Press "Enter" to skip to content

iTip: você sabia que é possível restaurar seu iPhone, iPod touch ou iPad sem perder nada?

Antigamente, o jailbreak causava alguns conflitos quando o usuário, depois de restaurar o iPhone ou iPod touch, restaurava ele a partir de um backup. O fato de alguns ainda encararem este processo como antigamente ainda me incomoda: os jailbreaks atuais não têm qualquer problema com a restauração dos aparelhos a partir de um backup. Você sabia que é possível restaurar seu aparelho às configurações originais de fábrica sem perder nenhuma informação?

A dica de hoje é justamente sobre isto: como restaurar qualquer geração do iPhone, iPod touch ou iPad sem perder nenhum dado. Parece algo complicado e que necessita do jailbreak, não é? Na verdade, é algo extremamente simples e que pode ser feito pelo próprio iTunes.


A qualquer momento, no iTunes, ao clicar com o botão direito no ícone do seu iPod, iPhone ou iPad, uma lista de opções é exibida. Existem as opção Efetuar o Backup e Restaurar do Backup. Você pode criar ou restaurar um backup a qualquer momento por lá mesmo. 😉

Quando você atualiza o software de seu aparelho, o iTunes faz o backup automaticamente de seus dados. Isso inclui contatos, histórico de navegação na internet, do telefone e do SMS, dados de aplicativos (seu progresso em jogos, por exemplo), anotações feitas através do aplicativo Notas, favoritos e calendários: tudo pode ser recuperado. Quando você restaura o aparelho, aparece uma janela que pergunta se você quer salvar um backup antes: ela é ignorada pela maior parte dos usuários.

Se você algum dia precisar realizar uma restauração no seu aparelho, assim que ela for concluída, você verá uma janela parecida com esta:

Esta janela que é ignorada pela maior parte dos usuários, que selecionam a opção “Configurar como um novo aparelho”. Simplesmente selecione a cópia antiga, que havia sido salva anteriormente por você, e estará tudo pronto! Para copiar músicas, fotos e vídeos antigos basta realizar uma sincronização normal.

Mas por que precisarei restaurar meu aparelho?

Se você notar lentidão causada pelo excesso de tweaks, ou enfrentar qualquer tipo de problema com seu gadget, a primeira coisa a se fazer antes de levar ao suporte técnico é restaurar o aparelho para ver se o problema é resolvido. Se for do seu interesse, deixe esta página favoritada para um possível uso futuro, você nunca sabe quando algum erro acontecerá em seu gadget.
Edição do Post pelo Gabriel Mettrau:
Vale lembrar: Esse método não é recomendado para os donos de aparelhos comprados nos EUA, caso você queira manter a baseband do aparelho, já que a baseband não volta a ser a da época do backup. Caso queiram fazer esse update mantendo a baseband temos tutoriais sobre “TinyUmbrella” que te ajudará com essa empreitada, caso sua baseband ainda seja 01.59.xx no iPhone 4, ou praticamente todas no 3GS para rodar o “Ultrasn0w” pelo cydia e desbloquea-lo.
Outra dica para aqueles que estão cansados de esperar o unlock dos hackers podem fazer como Eu (Gabriel Mettrau) o André Bazaglia (criador do post) e o Gustavo Gusmão, o qual criou o post sobre o Gevey, uma modificação no Sim do aparelho para sua rede entrar em qualquer Baseband, procure como fazer, aqui mesmo, no iPod School! Até!

Algumas imagens foram retiradas do site da Apple.