iPod School

“It’s Only Rock…” – O que foi e o que poderia ter sido

Dico42Dico42

Muito bem, creio que não fui só eu que fiquei decepcionado com o iPod touch que foi apresentado no “It’s Only Rock and Roll, but we like it”, evento musical da Apple que aconteceu ontem.

O evento em si foi bom, tirando o iPod touch, que foi a decepção de muitos, o evento foi muito bom, inclusive tivemos uma grande surpresa nele: a presença de Steve Jobs!

Caso tenha passado as últimas 24 horas em Marte, eis um resumo (confira tudo que aconteceu clicando aqui):

Novo iTunes, com enfoque social.

iPods Nano ganham câmera

iPods Shuffle ganham mais cores.

iPod Classic não morreu.

iPod touch com maior capacidade.

Até que foi um bom evento. Gostei bastante dos novos iPods Nano e do iTunes 9. Mas ele poderia ter sido bem melhor, principalmente no quesito iPod classic e iPod touch.

iPod Classic:

Acho que a maior novidade referente a ele foi que não morreu. Sério, parece que a Apple esqueceu dele. Poderiam ao menos dar um upgrade maior na memória dele. Um iPod Classic de 250GB, por exemplo, acabaria com a concorrência. Claro, o preço seria uma barreira, mas acho que sendo esse produto direcionado para Ultra-Hard-Users, daria uma boa mexida no mercado.

iPod touch:

Ai esta minha maior decepção. Com todos os boatos sobre o iPod touch 3Gen, a Apple fez apenas uma pequena atualização, decepcionando fãs ao redor do mundo. Uma mudança de hardware, assim como aconteceu com o iPhone, e muito bem vinda, claro, mas poderia vir muito mais por aí.

Uma câmera de 5 megapixels seria interessante, destruindo, de acordo com a própria Apple, o concorrente Nintendo DSi. Mas uma câmera de 3 megapixels, semelhante a do iPhone 3GS, já seria ótimo.

Fora isso, apesar de muito difícil, também seria interessante um Magnetômetro, e ao invés do hardware apenas se equiparar ao do iPhone 3GS, ser bem mais potente, para atacar o outro concorrente, PSP Go. Afinal, a Apple já deixou claro que quer que o iPod touch seja visto como, alem de um iPod, um Computador de bolso e um videogame.

E obviamente, uma atualização para o iPod touch 8GB. Seguiram o mesmo molde do iPhone: Coloquem um modelo com capacidade maior, e esqueçam o com capacidade menor.

iPod Nano:

Sem comentários. Nesse a Apple acertou em cheio. Foi o que mais teve mudanças, como a adição de um Microfone, um Alto-Falante, uma Câmera de Vídeo e o aumento significativo da tela (de 1,5 para 2,2 polegadas). Com a adição da câmera (VGA), o iPod Nano se torna um concorrente ( mesmo que não direto) do Flip, câmera portátil da Cisco System. Esse último tem a vantagem de filmar em alta resolução, mas o iPod Nano desequilibra com a conhecida qualidade Apple em questão de músicas, e jogos para distrair, inclusive fazendo uso do Acelerometro.

Mas foi exatamente na câmera que eu acho que a Apple pecou um pouco. Ok que ela foi implementada principalmente para filmar (o que faz a 30 fps – não é extraordinário, mas é satisfatório, se constatarmos que, apesar de tudo, o iPod nano ainda é um MP3), mas uma câmera de 1 megapixel, para fotos menos borradas mais nítidas.

iPod Shuffle:

Bem, desse não tem muito o que falar. Atualizado recentemente, durante o evento de ontem o iPod Shuffle teve apenas a adição de modelos de diferentes cores, como já virou tradição na Apple. Além dos modelos preto e prata, disponíveis desde março, o iPod ganhou modelos rosa, azul e verde, como visto na imagem acima. Também foi adicionada uma versão cromada, exclusiva da Apple Store.

O iPod Shuffle 3G foi anunciado em março, e foi o primeiro iPod com VoiceOver. Veio para substituir o já pequeno Shuffle 2G, tendo o tamanho semelhante a uma tampa de caneta. Para melhor visualização, observe a imagem a seguir:

Bom, e vocês, o que acharam da keynote de ontem? O que poderia ter sido melhor (ou pior) ?

  • Sonali

    E quanto aoa Beatles?