iPod School

Já é realidade: iPhones compatíveis com a frequência do LTE brasileiro

Natalie PradaNatalie Prada

Sabemos que o governo brasileiro foi infeliz na escolha da frequência imposta às operadoras que pretendem comercializar a rede de dados LTE no país. Toda essa dor de cabeça com o funcionamento do 4G deve-se à disponibilidade de bandas. No caso do Brasil, temos a frequência de 2,6 GHz (banda 7). A frequência que tem maior alcance, a baixa (700 MHz), ainda é utilizada pela difusão de televisão analógica, e a previsão de liberação da faixa do espectro é a partir de 2016. Por esses motivos, os brasileiros que possuem o iPhone 5 – mesmo que nacional – ficaram chupando o dedo em relação à utilização da rede de dados LTE.

Mas eis que surge uma boa notícia, aliás, duas! Os iPhone 5C e 5S foram anunciados hoje mais cedo. No que isto implica? Agora os novos modelos têm uma compatibilidade mais vasta, com outras frequências, inclusive a brasileira, e isto é confirmado com a variedade de modelos que a Apple está introduzindo no mercado, são eles:
iPhone 5c: A1532, A1456, A1507 e A1529
iPhone 5s: A1533, A1453, A1457 e A1530

Na página da Apple, podemos visualizar quais modelos são compatíveis com a frequência de cada país, especificando também as operadoras, e ainda podemos ter uma ideia de quais modelos serão compatíveis com a banda utilizada no Brasil.

Observando a lista acima, os modelos A1507 e A1529 (iPhone 5c), A1457 e A1530 (iPhone 5S), mostram ser compatíveis com a frequência 2.6 GHz, o que é uma ótima notícia para os brasileiros. Mas vá com calma! Nela, também vemos que estes modelos NÃO serão comercializados nos Estados Unidos. Ou seja, se você está planejando comprar um iPhone no exterior, os EUA não será uma boa escolha.

iPhones de modelo A1507 (5C) e A1457 (5S) serão comercializados na Alemanha, França e no Reino Unido. Enquanto os modelos A1529 (5C) e A1530 (5S) estarão disponíveis na Austrália, Coreia, Nova Zelândia, em Hong Kong e Singapura. Então, se pretende comprar um iPhone antes do lançamento no Brasil, programe sua viagem para algum destes países. E vale lembrar que além da compatibilidade de banda, a maioria dos países listados vendem iPhone sem contrato por conta de leis locais.

Paulista, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, pseudoeditorachefe, gerente de marketing e publicidade do site, tenta contribuir pra essa bagaça toda funcionar. Está na equipe desde 2012. No instagram e face: natalieprada

  • marcelo

    Isso quer dizer que os iPhone 5s: A1533, A1453 não funcionam no Brasil??? Ou funciona, mas de forma limitada???

    • Funcionam, porém sem a tecnologia LTE(4G). Ou seja, se você quiser contratar um plano de dados, só até o 3G, pois a freqüência do 4G é diferente da freqüência utilizada no Brasil.

  • 4G no Brasil só vai funcionar em 2020. Infraestrutura é nojenta.

    • marcelo

      Certeza… E até lá terá o iPhone 9S… kkkkkkkk

      • atila

        kkkkkkk

    • Juliano

      O 4G funciona, atualmente, em vários locais em com ótima infraestrutura tanto que o LTE tem sido muito rápido ultrapassando os limites contratados com frequência.
      Além disso, como poucos utilizam a rede, ela fica menos sobrecarregada, em comparação com a porcaria do 3G, e a navegação flui bem rápida. Tudo isso dentro da área de cobertura.

  • Juliano

    Ahh, e mais um detalhe: o LTE recebe investimentos e o 3G já não vão fazer mais melhorias não.

    Então, sugiro que ou aguardem o iPhone homologado pela Anatel ou comprem um dos dois modelos de LTE compatíveis com nossa banda.. sim são dois modelos com banda 7 tanto no C quanto no S, ao total são 5 modelos e não quatro como dito no blog pois ainda conta as duas versões em CDMA.

  • André

    Qual modelo esta sendo vendido no Japão?

  • Eliseu

    Se eu comprar um iPhone 5S nos EUA e for usar ele em Dublin – Irlanda, ele funcionara o 4G?

    • Olá, Eliseu. Para saber se irá funcionar, você precisa saber qual é a banda que a Irlanda utiliza… se for a mesma utilizada nos EUA, tudo ok. 🙂

  • geni helane

    preciso que me ajude,quero comprar um iphone,gostaria de sua ajuda…posso comprar um Iphone 5s, 16gb, Desbloqueado, Modelo A1457 e o Aparelho é Europeu. o que acha?

    • natcchos

      Pode sim! O mesmo é compatível com a rede de dados brasileira. 😀

  • Pingback: iPhones 5S e 5c compatíveis com frequência brasileira serão comercializados nos EUA | iPod School()

  • Gabriel

    Gente urgente me ajudem !!!!!! Eu irei comprar um iPhone 5c aqui no Brasil e quero colocar LTE(4G) Brasileiro se eu comprar aqui ele virar com a frequencia brasileira ?????

  • leonardo

    ola, queria saber qual o modelo vendido no japão do iphone 5s?

    • edmir

      modelo A1453, softbank , NTT docomo

  • Neto

    Estou com um iPhone A1453 do Japão que em tese funcionaria normal no Brasil mas está bloqueado pra Docomo, alguma dica de como desbloquear?

  • Julia

    o iphone 5c 1456 tem a tecnologia lte(4g)?