Press "Enter" to skip to content

Jailbreak: Sim ou não?

Recentemente nosso amigo HumbertoSC nos deu a ideia da criação de um artigo mostrando as vantagens e desvantagens da realização do jailbreak em nossos aparelhos, iPhones e iPods.

Ele não apoia a prática do processo, e os motivos são:

  • Estabilidade: um gadget jailbroken precisa do Mobile Substrate para poder ficar estável, já o gadget sem jailbreak já é estável por “natureza”.
  • Desempenho: no caso do 3Gs isso não importa já que o mesmo possui muita memória disponível, porém no caso dos outros gadgets, não se pode “desperdiçar” a memória, não é o jailbreak que o torna mais lento porém as extenções de como por exemplo o WinterBoard. Quando o Software do iPhone é original, você tem mais memória à disposição possibilitando que o mesmo fique mais estável.
  • Backup: quando o backup é feito ele não armazena os dados do jailbreak o que provoca na perda total dos dados ao restaurar o iPhone contudo se você não tiver jailbreak você não perdera nada, inclusive os seus ‘scores’ nos jogos e tudo ficará do mesmo jeito que estava antes.
  • Segurança: acho desnecessário falar sobre os ‘Worms’ que estão aparescendo para o iPhone (ah, é só mudar a senha), não é bem isso não, o iPhone OS é uma espécie de Macintosh portátil, e como o Macintosh foi baseado no Linux [em parte(Kernel e alguns outros itens)] ele traz “fraquezas” como por exemplo, a abundância de users como:

Entre outros, e esses usuários ainda não foram explorados, acho que é porque tem algumas restrições quanto ao acesso às pastas e comandos, mas não importa, mais cedo ou mais tarde isso será explorado, e os usuários sem o jailbreak poderão se preocupar menos.

  • Wi-Fi: esse problema não atinge a todos, mas os que são atingidos ficam de péssimo humor, eu nunca vi um relato sobre problemas na Wi-Fi de aparelhos sem jailbreak, porém se não existe um tweak para consertar isso, o problema deve ser grande.
  • Alterando permisões: quando o jailbreak está sendo feito, as permições de certos arquivos o que em quase todas as cópias de todos os sistemas operacionais (incluindo o rWindows) causa perda de todos os arquivos e ate mesmo de parte do Hardware se não for feito com devido cuidado (por isso e somente isso eu aprovo o método do GeoHot e reprovo o método da Dev-Team)
  • Falta de compatibilidade: Alguns aplicativos como por exemplo o Skype não rodam se você tiver jailbreak; e outros não liberam todas as suas funcionalidades como o EchoFom e o TwitBird que não permitem que você sincronize os Twits já lidos (EchoFon) e use o Push caso você tenha o jailbreak.

Ok, é isto que diz nosso amigo Humberto, mas agora falarei porque você deve fazer o jailbreak, usarei os mesmos itens contestados pelo Humberto, adicionando apenas um item especial.

Porque você deve fazer o jailbreak:

  • Estabilidade: Se você quer seu gadget estável, faça o jailbreak e não instale extensões, temas, ou algo do tipo, apenas use-o para instalar o AppSync, que é aquilo que os usuários mais gostam normalmente, pirataria, para ter seus aplicativos não oficiais, para não dizer um nome mais feio.
  • Desempenho: Quer desempenho? Faça o que eu disse acima, não instale extensões, apenas instale o que for necessário.
  • Backup: Ao invés de restaurar, clique no botão atualizar, assim você não perderá aplicativos ou qualquer tipo de dados.
  • Segurança: Isso não posso contestar muito, admito que é o maior problema do jailbreak, mas se quer segurança e jailbreak, não instale o OpenSSH.
  • Wi-fi: Também prefiro não comentar este bug, mas digo que provavelmente a Apple trocará seu aparelho, já que parte dele não funciona.
  • Falta de compatibilidade: É possível burlar isto, além disto você pode alterar aplicativos para que, por exemplo, o Skype ou Fring funcione na rede 3G, vejo isto como uma vantagem.
  • O aparelho é seu, faça o que quiser com ele: O jailbreak, como o próprio nome já diz, tira o seu aparelho da jaula, da prisão, ele quebra a jaula da prisão, o aparelho é seu e você tem o direito de fazer o que quiser com ele, desde customização até pirataria (isto vai a cada usuário). Por isto, liberte seu aparelho para aproveitá-lo ao máximo, afinal, até Jobs é um pirata. 🙂

André e Humberto.