Press "Enter" to skip to content

Já é realidade: iPhones compatíveis com a frequência do LTE brasileiro

Sabemos que o governo brasileiro foi infeliz na escolha da frequência imposta às operadoras que pretendem comercializar a rede de dados LTE no país. Toda essa dor de cabeça com o funcionamento do 4G deve-se à disponibilidade de bandas. No caso do Brasil, temos a frequência de 2,6 GHz (banda 7). A frequência que tem maior alcance, a baixa (700 MHz), ainda é utilizada pela difusão de televisão analógica, e a previsão de liberação da faixa do espectro é a partir de 2016. Por esses motivos, os brasileiros que possuem o iPhone 5 – mesmo que nacional – ficaram chupando o dedo em relação à utilização da rede de dados LTE.

Mas eis que surge uma boa notícia, aliás, duas! Os iPhone 5C e 5S foram anunciados hoje mais cedo. No que isto implica? Agora os novos modelos têm uma compatibilidade mais vasta, com outras frequências, inclusive a brasileira, e isto é confirmado com a variedade de modelos que a Apple está introduzindo no mercado, são eles:
iPhone 5c: A1532, A1456, A1507 e A1529
iPhone 5s: A1533, A1453, A1457 e A1530

Na página da Apple, podemos visualizar quais modelos são compatíveis com a frequência de cada país, especificando também as operadoras, e ainda podemos ter uma ideia de quais modelos serão compatíveis com a banda utilizada no Brasil.

Observando a lista acima, os modelos A1507 e A1529 (iPhone 5c), A1457 e A1530 (iPhone 5S), mostram ser compatíveis com a frequência 2.6 GHz, o que é uma ótima notícia para os brasileiros. Mas vá com calma! Nela, também vemos que estes modelos NÃO serão comercializados nos Estados Unidos. Ou seja, se você está planejando comprar um iPhone no exterior, os EUA não será uma boa escolha.

iPhones de modelo A1507 (5C) e A1457 (5S) serão comercializados na Alemanha, França e no Reino Unido. Enquanto os modelos A1529 (5C) e A1530 (5S) estarão disponíveis na Austrália, Coreia, Nova Zelândia, em Hong Kong e Singapura. Então, se pretende comprar um iPhone antes do lançamento no Brasil, programe sua viagem para algum destes países. E vale lembrar que além da compatibilidade de banda, a maioria dos países listados vendem iPhone sem contrato por conta de leis locais.