com o desempenho do aparelho (ateh agora). E sobre as vantagens, sem comentarios, simplesmente uma liberdade infinita.

    Mesmo assim, parabens pelo post, porque se nao aconteceu comigo ainda, poderah ocorrer mais pra frente, e provavelmente pra estar ai eh porque acontece com os outros, fica valendo o alerta. Feliz 2010 a todos!

  • GPM

    Eu Tenho Um Itouch 2g(8g Akeles com “MC” )e fiz o jailbroken e nunka deu nenhum problema , e nesse caso curioso do wi-fi numka vi ninguem se queixar sobre isso ,mas voltando ao assunto eu acho ke kada um tem pode escolher muito bem o ke fazer (Alias Otimo POst)desde ke naum interfira na vida dous outros,entaum Jailbrokem seu Itouc/Iphone (Ou não) E sejam felizes com a liberdade.
    Feliz 2010, COm Felicidade e Liberdade!!

  • Thiago

    ” * Segurança: acho desnecessário falar sobre os ‘Worms’ que estão aparescendo para o iPhone (ah, é só mudar a senha), não é bem isso não, o iPhone OS é uma espécie de Macintosh portátil, e como o Macintosh foi baseado no Linux [em parte(Kernel e alguns outros itens)] ele traz “fraquezas” como por exemplo, a abundância de users como:

    Mac OS é baseado em FreeBSD, não em Linux. 😉

  • Como é que é? Macintosh é baseado em Linux?? É isso mesmo que eu li ali em cima? Porque se for está redondamente enganado cara… pesquise antes de postar… procure sobre Darwin na wikipedia, vai preencher uma grande lacuna no seu conhecimento sobre macs. Vlw

  • Luck Strike

    Ufa… Que bom saber que o Mac OS não é baseado em Linux. Como sou novato no mundo da maçã não sabia dessa informação e qdo a li fiquei meio desanimado com a estrutura que poderia ter. Pelo menos agora voltei a ficar empolgado como antes =D

  • metido a nerd

    kkkkkk…. olha o metido a nerd…. nem sabe do que ta falando…. kkkkk…. se os outros 800 artigos conterem tantas baboseiras quanto esse… vou escrever 987.634.653.noveeeeeeeeee artigos a partir de agooooora! xau, to indo escrever….

  • Erick

    Parei de ler aqui:

    "…como o Macintosh foi baseado no Linux…"

    por questionar a capacidade técnica do autor!

  • eumesmo

    acho que o jail break atrapalha muito o aparelho, eu nao sei se fasso no meu iPod porque ele original eh bem melhor, pelo que eu vi a unica desvantagem eh a questao dos Apps, tenho conta americana e baixo oque eu quero, desde que seja free.