Press "Enter" to skip to content

iTunes 11 provavelmente será escrito do zero. O que eu acho que poderia mudar?

Me animei muito quando me deparei com a notícia do iDownloadBlog de que uma suposta fonte confiável do site havia afirmado que a Apple estaria planejando uma reforma total na próxima versão do iTunes, o iTunes 11.

O novo iTunes, de acordo com fontes, teria um visual totalmente renovado e uma integração com o iCloud, serviço de nuvem. As duas novidades certamente muito interessantes, mas com a chegada do iCloud, o que será que o grande investimento na infra-estrutura feita pela Apple nos proporcionará de bom numa nova versão do iTunes?

Abaixo, irei comentar alguns recursos que eu acharia legal ver no iTunes. Tenha em mente que alguns deles certamente são impossíveis de serem implementados, mas são apenas ideias de como seria, para mim, o player de áudio ideal feito pela Apple.

  • Serviço de backup automático de músicas.

Seria muito bacana ter todas as suas músicas associadas ao enorme conteúdo musical da iTunes Store, mesmo que seu arquivo de música seja copiada de algum disco seu, e não comprada pela loja virtual, e poder fazer o download de sua biblioteca praticamente inteira (com exceção das músicas não disponíveis na loja virtual). Isto significaria que, mesmo formatando seu computador ou perdendo suas músicas acidentalmente, não haveria problema: o iTunes teria a lista de suas músicas salva, e assim que você usasse sua conta para se logar na iTunes Store, todo o seu conteúdo seria restaurado automaticamente, sem preocupações. Seria genial, não é mesmo?

  • Suporte a mais formatos de vídeos

Seria muito bacana poder rodar vídeos extensões .mkv (padrão de discos Blu-Ray), .flv (vídeos Flash), .rmvb (vídeo do Real Player, extremamente comum quando fazemos o download de episódios de seriados pela internet), entre outras várias extensões que encontramos na internet. E o melhor de tudo: imagine poder passar todos esses formatos para seu iPhone, iPod touch ou iPad, e além de poder rodar no iTunes do seu computador, poder executá-lo no seu próprio gadget, com um recurso adicionado numa atualização de software do sistema.

  • Test-drive de aplicativos

Esta é uma ideia que não seria implementada no iTunes do seu computador, como as outras acima, mas achei interessante aproveitas esta matéria para apresentá-la, já que se relaciona com o tema deste post, também. Imagine você poder usar uma versão de avaliação (por alguns minutos, horas ou dias – prazo estipulado pela Apple) para todo aplicativo disponível em sua loja virtual. Isto poderia permitir que você teste certo aplicativo antes de comprá-lo. É algo que acho muito difícil de acontecer, também, mas acho que seria muito bacana para o usuário final.

Se você tem alguma ideia de um recurso bacana que o iTunes deveria adotar, em sua opinião, compartilhe conosco pela seção de comentários, logo abaixo. 😉