iPod School

Jailbreak no iPhone OS 4.0: será que realmente precisaremos?

André BazagliaAndré Bazaglia

A primeira versão do iPhone foi algo decepcionante para todos aqueles fãs da Apple em geral. O celular prometia muito, mas veio apenas com alguns aplicativos nativos e o pior, sem a posibilidade de usar aplicativos novos, de terceiros, realmente decepcionante.

Além disto, a primeira versão era bloqueada para uso em uma só operadora, dos Estados Unidos, e tudo isso fortaleceu a ideia de acabar com as restrições, por meio de hacks, ou melhor, o processo conhecido atualmente como jailbreak.

http://www.digitaltrends.com/wp-content/uploads/2009/12/iphone_pirate_21.jpg

A ideia inicial do processo de jailbreak era rodar códigos não autorizados pela Apple, isto é, rodar aplicativos de terceiros. Era incrível a capacidade do iPhone e do iPod touch de rodar aplicativos como jogos, e a qualidade até aquela época não era impressionante, a variedade de aplicativos era restrita aos usuários de jailbreak e sua qualidade era ruim, quando comparada aos aplicativos de hoje.

A Apple tentou “matar” esta ideia lançando a App Store no iPhone OS 2.0, e funcionou em parte, a App Store fez um enorme sucesso, mas tem um problema: o jailbreak criou a ideia de usar aplicativos pagos gratuitamente, seria incrível. Mais uma vez o jailbreak foi incentivado.

A partir do iPhone OS 3.0, a variedade de aplicativos aumentou significadamente, e não era mais necessário rodar tantos aplicativos crackeados, mas um grande motivo incentivava o jailbreak: o uso de funções bloqueadas pela Apple, como o multitasking, organização de aplicativos por pastas, modificações visuais, enfim, uma alta quantidade de mudanças que poderiam ser implementadas pela Apple tranquilamente.

Ontem, com a apresentação do iPhone OS 4.0, a Apple implementou no software dos iPhones e iPods mais recentes a possibilidade do uso de uma série de recursos novos e muito atraentes, que antes só poderiam ser ativados com o uso do jailbreak.

A conclusão final de tudo isto é que logo o jailbreak poderá estar acabando, os únicos motivos que eu realmente vejo para realizar é pela restrição implementada nos aparelhos um pouco mais antigos, que não possuem o multitasking, sinceramente não vejo a necessidade de usar aplicativos crackeados, até porque não acho isto legal. Eu particulamente não realizarei o jailbreak em meu iPod touch 3G, pois não vejo necessidade nisto.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Jamesson

    Eu uso o jailbreak por 3 motivos:

    1- multitasking (tabem.. a aple resolveu isso no os 4.0)

    2- Acesso as pastas internas do Iphone. Itil para mim para mudar permições de arquivos, usa-lo com um pendrive pelo Iphone Explore, instalar aplicativos pelo Instalous, já que toda ver que instalo um aplicativo em um computador e em outro computador quero instalar outro aplicativo, o app que eu instalei no primeiro computador desaparece, sendo comprado ou não (foi mais por esse motivo que eu resolvi baixar apenas app em IPA, mesmo que ele seja disponibilizado gratuitamente na app store)..

    3- Bluetooth destravado. A apple ainda não resolveu isso.. uso bastante o programa iBlueNova para enviar e receber arquivos de outros celulares

    Até pq eu não consigo comprar um aplicativo no app store.. não tenho cartao internacional, e não vou adiquirir um somente para comprar apps..

    • Thiago

      Fora os programas que a Apple não deixam e são uma mão na roda em certas situações tipo: A home screen continua a mesma, nem apagar uma ligação por vez pode??? e quem diga as mensagens. Sim, tem coisas que agente QUER apagar e só pode se for todas? brincadeira. São muitas implementações que até aquele lanterninha já tem… porque não no iPhone ????

      • Eder Laya

        ja tem o tema cpmpreto do os 4 no cydia
        vai no cydia e procura OS 4
        La tem o tema compreto OS 4 Iphone compreto thema
        e calculadora thema OS 4 calculadora thema
        vcs vão gostar
        abraços

  • Victor

    Sem contar o iAd, se der certo alguns aplicativos pagos podem virar free.

  • Eduardo Pires

    André, pela contituição brasileira, usar jogos ou qualquer produto protegidos por direitos autorais para uso próprio, sem intuito de lucro, é TOTALMENTE LEGAL.

    o jailbreak não acabará!

  • Jamesson


    Jamesson:

    Eu uso o jailbreak por 3 motivos:
    1- multitasking (tabem.. a aple resolveu isso no os 4.0)
    2- Acesso as pastas internas do Iphone. Itil para mim para mudar permições de arquivos, usa-lo com um pendrive pelo Iphone Explore, instalar aplicativos pelo Instalous, já que toda ver que instalo um aplicativo em um computador e em outro computador quero instalar outro aplicativo, o app que eu instalei no primeiro computador desaparece, sendo comprado ou não (foi mais por esse motivo que eu resolvi baixar apenas app em IPA, mesmo que ele seja disponibilizado gratuitamente na app store)..
    3- Bluetooth destravado. A apple ainda não resolveu isso.. uso bastante o programa iBlueNova para enviar e receber arquivos de outros celulares
    Até pq eu não consigo comprar um aplicativo no app store.. não tenho cartao internacional, e não vou adiquirir um somente para comprar apps..

    além do SBSetings.. que é o melhor aplicativo que tenho..

  • virus

    Agora fala Serio a apple no Brasil eh um roubo. Faço questão de instalar apps cracks, e se mostrar com tantos recursos disponíveis, Street Fighter IV eh muito foda ganhei do meu amigo.
    Jailbreak no meu ipod eh necessário, Já ate instalei o Mac OS X Snow Leopard no meu notebook da acer fico muito foda só não consegui usar a placa de wi-fi, a minha sorte eh q eu fiz o Jailbreak no ipod e uso a net do ipod no Mac. Necessariamente para mim tem q ter Jailbreak

  • Gabriel

    hurray, graças ao JB nos temos o OS4… agora é hora de mais uma vez ser inventado algo novo pra continuar os JB… e surgir um novo OS… se não o JB morre…e a apple morre

  • Heitor

    Quanto estava acompanhando a Keynote do iPhone OS 4.0 aqui no iPodSchool, falei que iria abandonar o uso do JailBreak depois de ter ficado impressionado com as mudanças que virão para nossos gadgets. Mas ao ver que nem todas as funções estarão disponiveis pro meu iPhone 3G (por exemplo) fiquei com um pé atras. Comprar um iPhone 3GS ou JailBreak de novo? =/

    • Realmente, além do 3G tenho o 1G e fiquei bem triste, pois não vou ter a atualização no 1G.

  • Lucas Guimarães

    Eu precisarei

  • Wagner

    E para o iPhones comprado no estrangeiro como o meu japones so consigo usalo atravez do jailbreak para desbloqueio da bb.. Jailbreak forever!!

    Abracos

  • Norton

    Fikei de cara por ter um iPod 2g e a Apple nao dar valor a isso. Mas eu me contentarei, sou contra jailbreak, parece q ta td pirateado, prefiro deixar do jeito q a maçã fez pra mim.

  • Norton

    Gente, eu tenho uma duvida, como eu sou novo no mundo da maçã, meu iPod touch 2g é o primeiro de muitos outros produtos da maçã que eu ainda vou ter, eu tenho uma pergunta: quando lança um novo iPhone OS nos EUA, demora muito pra vim pro brasil??? Me respondam por favor.

    • Leandro

      não

  • O iPhone está finalmente virando um smartphone dígno de seus dois mil reais de preço, mas isso não é o melhor, o melhor é que agora os duzentos (vezes pi) motivos para não comprar um iPhone estão virando lenda. Dessa vez sim, a Apple acertou da mesma forma que acertou na AppStore. 🙂

  • Paulo

    Existe um APP que só há para APARELHOS JAILBROKEN que é o “VADEMECUM JURIDICO BRASILEIRO”.

    Isso é uma MÃO NA RODA pra mim, que sou estudante de Direito. Poder pesquisar palavras, artigos, com uma facilidade e praticidade incrivel….

    O Jailbreak continuará 4ever comigo, mesmo com Firmware desatualizado. Não me importo em ficar com o 3.1.2 thetered. :p (itouch3G 64GB MC).

    • Mas o Vade Mecum é da App Store (!?)

    • Igor

      Esse é o novo, com o ícone preto, que permite anotações? Se for, onde você conseguiu?

    • edu

      onde voce consegui?
      pode me passar o link?

      obrigado!!!

  • raul

    sou a favor do jailbreak por um simples motivo: acho um absurdo vc comprar um cel carissimo e ainda precisar desembolsar mais ainda pra adquirir aplicativos. acho que basta isso!

  • Renato

    Realmente p/ quem não conhece o equipamento que tem em mãos, não necessita realizar o jailbreak. Mas para aqueles que querem usufruir tudo que nossos preciosos podem fazer, só o jailbreak nos traz essa possibilidade.
    1) acesso rápido as funções do aparelho via SBSettings.
    2) acesso aos arquivos internos onde podemos fazer incríveis modificações como traduções de apps, trocar nomes da lockscreen e trocas de wallpaper por videos na springboard via iFile.
    3) bluetooth.
    4) usar o aparelho como modem via PDA Net.
    5) controlar apps que estão consumindo memória sem necessidade.
    6) sem contar o uso de apps crackeados, pois sei que a maioria não conseguiria comprar app msm se quizesse, pois não possuem cartões internacionais.
    Acho que isso já basta para motivar o jailbreak.
    JAIBREAK FOREVER!!!

    • Tiago

      Niguém poderia utilizar os motivos melhor do que você. Uso exatamente as mesmas coisa.

  • Sudré

    Depois do OS 4.0, eu não preciso mais! Abraços!

  • lPedrow

    EU SO queria o desbloqueio para operadoras…… 🙁

  • com meu touch 2G vou fazer JB.

  • Andre

    Cara vem pra ca me dizer que nao precisa de jailbreak fala serio neh…. E o seguinte o jailbreak nao atrapalha a vida de ninguem se atrapalhasse nao teriamos esse mercado tao competitivo, nao teriamos mais e mais empresas investindo nesse ramo

  • roberto

    O que o Renato e o Andre disseram tem tudo a ver….
    gostei das novidades do os 4 mas ainda falta muita coisa..
    adoro o meu Iphone mas sei que a Apple nao adora tanto os consumidores brasileiros porque se adorasse ela batalharia mais pra poder liberar a venda de seus jogos aqui no brasil(e em outros paises)
    e francamente isso eh decepcionante para nos
    jailbreak forever

  • Nl_sone

    Realmente eu acho que isso do 4.0 ser somente operacional no 3Gs o no iPod 3G é completamente injusto e lucrativo para apple fazendo utilizadores de iPod touch 2G e iPhone 3G em termos de Hardware é completamente errado porque senao nao haveria no Cydia app’s de terceiros de multitask que correm normalmente nesses modelos anteriores isso é mais um modo de obrigar as pessoas a comprarem modelos superiores para eles lucrarem mais para os seus bolsos é bom para uns e maus para outros que veem-se obrigados a fazer um upgrade.

    A minha opiniao acerca deste 4.0 nao é la muito credivel para acabar com o jailbreak !

    Porque quem tem modelo anterior vai continuar com ele devido as restriçoes pateticas da apple….

    Termos de hardware… Onde já se viu

  • Henrique Facioli

    Ah, eu amo Jailbreak, comprei meu primeiro ipod touch em 2007, quando lançou mais ou menos, e nao tinha nada, a unica coisa que dava pra fazer ficar com alguma coisa, era instalando o instaler com o zibriphone( algoassim, nem lembro mais) haha, desde entao, todos os meus aparelhos vem tendo jailbreak…

  • enois

    3 motivos pelos quais nunca vou deixar o JB:

    1- SBSettings

    2- Lockinfo

    3- Volume Keys (permite mudar de faixa apertando o botão do volume, sem ter de olhar pra tela do iphone)

  • enois

    Esqueci desse ponto:

    O ÚNICO motivo pelo qual baixos jogos piratas é porque não posso comprá-los na loja americana…

    Já tentei de tudo, usar cartão de crédito internacional, criar cartão virtual com endereço nos EUA, usar conta paypal, mas não deu… Até a loja brasileira oferecer esses jogos, meu iPhone terá sempre JB…

  • filipe

    Se tive jailbreak em qualquer versão farei sem duvida nenhum

    Tudo bem que as versao nova versao nos pouparia de instalar winterboard, sbsetting, categories agora o pessoal ta esquecendo dos aplicativos que nao bem baratinho pra nao dizer ao contrario

    Vai comprar 5 jogos bons mesmo, nao aqueles free
    2 gps e etc

    se eu for colocar em $$$ o que eu tinha no meu iphone 3gs old boott

    eu ia ter que vender ele

    so que infelizmente fui forçado a fazer um restore para 3.1.3 e estou aguardando assim q sair o jail to fazendo de novo

    abraço

  • filipe

    VIVA!!!

    Ao jailbreak , cyida, apptrack, e etc sem eles o iphone nao tem muita graça mesmo sendo um excelente aparelho

  • GABRIEL

    TEM QUE USAR APP CRACKEADOS MSM , EU USO E AMO ISSO !
    SEMPRE VO FAZE JAILBREAK E ACHO UM BANDO DE IDIOTAS QUEM NAO FAZ !
    FODA-SE APPLE !
    EU QUERO JOGOS BONS , GRATIS !

  • Eder Laya

    ja tem o tema cpmpreto do os 4 no cydia
    vai no cydia e procura OS 4
    La tem o tema compreto OS 4 Iphone compreto thema
    e calculadora thema OS 4 calculadora thema
    vcs vão gostar
    abraços

  • wolfang

    Eu uso só porque não certo, tudo que é proibido é mais interessante, nada do que ver uma mega patricinha com seu iphone original se encantar por um iphone bagaçado mas com conteudo legal que ela nao tem e nao pode comprar 🙂

    nice shot!

  • Riquinho

    Jailbrak é para pobre!